UNIFAL-MG participa de reunião internacional de Bioquímica e Biologia Molecular

Servidores e estudantes marcaram presença no congresso ocorrido em Foz do Iguaçu

Docentes, técnico-administrativos e estudantes do Departamento de Bioquímica e do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da UNIFAL-MG, participaram do 23º Congresso da União Internacional de Bioquímica e Biologia Molecular (IUBMB) e da 44ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq), que ocorreram entre os dias 24 e 28/08, em Foz do Iguaçu (PR).

O evento representa um dos maiores encontros da área, congregando neste ano atividades da SBBq, IUBMB e da Panamerican Association for Biochemistry and Molecular Biology (PABMB).

De acordo com os participantes da Universidade, o congresso reuniu renomados pesquisadores de todo o mundo, destacando-se a presença de Dr. Martin Chalfie (Nobel em Química – 2008), Tom Steitz (Nobel em Química – 2009), Kurt Würthrich (Nobel Química 2002) e Johann Deisenhofer (Nobel Química – 1988), além de Salvador Moncada e Bruce Alberts.

Na oportunidade, apresentaram trabalhos os docentes do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), Prof. Gabriel Gerber Hornink; Profa. Maísa Ribeiro Pereira Lima Brigadão; Profa. Marília Gabriella Alves Goulart Pereira; Prof. Plínio Rodrigues dos Santos Filho; o técnico-administrativo e estudante do Programa de Pós-Graduação em Química, George Augusto Veloso de Oliveira; a estudante do Programa de Pós-Graduação em Farmácia, Gersika Bitencourt dos Santos e o estudante do curso de Biomedicina, Frederico José Baeta.

Durante a reunião anual, o Prof. Gabriel Hornink, que é coeditor da Revista de Ensino de Bioquímica, a qual tem, atualmente, escopo internacional, esteve no estande de divulgação da revista.

O congresso contou ainda com o encontro dos pesquisadores do grupo Redoxoma, projeto na área de radicais livres em rede nacional, com mais de 200 pesquisadores e em cooperação com pesquisadores de vários países, do qual a professora Maísa Brigadão faz parte.

Os participantes receberam auxílio da Fapemig para participarem do evento e apresentarem seus trabalhos.

Galeria de imagens

Informações e fotos: Gabriel Gerber Hornink, professor do Instituto de Ciências Biomédicas da UNIFAL-MG