Atividades Complementares

     As Atividades Complementares são práticas realizadas pelos discentes como complemento de sua formação acadêmica e profissional. Elas compõem os currículos de graduação dos Cursos de Engenharia da UNIFAL – Campus Poços de Caldas e têm como objetivo flexibilizar o currículo e incentivar a realização de estudos complementares por iniciativa do discente, propiciando a interdisciplinaridade dos conteúdos, ampliando as possibilidades de aquisição de habilidades e contribuindo no desenvolvimento de competências.

   Entende-se por interdisciplinaridade a integração curricular de diferentes disciplinas, de forma não fragmentada, existindo a cooperação direta entre os saberes. Os conteúdos curriculares, nesta pedagogia, são tratados globalmente, sem a segmentação fronteiriça disciplinar, pois as disciplinas interagem entre si diretamente, ocorrendo a fusão entre a teoria e a prática.

        As Diretrizes Curriculares Nacionais do Ministério da Educação - MEC orientam este tipo de prática para os Cursos de Graduação, recomendando que essas Atividades Complementares sejam incluídas nos currículos como estratégia para melhorar o aproveitamento dos conhecimentos adquiridos através dos conteúdos obrigatórios. As Atividades Complementares são estimuladas desde o início da vida acadêmica e são oferecidas em diversas oportunidades aos discentes do curso de Engenharia de Minas. São atividades pedagógicas, sociais e culturais formativas que podem ser validadas como “Atividades Complementares” previstas no Regulamento Geral dos cursos da UNIFAL, a saber:

► Monitoria no Ensino Superior;

 Atividades de pesquisa;

 Disciplinas ou Unidades curriculares Optativas Livres;

 Participação em eventos;

 Estágios de Interesse Curricular;

 Visitas técnicas;

Atividades de representação acadêmica;

 Participação no Programa de Educação Tutorial (PET) ou Programa Interno Tutorial (PIT):

 Participação no Programa Bolsa Assistência (conforme regulamentação do órgão competente);

 Publicações.

Para visualizar a regulamentação de atividades complementares, acesse o espaço do aluno.

Comissão de Atividades Complementares:

  1. Presidente:  Prof. Dr. Ériclis Pimenta Freire
  2.  e-mail: ericlis.pimenta@unifal-mg.edu.br
  3. Membro: Prof. Dra Ana Olívia Barufi Franco de Magalhães
  4.  e-mail: ana.magalhaes@unifal-mg.edu.br
  5. Membro: Prof. Msc. Matheus Fernando Ancelmi
  6. e-mail: matheus.ancelmi@unifal-mg.ed.br