Universidade sedia evento de lançamento do programa estadual Minas Digital Talks

Versão para impressãoEnviar por email
Na oportunidade, presidente da FAPEMIG visitou o laboratório do curso de Fisioterapia

A UNIFAL-MG recebeu na quinta-feira, 22/06, a visita do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - SEDECTES, Miguel Corrêa, e do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, Evaldo Vilela, que estiveram na Universidade para apresentar os programas e as ações governamentais de incentivo e apoio à Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I). O evento foi uma parceria da Sedectes, do Gabinete do vereador Waldemilson Gustavo Bassoto e da Prefeitura de Alfenas, com o apoio da UNIFAL-MG, por meio da Agência de Inovação e Empreendedorismo e Incubadora de Base Tecnológica - NidusTec.

O encontro aconteceu no auditório da Unidade Educacional Santa Clara, onde autoridades e empreendedores discutiram o futuro tecnológico e inovador da cidade. Participaram do momento: o reitor, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva; a procuradora do município de Paraguaçu, Claudia Fressato; e o prefeito municipal de Alfenas, Luiz Antônio da Silva.

Durante a cerimônia, o secretário enfatizou a importância do programa Minas Digital Talks, iniciativa do Governo de Minas Gerais, capitaneado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, cuja proposta é atuar como articulador do dinâmico ecossistema de inovação de Minas Gerais, gerando crescimento econômico por meio da tecnologia, do empreendedorismo e da economia digital e criativa. O programa visa unir ações de incentivo no Estado, conforme as necessidades e vocações das regiões mineiras. Irá atuar efetivamente em todo o território mineiro, espalhado por seus 17 territórios estratégicos de desenvolvimento.

Algumas ações e programas da SEDECTES que o Minas Digital Talks ajudará a divulgar são:

  • STARTUP UNIVERSITÁRIO: visa fomentar o empreendedorismo e a inovação nas Universidades do Estado em dois grandes eixos. O primeiro é o apoio a ações de fomento à cultura empreendedora em alunos e professores da graduação e pós-graduação das Universidades do estado de Minas Gerais. O segundo e mais avançado é o suporte à transferência de tecnologia, em que o programa visa apoiar projetos científicos com potencial para originar startups e negócios de alta tecnologia no estado;
  • SEED: Único programa governamental de aceleração de startups do País, o Seed tem duração de seis meses e acolhe cerca de 40 empresas por rodada;
  • UAITEC: A Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais é uma rede que oferece, de forma gratuita, qualificação profissional por meio da implantação de polos de educação a distância, ampliando e interiorizando o acesso a conteúdos pedagógicos que sirvam para capacitação e requalificação.

VISITA AO LABORATÓRIO DO CURSO DE FISIOTERAPIA

Aproveitando a passagem do secretário estadual e do presidente da FAPEMIG, a professora do curso de Fisioterapia, Simone Botelho, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, convidou os visitantes para conhecerem as instalações dos laboratórios da Clínica de Fisioterapia. O subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Dias; e o presidente da FAPEMIG, Evaldo Vilela; conheceram os laboratórios de pesquisa do programa, onde um grupo desenvolve o projeto de Realidade Virtual para o treinamento dos músculos do assoalho pélvico.

"Eu fiz questão de levá-los para conhecer nosso laboratório em função de ser um dos únicos laboratórios de Realidade Virtual do país e que foi financiado com o apoio da FAPEMIG, por meio dos projetos que nós temos", enfatiza Profa. Simone. De acordo com a pesquisadora, o trabalho realizado no laboratório envolve todos os professores do curso, os quais desenvolvem projetos de Realidade Virtual também em áreas como Neurologia, Oncologia, Esportes e também trabalhos de Iniciação Científica e Doutorado. "Isso se tornou uma marca do curso de Fisioterapia da UNIFAL-MG, no intuito de disseminar projetos que possam explorar Realidade Virtual, como, por exemplo, na área de Saúde e, mais especificamente, na Reabilitação", afirma, acrescentando que a estrutura e os projetos de Realidade Virtual marcam também o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação.

Conforme Profa. Simone, a repercussão da visita foi tão positiva, que surgiu o convite para que o curso de Fisioterapia apresente um case para o Inova Minas 2017. "Nós vamos contar essa experiência que vivenciamos desde a premiação do projeto no Inova Minas e como isso contribuiu para a nossa participação em vários outros eventos, todos com bastante destaque para o nosso trabalho", anuncia. "Foi muito prazeroso tê-los aqui e dividir com outras pessoas essa experiência que nós vivemos. Realmente recebemos um incentivo muito grande", afirmou, concluindo que a intenção do curso é trazê-los na Universidade novamente no Congresso Mineiro de Fisioterapia, previsto para acontecer em setembro.    

UNIFAL-MG no Minas Digital Talks

As iniciativas da Universidade também foram incluídas na programação do lançamento do Minas Digital Talks. A Incubadora de Base Tecnológica da UNIFAL-MG promoveu um encontro na noite de quinta-feira, entre as startups (pequenas empresas, pautadas em inovação e base tecnológica) para compartilhamento das ideias e mostrar como é importante a inovação. A experiência adquirida pelos integrantes do projeto “Exercícios de Reeducação da Postura Pélvica Podem Beneficiar a Atividade dos Músculos do Assoalho Pélvico?” durante a participação na Mostra Inova Minas da FAPEMIG, que aconteceu em agosto de 2016, e todos os desdobramentos após esse evento, foi compartilhada pela estudante Isabela Garcia, bolsista de Iniciação Científica do curso de Fisioterapia. "Foi muito interessante", disse a acadêmica, que contou o quanto foi importante conhecer outros trabalhos e ter a oportunidade de falar do projeto em que está inserida. Tal projeto é coordenado pela professora Simone Botelho e consiste no desenvolvimento de um protocolo de treinamento para os músculos da região pélvica utilizando um videogame.

Fotos: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Alfenas/ arquivo de Simone Botelho, professora do curso de Fisioterapia - coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da UNIFAL-MG