Encontro Técnico do FORCOPS 2010

UFV recebe representantes de 11 instituições de ensino superior em fórum sobre Vestibular

09/09/2010

 

A Universidade Federal de Viçosa está sediando o Fórum das Comissões de Processos Seletivos das Instituições de Ensino Superior de Minas Gerais (ForCoPS-MG) que conta com a presença de representantes das Universidades Federais de Alfenas, Juiz de Fora, Lavras, Minas Gerais, Ouro Preto, São João del Rei, Uberlândia, Triângulo Mineiro, Vales do Jequitinhonha e Mucuri, além do Intituto Federal do Sudeste de Minas Gerais e da Universidade Estadual de Montes Claros. O evento acontece nesta quinta e sexta-feira (9 e 10), das 9h às 18h, na sede da Diretoria de Vestibular e Exames (DVE) da UFV.

O Fórum ocorre sistematicamente, desde 1999, sendo dividido em dois momentos anuais. O primeiro deles, acontece no início do semestre e propicia a definição das datas de aplicações dos processos seletivos, impedindo assim que coincida os dias dos vestibulares da Universidades que integram o Fórum. Já no segundo momento, como o que acontece hoje na UFV, há oportunidade de as instituições de ensino discutirem questões relacionadas ao processo seletivo, tendo o objetivo de “trocar experiências, definir um padrão no processo de aplicação e segurança das provas e traçar estratégias de divulgação do vestibular”, como afirma o diretor da DVE e secretário do Fórum, Orlando Rodrigues.

De acordo com o presidente do ForCoPS-MG, José Margarida da Silva, os principais temas deste encontro são o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O intuito é que cada Instituição presente exponha as dificuldades e facilidades operacionais que possuem em seus processos seletivos, permitindo que ideias sejam discutidas e depois encaminhadas para suas respectivas administrações. O também coordenador dos processos seletivos da Universidade Federal de Ouro Preto, ainda ressaltou que o Fórum não tem poder deliberativo, mas apresenta como produto a experiência trocada entre os presentes.

A oportunidade de troca de experiências foi o que o Pró-Reitor de Ensino da UFV, Vicente de Paula Lelis, também destacou na abertura do encontro. Segundo Vicente Lélis, o Fórum é importante porque a UFV passa por uma fase de transição ao começar a adotar o Sisu e as experiências que as Instituições têm poderão auxiliar na implementação de uma proposta cada vez melhor.

Pela segunda vez a UFV sedia o ForCoPS-MG, que terá ainda em sua programação, as eleições para presidente, vice-presidente e secretário do Fórum do próximo ano.

Enem e SiSU na UFV

Atualmente, o Enem compõe a nota final do vestibular da UFV. Ele é somado à nota do vestibulando no processo seletivo da Universidade, que em seguida é dividida por dois, resultando, assim, na nota final do processo seletivo. Este resultado somente é utilizado caso venha beneficiar o candidato.

A UFV disponibiliza ainda 20% de suas vagas para o Sisu, o equivalente a 642 vagas, divididas entre os campi de Viçosa, Rio Paranaíba e Florestal. O Sistema foi desenvolvido pelo MEC para selecionar os candidatos às vagas das instituições públicas de ensino superior que utilizarão a nota do Enem como única fase de seu processo seletivo.

 

Texto original: https://www2.dti.ufv.br/noticias/scripts/exibeNoticiaMulti.php?codNot=12434