Você está aquiMissão

Missão


O Cursinho Preparatório para o Enem da Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL - MG tem como objetivo preparar alunos e egressos do Ensino Médio para a realização do Exame Nacional de Ensino Médio. Pretende, ainda, preparar jovens e adultos, com idade igual ou superior a 18 anos, para a realização desse exame com vistas à Certificação de Conclusão do Ensino Médio conforme legislação vigente.

A partir de 2012, a Pró-Reitoria de Extensão propôs o realinhamento das atividades do Cursinho, incluindo a participação de docentes da UNIFAL-MG, a fim de redimensiona-lo tendo como eixo as matrizes de referência, propostas pelo Inep, bem como as competências e habilidades de cada matriz de referência, as quais são avaliadas pelo Exame Nacional do Ensino Médio.

Justifica-se essa reorganização pelo fato de a UNIFAL-MG, desde 2010, a exemplo de outras instituições de ensino superior, ter adotado o Enem como exame de ingresso para os cursos de graduação nos três campi (Alfenas, Poços de Caldas e Varginha). Assim, a reorganização objetiva adequar o cursinho a fim de que possa estar condizente com a estrutura do atual Enem. Dito isso, ressalte-se o fato de serem incluídos, entre os cursistas do Pré-vestibular, o jovem ou o adulto, que não tendo concluído o Ensino Médio, poderão, por meio do Enem, obter também a Certificação de Conclusão do Ensino Médio. 

Desde 2012, são oferecidas atividades extracurriculares como plantão de dúvidas e Curso de Redação a Distância, e  objetos de conhecimento que antes não eram abordados no cursinho, vinculados às áreas do conhecimento Filosofia, Sociologia, Tecnologias da Informação e da Comunicação, Educação Física e Arte. Tais objetos, ainda que incipientemente, serão abordados durante os seminários e painéis integrados, na realização de redações e mesmo durante as aulas com temáticas afins. Em linhas gerais, o Cursinho Preparatório para o Enem está organizado em consonância com as quatro Matrizes de Referência para o Enem, associadas aos objetos de conhecimentos de cada Matriz, além dos Eixos Cognitivos, comuns a todas as áreas do conhecimento: 

a) Matriz de Referência de Linguagens, códigos e suas tecnologias;

b) Matriz de Referência de Matemática e suas tecnologias;

c) Matriz de Referência de Ciências da Natureza e suas tecnologias;

d) Matriz de Referência de Ciências Humanas e suas tecnologias;

Com a adoção das Matrizes de Referência, tornou-se contraproducente manter a distribuição de disciplinas de forma compartimentalizada, seguindo uma estrutura mais tradicional de cursinho pré-vestibular. 

Dessa forma, os eixos cognitivos (comuns a todas as áreas do conhecimento), matrizes de referência e objetos de conhecimento associados a cada uma das quatro matrizes já citadas, são abordados pelos professores, de forma interdisciplinar, tendo como critério as competências e habilidades avaliadas no Enem. Além das competências e habilidades indicadas em cada matriz de referência, o Cursinho trabalha com os eixos cognitivos, listados a seguir, comuns a todas as áreas do conhecimento.

I. Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa.

II. Compreender fenômenos (CF): construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas. 

III. Enfrentar situações-problema (SP): selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema. 

IV. Construir argumentação (CA): relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente. 

V. Elaborar propostas (EP): recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

É nosso desejo que cada cursista possa ingressar numa instituição de ensino superior. Para isso, contamos com a participação, com a colaboração e o esforço de todos, pois o sucesso de um é o sucesso de todos nós.

SEJA BEM-VINDO!