I Fórum Lago de Furnas Sustentável

ATENÇÃO DIA 20 DE MAIO É O PRAZO FINAL PARA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS


UNIFAL-MG/Alfenas, de 05 de junho de 2019

Apresentação

Os reservatórios são utilizados para diversas finalidades como pesca, cultivo de peixes, abastecimento de água, turismo e lazer, e também, para lançamentos de efluentes sanitários, agrícolas e industriais. As atividades antrópicas no reservatório e no entorno contribuem para a degradação da qualidade da água, causando a eutrofização e mudanças no funcionamento do ecossistema. Nos últimos anos ocorreu um aumento do grau de trofia no reservatórios de Furnas resultante da diminuição do volume do reservatório, do lançamento de esgotos, do aumento acentuado do número de tanques-rede, além de outras atividades no entorno. A eutrofização acaba comprometendo alguns usos da água principalmente o abastecimento, a piscicultura, o turismo e o lazer. A discussão dos principais problemas observados no reservatório e no entorno auxiliam na busca por soluções para a melhoria da qualidade da água e a conscientização da população da região da importância de ações que contribuam para a manutenção da qualidade da água e uso sustentável do reservatório.
Público-alvo
Associações ligadas ao reservatório de Furnas (ACILAGO, ALAGO e APMAR), piscicultores e pescadores do município e região, usuários do reservatório e acadêmicos dos cursos de Ciências Biológicas, Farmácia, Geografia e Química.

Inscrições

Programação

* Grupo 1: Usos do reservatório e qualidade da água (Piscicultura, lançamento de esgoto e agricultura)
Grupo 2: Desenvolvimento social (aproveitamento econômico, geração de emprego e renda, valorização da pessoa, turismo),
Grupo 3 Outras questões ambientais (nascentes, entornos)

 

Normas para submissão de resumos

1. O arquivo, contendo o material, deve ser apresentado (salvo) na extensão “PDF”;

2. Este arquivo (resumo) deve ter a seguinte formatação:

- Tamanho da página: A4;

- Margens: superior e esquerda: 3 cm; inferior e direita: 2,5 cm;

- Espaçamento entre linhas: simples.

- Tipo de fonte: Times New Roman;

- Tamanho da fonte: 12 para todo o texto.

a) Título: alocado na parte superior da página, em caixa alta, negritado e centralizado. Quando houver subtítulo, deve ser separado do título por dois pontos (:);

b) Autoria: nomes completos dos autores, devem ser colocados dois espaços abaixo do título, alinhado a margem direita, primeira letra de cada palavra em caixa alta, seguidos dos respectivos números-índice (sobrescrito) para identificação dos autores. Coautorias deverão ser separados por vírgula.

c) Identificações: Abaixo dos nomes dos autores, serão feitas as identificações: qualificação profissional (graduação; pós-graduação ou docente), Instituição por extenso, cidade, estado e e-mail.

d) Texto do Resumo:

- A palavra RESUMO deve vir em negrito, caixa alta e centralizada;

- Na linha subsequente segue o texto que deverá ser justificado;

- Tamanho do resumo: de 200 a 300 palavras;

- Após o final do texto Resumo, na linha subsequente, deve vir as Palavras-Chave (representativas do conteúdo do trabalho), em negrito, seguida por dois pontos e com três a cinco palavras-chave, separadas entre si por vírgula e ponto final.

e) Apoio Financeiro: caso haja, deve ser inserido dois espaços abaixo das palavras-chave, em negrito, seguido por dois pontos (:) e o nome do órgão financiador (sem negrito).

f) Banner: Os resumos deverão ser apresentados em formato de “banner/posters” padrão conforme os conteúdos e formatação do próprio resumo.
 

Template para resumo

Tutorial para submissões

 

Coordenação

Coordenadora
Maria José dos Santos Wisniewski
 
Coordenador adjunto
Clibson Alves dos Santo