Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

        O trabalho de conclusão de curso é resultado de um trabalho de pesquisa teórica ou de uma implementação prática que deve ser apresentada pelos alunos - os quais são orientados por um professor de conteúdo específico ao tema da pesquisa - no último ano como parte dos requisitos obrigatórios para conclusão do seu curso. Os temas abordados no trabalho de conclusão de curso estabelecem a ligação entre a formação acadêmica e a prática profissional, com temática variável. O tema, bem como o trabalho desenvolvido é de autoria do acadêmico, em função de seu interesse e/ou aptidão por um setor específico da Engenharia de Minas, mas com possibilidades de vários enfoques que sintetizem os aspectos ligados ao processo e permitam conciliar a reflexão sobre o tema eleito, atestando as competências técnico-práticas adquiridas no decorrer do curso.

      O TCC é voltado para o desenvolvimento do planejamento, pesquisa e aplicação de conceitos teóricos e práticos, num processo de enriquecimento contínuo para o discente para a conclusão do curso. Assim, oportuniza ao docente e ao discente o desenvolvimento de pesquisas e reflexões mais profundas sobre determinados temas que o cotidiano da sala de aula às vezes não permite. A estrutura formal do projeto deve seguir os critérios técnicos estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) sobre documentação, no que forem aplicáveis.

     A dinâmica curricular do curso apresenta uma unidade curricular especifica para oferecer suporte à orientação e desenvolvimento dos projetos de TCC. A coordenação do curso constituirá uma Comissão específica para o TCC que irá regular e publicar um guia específico com as normas e regras a serem cumpridas pelos discentes e orientadores. Para visualizar a regulamentação de TCC, acesse o espaço do aluno.

 

  • Comissão de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC):

  1. Presidente: Prof. Dr. Luiz Carlos Rusilo
  2. e-mail: luiz.rusilo@unifal-mg.edu.br
  3. Membro: Prof. Dra. Daniela Gomes Horta 
  4. e-mail: daniela.horta@unifal-mg.edu.br
  5. Membro: Prof. Msc.Thammiris Mohamad El Hajj
  6. e-mail: thammiris.hajj@unifal-mg.edu.br

Acesse a íntegra dos trabalhos nos links abaixo:

2º Semestre de 2013

1º Semestre de 2014