Alunos do 9º período visitam unidade da Yamana Gold em Pilar de Goiás/GO

No dia 10/06/2015 os alunos do 9º período de Engenharia de Minas da Universidade Federal de Alfenas foram recebidos na Unidade Yamana (Brio Gold) na cidade de Pilar de Goiás/GO. A recepção contou com a presença de gestores e especialistas. Após a recepção, os profissionais apresentaram as normas de seguranças exigidas na unidade, considerações sobre meio-ambiente, relação empresa / comunidade e aspectos operacionais das áreas a serem visitadas.  Durante a apresentação houve participação maciça de todos os alunos. Com a compreensão e assimilação de todas as orientações iniciou-se a visita nas áreas operacionais da empresa.

A primeira área a ser visitada foi a Mina de Maria Lazara. Nesta mina as operações de lavra se desenvolvem em subsolo e estavam em plena atividade. Todos os alunos puderam acessar a galeria principal e acompanhar as operações. Além disso, foram apresentadas estruturas de suporte de escavações subterrâneas, contextualização de estruturas litológicas abordadas durante a apresentação prévia, zonas mineralizadas, estruturas geológicas do maciço, estratégia de desenvolvimento da lavra, método de lavra, acessos,  condicionamento de minas, ventilação e outras considerações.

Após o almoço, iniciou-se a visita nas instalações industriais de processamento mineral. A Yamana Gold (Brio Gold) em sua planta de Pilar de Goiás/GO é dedicada à produção de ouro. Durante a visita os alunos percorreram todo o circuito da planta desde a cominuição até as etapas finais do processo. Ao final, houve o encerramento e a avaliação da visita.

O contato de profissionais em pleno exercício profissional faz parte da formação dos Engenheiros de Minas.  Os objetivos da visita foram atingidos satisfatoriamente devido à atenção, comprometimento e profissionalismo dos gestores e especialistas da empresa. Abaixo seguem algumas fotos dos alunos nas instalações industriais em Pilar de Goiás/GO

 

Tags: 
quinta-feira, 25 Junho, 2015 - 18:07
Imagem: