Ingresso na Engenharia de Minas

Basta prestar o Exame Nacional do Ensino Médio e escolher a opção "Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BCT)" ao se candidatar a uma vaga pelo Sisu. Isto porque o curso de Engenharia de Minas tem um primeiro ciclo de aprendizagem, o Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, no qual o aluno terá uma visão geral sobre os princípios das Ciências e das Engenharias. Ao final o aluno se torna um Bacharel em Ciência e Tecnologia, o que o habilita tanto para o mercado de trabalho e para a pós-graduação, quanto para a formação específica em Engenharia de Minas.

Após cursar o primeiro ciclo de aprendizagem e se tornar um Bacharel em Ciência e Tecnologia, o aluno poderá se inscrever em uma das 40 vagas oferecidas pelo curso de Engenharia de Minas.A seleção é feita por edital interno de ingresso específico, um dos critérios é de acordo com o coeficiente de desdempenho acadêmico (CDA). O CDA é o índice que mede o desempenho acadêmico do discente em cada período letivo, sendo a média ponderada dos pontos obtidos durante sua vida acadêmica, considerando como peso, o número de créditos das respectivas disciplinas. Assim, se tiverem mais do que a quantidade de vagas oferecidas os alunos que tiverem os 40 melhores CDA"s farão parte da turma do curso de Engenharia de Minas.

Vagas

O curso possui um número de 40 vagas semestrais.

Regime Didático

O regime acadêmico do curso será do sistema de créditos. Os créditos das disciplinas são correspondentes as cargas horárias de atividades teóricas (T) e práticas (P) sendo estas constituindo de atividades laboratoriais e/ou de campo.

O curso oferece ao estudante durante o BCT, Unidades Curriculares Diretivas que tem objetivo de auxiliar o processo de escolha dentre outras engenharias.

Após o ingresso no curso de Engenharia de Minas, o estudante deve cumprir uma carga horária de disciplinas obrigatórias e disciplinas optativas curriculares, além de atividades formativas, estágio supervisionado e o trabalho de conclusão de curso (TCC).

Duração do Curso

O curso tem a duração prevista de 10 (dez) semestres letivos, sendo que 6 (seis) destes são cursados no Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BCT). O tempo de integralização do BCT é de 3 anos, no mínimo, e de 4,5 anos, no máximo, e o da parte específica do curso de Engenharia de Minas é de no mínimo 2 anos e no máximo 3 anos. O período máximo de permanência no curso é de 7,5 anos somando-se o limite de 4,5 anos para o BCT e 3 para a Engenharia de Minas.