Natal com Música: Prefeitura e UNIFAL-MG realizam Cantata de Natal em Alfenas

O Pátio da Igreja Matriz São José e Dores será o Palco da II Cantata de Natal de Alfenas no próximo sábado (15), às 20h. O evento destaca composições natalinas arranjadas para coro e orquestra com os grupos Camerata Theophillus e Madrigal Renascentista. A Cantata é uma iniciativa conjunta entre a Prefeitura de Alfenas por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e do programa "Toda Música Para Todos!” da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).


“Ocupar uma praça com um evento como esse é desafiador, mas ao mesmo tempo, é a certeza que estamos no caminho certo para popularizar a cultura e dar acesso às pessoas que não poderiam ir a um grande concerto”, explica Guilherme Abraão, superintendente Municipal de Cultura. De acordo com ele, a Cantata de Natal é motivo de orgulho para todos os  músicos e produtores envolvidos, pois são meses de preparação e o resultado é a democratização da música de concerto na cidade.

O programa do concerto destaca musicais tradicionais natalinas e peças eruditas,  com obras musicais que vão desde “Noite Feliz” e “Oh Happy Day” à composições do alemão Robert Schumann. A preparação do repertório foi realizada pelos maestros Ramon Moraes e João Pedro Boroni, respectivamente regentes da Camerata Theophillus e Madrigal Renascentista da UNIFAL-MG.  A II Cantata de Natal será regida pelo maestro Ramon Moraes.


“Preparamos uma apresentação muito especial para que a comunidade alfenense e seus convidados possam experimentar momentos relaxantes, reflexivos e festivos nesse momento especial do ano. Buscaremos proporcionar uma experiência completa para o público, mostrando um pouco da música instrumental e coral que está sendo desenvolvida na UNIFAL-MG”, explica Ramon Moraes.


Em 2017, a Cantata foi realizada em frente ao Museu da Memória e do Patrimônio da UNIFAL-MG e teve a participação de músicos do Centro Municipal de Música Walda Tiso Veiga.  A regência foi do maestro Thiago Moraes, atual diretor do conservatório de Alfenas. O objetivo da mudança de local foi a necessidade de atender um maior público com mais conforto.

Segundo a professora Eliane Garcia Rezende, Pró-Reitora de Extensão da UNIFAL-MG, as apresentações musicais dos grupos da UNIFAL-MG mostram o empenho das pessoas na construção da arte musical em diferentes estilos. “Expor este trabalho para a população de Alfenas é muito gratificante e, ao mesmo tempo, muito relevante, pois a população Alfenense merece receber esta bela Arte e compartilhar desse bálsamo para a alma”, completa.


Para o produtor cultural Ivanei Salgado, coordenador do programa “Toda Música Para Todos!”, a Cantata de Natal é mais uma ação de sucesso realizada em parceria com a Prefeitura de Alfenas.  “A parceria entre instituições públicas e privadas é fundamental para promoção da cultura na cidade. E quem ganha com essas articulações é a própria comunidade local que passa a ter acesso a eventos de excelente nível técnico e conceitual”, finaliza.


Em preparação ao espetáculo da Cantata de Natal, os grupos Camerata Theophillus e Madrigal Renascentista realizam um ensaio aberto na sexta-feira (14), às 19h, no Pátio da Igreja Matriz São José e Dores. O acesso é livre e gratuito a todos os públicos.


Camerata Theophillus
A Camerata Theophilus é uma orquestra de câmara criada a partir do desejo de um grupo de músicos de obter um aperfeiçoamento musical técnico e artístico de peças mais delicadas e refinadas do repertório erudito, o que se torna complicado em uma formação em grande orquestra.  Apoiados pela PROEX da UNIFAL-MG, a Camerata foi então registrada como um projeto de extensão e está inserida no contexto da formação acadêmica e acolhe em sua constituição alunos dos cursos de graduação oferecidos pela instituição e membros da comunidade externa. O projeto é coordenado pelo produtor cultural Ivanei Salgado e regida pela maestro Ramon Moraes.


Madrigal Renascentista Unifal
O Madrigal Renascentista Unifal é um projeto de extensão na área de Cultura da PROEX da UNIFAL-MG. Em seu repertório, o Madrigal executa peças variadas, com especial ênfase à música antiga, tendo por objetivo divulgar a cultura, além do compromisso de integrar a comunidade acadêmica e a sociedade por meio de uma manifestação cultural reconhecidamente universal: a Música. O Madrigal Renascentista  coordenado pela Técnica em As suntos Educacionais Maria de los Angeles de Castro Ballesteros e regido pelo maestro João Pedro Boroni. 

 

Fotos: Mariana Jaimes