Você está acessando o repositório de notícias da UNIFAL-MG. Aqui você encontra todas as notícias anteriores a Novembro/2018.
Para ter acesso ao conteúdo atualizado de notícias vá para o novo Portal da UNIFAL-MG no endereço www.unifal-mg.edu.br
Mais de 240 profissionais de diversas áreas de CT&I participaram da 1ª Conferência Brasil no Eixo da Inovação, realizada pelo Arranjo NIT Mantiqueira com o apoio da Escola de Cadetes do Exército (EsPCEx), nos dias 09 e 10/11, no teatro Castello Branco da EsPCEx, em Campinas-SP. Entre os participantes, marcou presença o professor Hélio Lemes, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG, pesquisador na área de Inovação e Tecnologia, que é membro da Agência de Inovação e Empreendedorismo da Universidade.
A conferência teve como objetivo explorar elementos que possam impulsionar o Brasil na área de inovação, abrangendo temas como: “Propriedade Intelectual e Segurança da Informação” e “Inovação Aberta, Comunicação, Conceitos de Inovação na Educação”; além de promover o Encontro dos Arranjos de NITs do Ministério da Ciênca, Tecnologia, Inovação e Comunicação - MCTIC.
"Durante o evento foram feitos diversos contatos, visando aproximar a UNIFAL-MG de outros agentes nacionais de inovação, como o Exército Brasileiro, um dos realizadores e apoiadores da conferência", comentou Prof. Hélio.
Em um cenário no qual a informação é essencial para a existência de um ambiente inovador, o evento debateu, no primeiro dia, as atividades e procedimentos necessários para a Segurança da Informação e a proteção do conhecimento, ressaltando a necessidade de se construir um espaço seguro para a circulação de informações consideradas estratégicas para a instituição.
"Um dos destaques durante o primeiro dia do evento foi a palestra do professor Victor Hugo Pereira Gonçalves, sobre propriedade intelectual, ele é autor de livro sobre o Marco Legal da Internet e defende uma maior desregulamentação das atividades relacionadas à propriedade intelectual e a atualização de leis que inibem a inovação, principalmente no setor público", conta Prof. Hélio.
No segundo dia da conferências, foram realizadas palestras relacionadas às atividades executadas por agências de inovação, de fomento e NITs, debatendo sobre inovação aberta, propriedade intelectual, transferência de tecnologia, prospecção tecnológica, comunicação e educação voltada à área de CT&I.
Com informações e fotos: Hélio Lemes Costa Jr., professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG, campus Varginha
Notícia original disponível em: http://heliounifal.blogspot.com.br/2016/11/unifal-presente-em-conferencia-do-nit.html