Seminário Nacional Marx 200 - 1968+50: A Atualidade de Marx e as Lutas Sociais no Século XXI

De 05 a 08 de novembro de 2018

Apresentação

O evento Marx200 – 1968+50: a atualidade de Marx e as lutas sociais no século XXI é uma proposta nascida dentro da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), em especial pelo Grupo de Pesquisa Filosofia, História e Teoria Social e pelo Grupo de Estudos sobre a Juventude de Alfenas, a ser realizado em parceria com o Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais e o campus Poços de Caldas da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Por ocasião dos 200 anos do nascimento de Marx, lembrado em 5 de maio de 2018, e dos 50 anos das lutas sociais de 1968, o evento tem o objetivo de discutir tanto as contribuições e a atualidade do pensamento de Marx após 200 anos do seu nascimento, como também rememorar, reconhecer e debater as lutas sociais realizadas pelos movimentos sociais e estudantis em 1968, no Brasil e no mundo. Por meio de conferências, mesas redondas, grupos de trabalhos e minicursos, busca-se criar espaços de diálogos e discussões que pautem a vida e a obra de Marx, suas contribuições teóricas para as Ciências Humanas e a atualidade do seu pensamento e da sua perspectiva revolucionária no século XXI. Da mesma forma, busca-se nesses espaços debater as histórias e experiências de luta por direitos, emancipação e liberdade, organizadas pelos movimentos sociais em 1968 no mundo, destacando-se principalmente as experiências das lutas sociais e estudantis que marcaram o Brasil naquele ano. Nesse sentido, o evento poderá contribuir tanto para a troca de ideias e experiências de pesquisas que envolvam o pensamento de Marx e as experiências de luta e organização social dos movimentos de 1968, como também proporcionar espaços de formação e diálogo entre estudantes, professores e movimentos sociais e estudantis organizados. Justifica-se a realização do evento não só pela pertinência dos temas que serão tratados e debatidos junto à comunidade acadêmica e movimentos sociais, mas também porque ele integra um conjunto de atividades e eventos que estão sendo organizados mundialmente, pautando tanto os 200 anos do nascimento de Marx quanto os 50 anos das lutas sociais que sacudiram diversos países, no mundo todo, em 1968. Portanto, o Seminário se justifica ainda, porque é a oportunidade da UNIFAL-MG participar de um circuito de eventos sobre a temática, com parcerias interinstitucionais com outras Universidades, promovendo o intercâmbio intelectual e científico entre pesquisadores nacionais e internacionais, estudiosos sobre a obra de Marx e sobre os movimentos sociais e estudantis de 1968.

Público-alvo

Professores, estudantes, funcionários, movimentos sociais, populares, estudantis, partidos, sindicatos, comunidade acadêmica e comunidade de Alfenas em geral.

Chamada de trabalhos

O Seminário Marx 200 – 1968+50 espera receber trabalhos, estudos e pesquisas concluídas ou em andamento que tenham como objeto de investigação a obra teórica de Marx e/ou a teoria marxista ou ainda, que utilizem o arcabouço teórico-metodológico de Marx e da teoria marxista no desenvolvimento de pesquisas empíricas. Também espera receber trabalhos que tratem das lutas sociais nos séculos XX e XXI, preferencialmente, fazendo relações com os movimentos de 1968. O evento acolherá, portanto, estudos, trabalhos e pesquisas de natureza teórica ou empírica, concluído ou em andamento, que dialoguem, na grande área das Ciências Humanas e Sociais, com alguma das temáticas presentes nos Grupos de Trabalho. Cada participante poderá inscrever até dois trabalhos (resumo) como autor ou como co-autor.

Prazos:

Submissão de Resumos: 09 de agosto a 20 de outubro
Avaliação e apreciação:  25 de setembro a 20 de outubro
Divulgação dos trabalhos aceitos e aprovados: 26 de outubro
Prazo para envio de trabalho completo aceito e aprovado: 26 de outubro a 08 de dezembro

Maiores informações (normas, templates) acesse o link:

http://www.unifal-mg.edu.br/marx200/chamada-de-trabalhos/

Inscrições e submissões de trabalhos

Tutorial de gerenciamento de atividades e submissões

Comissão organizadora

Comissão Organizadora
 
Docentes:
 
Prof.Dr. Adriano Pereira Santos – ICHL/UNIFAL-MG – Coordenador Geral
Prof. Dr. Luis Antônio Groppo – ICHL/UNIFAL-MG – Coordenador Adjunto
Profª Drª Vanessa Tavares Dias – ICSA/UNIFAL-MG
Prof. Dr. Gérson Pereira Filho – PUCMinas-Campus Poços de Caldas
Prof. Dr. Gleyton Carlos da Silva Trindade – ICHL/UNIFAL-MG
Prof. Dr. Juarez Rocha Guimarães – FAFICH/UFMG
Profª. Drª. Marta Rovai – ICHL/UNIFAL-MG
 
Estudantes:
 
Helena de Oliveira Vitório – Ciências Sociais
Isabela Silveira – Mestrado em Educação
José Roberto Salvaterra – Geografia
Júnior Trevisan – Mestrado em Educação
Maria Julia Tavares Pereira – Ciências Sociais
Maria Carolina de Arruda Branco – Ciências Sociais
Mariana Ramos Pereira – Ciências Sociais
Alexandre Mesquita - História
 
Comissão científica
 
Profª Drª Vanessa Tavares Dias – ICSA/UNIFAL-MG – Coordenadora
Profª Drª Débora Juliene Pereira Lima – ICSA/UNIFAL-MG
Prof. Dr. Gérson Pereira Filho – PUCMinas-Campus Poços de Caldas
Prof. Dr. Gleyton Carlos da Silva Trindade – ICHL/UNIFAL-MG
Prof. Dr. Juarez Rocha Guimarães – FAFICH/UFMG
Prof. Dr. José Francisco Lopes Xarão – ICHL/UNIFAL-MG
Prof. Me. José Roberto Porto de Andrade Júnior – ICSA/UNIFAL-MG
Prof. Dr. Luciano Cavini Martorano – Marxismo XXI
Profª.Drª. Marta Rovai – ICHL/UNIFAL-MG
Profª Drª Santiane Arias Ribeiro – ICSA/UNIFAL-MG
Prof. Dr. Thiago Fontelas Rosado Gambi – ICSA/UNIFAL-MG

Contato do evento

seminarionacionalmarx200@gmail.com