Uso de games em projeto de Urofisioterapia da UNIFAL-MG ganha destaque em BH

Trabalho foi apresentado de forma descontraída em um restaurante durante o Pint of Science

O projeto de pesquisa “Realidade Virtual para o Treinamento dos Músculos do Assoalho Pélvico”, desenvolvido pelo grupo de pesquisa em UroFisioterapia da UNIFAL-MG, sob a coordenação da professora Simone Botelho, ganhou visibilidade em Belo Horizonte no evento Pint of Science, um dos maiores festivais de divulgação científica do mundo realizado entre os dias 15 e 17/05, em 22 cidades brasileiras.

Criado em 2013, na Inglaterra, por estudantes de pós-graduação, o evento é uma tentativa de aproximar a sociedade de temas relacionados à ciência, tecnologia e inovação. A participação da UNIFAL-MG se deu a convite da FAPEMIG, parceira da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), na realização em Minas.

Com a proposta de proporcionar debates interessantes, divertidos e relevantes sobre as pesquisas científicas mais recentes em um formato acessível para o público, o Pint of Science acontece em ambientes descontraídos como cafés, restaurantes e bares. Na edição de 2017, aconteceu em 11 países e em mais de 100 cidades.

O trabalho foi apresentado pela orientanda da professora Simone no doutorado, Sílvia Elizate Monteiro, na categoria “Gamificação: O que está em jogo?”, no restaurante Santa Praça - Arte, gastronomia e entretenimento, cujo objetivo era destacar como o uso da lógica dos jogos pode ser uma saída para os dilemas de gestão de pessoas, educação, publicidade e até terapias.

Vale lembrar que o projeto da Universidade trata do desenvolvimento de um protocolo de treinamento para os músculos da região pélvica utilizando um videogame. Conforme professora Simone, por meio da realização de movimentos pélvicos e contração dos músculos da região pélvica, as pacientes poderão realizar os exercícios terapêuticos de forma interativa e divertida. “Os objetivos propostos são atingidos de forma eficaz, uma vez que este tipo de intervenção incentiva à aderência e motivação das praticantes”, afirma a coordenadora, acrescentando que o protocolo favorece a reeducação da postura pélvica, fortalecimento do períneo e dos músculos abdominais, melhora da condição física geral, melhora dos sintomas de perda urinária e fezes e também da queda dos órgãos pélvicos.

Fotos: coordenação do projeto “Realidade Virtual para o Treinamento dos Músculos do Assoalho Pélvico”