Ministro da Educação participa das festividades dos 97 anos da UNIFAL-MG

Nesta última segunda-feira (04), às 10h, ocorreu a abertura das festividades em comemoração aos 97 anos da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), na sede, com a inauguração simbólica de três prédios:  Restaurante Universitário, Prédio “O”, onde está localizada a biblioteca, administração, Pró-Reitorias e Reitoria, também do Prédio “K”, onde está concentrada a parte de tecnologia de informação. Os prédios não puderam ser inaugurados um a um conforme programado em decorrência das chuvas que ocorreram no horário previsto para o evento.
A abertura da cerimônia foi realizada por mesa composta pelo Ministro da Educação, Fernando Haddad, do Secretário Nacional de Ensino Superior, Luis Cláudio Costa, do Reitor da UNIFAL-MG, Paulo Márcio de Faria, do Prefeito de Alfenas, Luis Antônio da Silva, e do representante discente Osmar Martins.  O Ministro não discursou porque estava afônico e foi representado, em sua fala, por Luiz Cláudio.
O Reitor da Unifal e o Secretário da Sesu focaram a qualidade e compromisso da Instituição na formação de profissionais e de cidadãos conscientes de seus papeis na sociedade.
Luis Cláudio citou a excelente participação da Instituição no SiSU, no qual ofertou todas as suas vagas com 100% de preenchimento. “A UNIFAL-MG além de um exemplo é um modelo a ser seguido, pois ofertou suas mais de 1500 vagas pelo SiSU e teve o mérito de ter todas as suas vagas preenchidas pelo Sistema de Seleção Unificada, mostrando que o Mec está no caminho certo para a democratização do acesso no ensino superior, além é claro dos programas do Fies e do Prouni”. O Secretário lembrou o tempo em que a preocupação dos Reitores era pagar as contas de água e luz, fazendo um paralelo, do momento atual que é de profunda transformação “Hoje estamos conscientes que o país só avança com educação e a UNIFAL-MG é prova disso em números”, conclui Luis Cláudio.
O reitor, em seu discurso, trilhou um histórico mostrando os primórdios da então Efoa, até a atualidade, hoje UNIFAL-MG. Afirmou ainda que as universidades devem estar preparadas para a revolução eminente que se aproxima, e o momento é de empreender em educação acompanhando a geração, a que chamou de “multimails”.
Ao final da cerimônia o Ministro recebeu das mãos do Reitor uma placa em homenagem a sua constante luta pelo desenvolvimento da educação. Estiveram presentes também autoridades como Deputados federais e Estaduais, Prefeitos das cidades circunvizinhas, autoridades militares, civis, eclesiásticas, servidores ativos e aposentados da instituição, estudantes e representantes da comunidade de Alfenas e região.