Universidade concede títulos honoríficos a servidores

Versão para impressãoEnviar por email
Trajetória dos homenageados na Instituição é sinônimo de dedicação e comprometimento

O Conselho Universitário da UNIFAL-MG se reuniu para a solenidade de outorga de títulos honoríficos a servidores cuja trajetória na Instituição é sinônimo de dedicação e comprometimento.  A sessão solene aconteceu no auditório Dr. João Leão de Faria, na noite do dia 24/10, oportunidade em que foi concedido o título "Doutor Honoris Causa" ao servidor Laércio Martelli e o título de "Mérito Universitário" às servidoras aposentadas Nady Maria dos Santos e Vera Lúcia de Carvalho Rosa.

Presidindo a solenidade, o reitor, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, manifestou ser uma honra participar de um momento especial que destaca aqueles que atuaram e atuam ativamente no processo de construção da UNIFAL-MG. “Esse é um momento que, na qualidade de reitor dessa Universidade, sinto que é um privilégio ver esses frutos que são resultado do trabalho, do esforço, da dedicação de colegas, que chegaram inclusive, antes de eu mesmo, estar aqui nessa Universidade”, discursou.

O reitor também falou da necessidade de haver iniciativas como essa das honrarias, a fim de valorizar a contribuição dos servidores públicos para o engrandecimento das instituições. “É fundamental que façamos o que estamos fazendo hoje que é reconhecer o trabalho, a dedicação, a seriedade, o compromisso e a importância dos servidores públicos para a construção de qualquer nação, de um país e, em especial, para um país que pretende ser uma democracia”, enfatizou.

Dirigindo-se aos agraciados, Prof. Sandro declarou: “Uma instituição não se faz apenas com papéis e com referências abstratas, se faz com carne e sangue. Pessoas de carne e osso como vocês, que estão sendo homenageados hoje.”

Participaram da solenidade também familiares e amigos dos homenageados, membros da comunidade acadêmica, o secretário geral, Thiago Bueno Pereira, e os convidados que compuseram a mesa ao lado do reitor e dos homenageados: Profa. Maísa Ribeiro Pereira Lima Brigagão, diretora do Instituto de Ciências Biomédicas, e Prof. Mayk Vieira Coelho, pró-reitor de Administração e Finanças.

Mérito Universitário

Conforme o breve memorial da vida funcional de Nady, a servidora técnica-administrativa se dedicou à Instituição por 44 anos, acompanhando o crescimento e contribuindo para a evolução da Efoa/UNIFAL-MG, tendo permanecido na chefia do Departamento de Contabilidade por cerca de 20 anos.

Nady estava prestes a completar 18 anos de idade quando foi nomeada na Efoa, em 1974. Desde então, exerceu com afinco suas atividades no departamento de contabilidade da antiga Escola, que àquela época era uma pequena instituição recém-federalizada.

A seriedade na conduta da servidora foi um dos fatos que a fez se manter por tanto tempo à frente da contabilidade da Instituição passando por vários gestores diferentes. De acordo com relato da família, não raras vezes ela saía da UNIFAL-MG direto para as festividades de final do ano.

Para narrar a história de Nady durante a solenidade, foi convidado o filho da homenageada, Jéferson Alves dos Santos, que é também auditor chefe da Universidade. “Foi me dada essa tarefa de retratar o histórico dessa pessoa que para mim é símbolo de resiliência, força, coragem e muita fé. Uma pessoa que nunca mediu esforços para cumprir suas obrigações aqui na UNIFAL-MG, sem negligenciar com sua condição de mãe. Uma pessoa que embora comprometida oito horas com trabalho, sempre esteve presente na formação e no desenvolvimento de seus filhos e na sedimentação de sua família”, enfatizou Jéferson.

A apresentação da trajetória funcional de Vera foi realizada pelo professor Paulo Márcio de Faria e Silva, que foi reitor da Instituição e colega de gestão da homenageada. Segundo relato, a servidora aposentada iniciou suas funções na então Efoa, no ano de 1991, como auxiliar de laboratório, fase em que o número reduzido de servidores fazia com que Vera realizasse, inclusive, serviços de limpeza. Foi nomeada assistente em administração no ano de 1994, iniciando sua jornada em atividades administrativas e logo também como gestora de departamento, quando se engajou em comissões e funções relativas à administração e planejamento institucional. Dedicada e comprometida, a servidora não mediu esforços para contribuir para o fortalecimento da Instituição, participando ativamente de muitos momentos importantes, como a própria transformação em universidade federal e a inauguração de diversas obras nas unidades da UNIFAL-MG em Alfenas, Poços de Caldas e Varginha.

“Tenho um imenso orgulho em dizer que trabalhei e aprendi muito ao lado de Vera Rosa. Sou testemunha viva de seu enorme esforço, comprometimento e dedicação”, disse Prof. Paulo Márcio em pronunciamento. “Como sabemos, de 2005 até os dias atuais, a Universidade cresceu muito e eu afirmo com segurança que foram as mãos seguras e zelosas de Vera Rosa que permitiram enfrentar esse desafio de crescimento com serenidade e com muita responsabilidade”, comentou. O professor também listou características da homenageada, destacando sua contribuição para a história da Universidade. “O resultado é que a UNIFAL-MG cresceu sem perder qualidade e, mais do que isso, tendo reconhecimento do próprio Ministério de Educação e dos órgãos de controle externo de ter aplicado muito bem, com eficácia e probidade, todos os recursos públicos ofertados para a expansão institucional.”

Doutor Honoris Causa

A proposta da homenagem ao servidor técnico-administrativo Laércio Martelli foi feita pelos professores do Departamento de Anatomia, que solicitaram o título de “Doutor Honoris Causa” pelos 39 anos de serviços prestados à Instituição. De acordo com o documento, “o TAE sempre foi um servidor assíduo e prestativo com todos os docentes, alunos e demais servidores; colaborando de forma bastante efetiva com as disciplinas de Anatomia e Anatomia e Escultura dental. Sua formação de protético e biólogo lhe dá conhecimento extremamente aprofundado referente à Anatomia do corpo humano, com grande destaque para a Anatomia Dental. Desta forma, colabora, desde sempre, de forma exemplar e destacável, com as disciplinas citadas.”

O memorial do homenageado foi apresentado na solenidade pelo chefe do Departamento de Anatomia, Prof. Wagner Costa Rossi Júnior, que ressaltou um pouco a trajetória do servidor que ingressou na antiga Efoa, como agente de portaria no ano de 1978. De acordo com o relato, como havia carência de profissionais à época, Laércio assumiu funções no Departamento de Anatomia, auxiliando professores na preparação de aulas, na limpeza do laboratório e dos instrumentais, bem como no cuidado com os cadáveres humanos.

Autodidata, o servidor começou a participar das aulas de Anatomia de cada um dos professores à época, como ouvinte. Em 1983, foi nomeado técnico-administrativo em educação e tão logo adquiriu conhecimentos manipulando as peças do laboratório, se dedicou à Anatomia e Escultura Dental, realizando curso de Prótese Dental e formando-se em Ciências Biológicas.

Em relato, Prof. Wagner destacou a atuação do servidor durante as aulas do departamento. “Ele contribui de forma bastante considerável em todas as aulas que nós temos no nosso departamento, principalmente, na Anatomia e Escultura Dental. Tenho certeza absoluta que contribuiu para a formação de várias centenas de profissionais que aqui se formaram, inclusive, vários docentes que hoje atuam na nossa Universidade”, frisou. “Graças à sua genialidade em termos de criação, ele contribuiu no nosso departamento para a formação, para a criação, para a elaboração de uma série de peças anatômicas artificiais, que apresentam um custo financeiro bastante elevado, peças que na época eram extremamente utilizadas e serviam como base para várias outras escolas e universidades da nossa região e até hoje em dia, nós utilizamos  no ensino, na pesquisa e na extensão”, acrescentou.

Prof. Wagner explicou que o Departamento de Anatomia fez a solicitação de título de Doutor Honoris Causa a um técnico-administrativo por entender que  Laércio fez muito além de sua responsabilidade, como técnico. “Naturalmente, ele não é uma figura expoente, ele não é político e famoso, os quais são normalmente merecedores desse título de Doutor Honoris Causa”, disse.

Ressaltando a alegria de reconhecer publicamente que funcionários públicos são merecedores de honrarias dessa natureza, Prof. Wagner destacou: “O que me deixa mais agraciado nessa solenidade é que a primeira vez que um técnico-administrativo, uma pessoa humilde, um funcionário público como qualquer um de nós, tem a oportunidade de ser reconhecido por todas as suas atividades nesses 40 anos de vida que se dedicou mais à Universidade que propriamente à família.”

Após os pronunciamentos, os homenageados receberam o certificado com a titulação concedida e, emocionados, agradeceram à Instituição e aos familiares pelo apoio durante toda jornada profissional e pessoal percorrida. 

Galeria de imagens