Universidade Federal de Alfenas      

Rede de Estudos Agrários

 

 https://wp.ufpel.edu.br/leaa/files/2014/06/logo-rea.jpg

 

Desde 2010, a Rede de Estudos Agrários - REA desenvolve pesquisas sobre o campo brasileiro, em especial a agricultura familiar, composta pelo Núcleo de Estudos Agrários - NEA da UNESP Rio Claro-SP, Laboratório de Estudos Agrários e Ambientais - LEAA da UFPEL Pelotas-RS, Núcleo de Estudos e Pesquisas em Geografia Rural -NEPGER da UNIMONTES Montes Claros-MG e agora o Grupo de Estudos Regionais e Socioespaciais - GERES da UNIFAL Alfenas-MG. Em 2017 foi inserido na Rede o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alimentos e Manifestações Tradicionais - GRUPAM da UFS.

Resultado de imagem para LEAA

 

 

 

Os professores Flamarion Dutra Alves e Ana Rute do Vale do Curso de Geografia / GERES / UNIFAL-MG são os organizadores do livro "Faces da Agricultura Familiar na Diversidade do Rural Brasileiro" que será lançado pela Editora Appris. O livro é resultado das pesquisas realizadas pela Rede de Estudos Agrários (REA) e do Encontro que ocorreu em maio de 2015 em Alfenas - MG.

O lançamento do livro será no dia 10/11/2016 no XXIII Encontro Nacional de Geografia Agrária em Aracaju-SE e no dia 28/11/2016 no II Simpósio Mineiro de Geografia em Juiz de Fora-MG.

Para aquisição do livro, pode ser feita via site da editora ou entrar em contato (dutrasm@yahoo.com.br).

SINOPSE:

A agricultura familiar no Brasil exerce uma função que vai além da produção de alimentos, ela tem um papel social, cultural e ambiental na produção e organização do espaço agrário.

Diante disso, estudos sobre a permanência das populações no campo são impulsionadas pela importância que essa classe social desempenha no abastecimento das cidades, manutenção de tradições, preservação ambiental e diversificação das atividades agrícolas e não-agrícolas.

O entendimento que a agricultura familiar deve ser uma das prioridades para as políticas públicas na agricultura e na segurança alimentar, pois é a principal fonte de alimentos da sociedade brasileira. Faz das pesquisas nesse campo do conhecimento, uma permanente busca por alternativas e criação de estratégias de desenvolvimento rural.

Esse livro, traz para o debate algumas situações e realidades da agricultura familiar no campo brasileiro. Desde o agricultor familiar pouco inserido no mercado até o agricultor familiar que exporta sua produção agrícola. Tem-se vivências distintas na diversidade do rural brasileiro, desde o Rio Grande do Sul com sua tradição nas pequenas propriedades rurais, passando pelo Estado de São Paulo, fortemente ligado a uma realidade urbano-industrial. Chegando a Minas Gerais e suas inúmeras particularidades, no norte semi-árido com o agricultor tecendo estratégias de desenvolvimento, até o sul de Minas ocupado pela cafeicultura e montanhas, tornando o agricultor familiar um ator decisivo no conjuntura do agronegócio.

Essa obra é leitura obrigatória para os pesquisadores das ciências sociais e humanas sobre o campo brasileiro, em especial a agricultura familiar, pois traz subsídios para uma análise geográfica do uso e ocupação do território brasileiro.

 

 

 

 

 

 

ANAIS DO V ENCONTRO DA REDE DE ESTUDOS AGRÁRIOS [ACESSE]


V ENCONTRO DA REDE DE ESTUDOS AGRÁRIOS

PROGRAMAÇÃO FINAL: ACESSE AQUI

Inscrições via CAEX:  ACESSE AQUI

Inscrições: No dia do evento trazer 2kg de alimentos ou 1 agasalho/cobertor.

Certificado de Participação de 30 horas.


 

 

 

 

 

TEXTOS PARA DISCUSSÃO

Texto 1 - O "SER" E O "DEVERIA SER" NO CONCEITO DA PEQUENA PRODUÇÃO - Maria Ignez S. Paulilo [pdf]
Texto 2 – NARRATIVAS AGRÁRIAS E A MORTE DO CAMPESINATO - Mauro William Barbosa de Almeida [pdf]
Texto 3 – O CAMPESINATO E A PLANTATION. A HISTÓRIA E OS MECANISMOS DE UM PROCESSO DE EXPROPRIAÇÃO (p.39-67) - Beatriz M. Alasia de Heredia [pdf]
Texto 4 – IMIGRANTES COLONOS: OCUPAÇÃO TERRITORIAL E FORMAÇÃO CAMPONESA NO SUL DO BRASIL (p.39-63) - Giralda Seyferth [pdf]
Texto 5 – RAÍZES HISTÓRICAS DO CAMPESINATO BRASILEIRO - Maria de Nazareth Baudel Wanderley [pdf]
Texto 6 – AGRICULTURA FAMILIAR E CAMPESINATO: RUPTURAS E CONTINUIDADE - Maria de Nazareth Baudel Wanderley [pdf]
Texto 7 – O AGRICULTOR FAMILIAR NO BRASIL: UM ATOR SOCIAL DA CONSTRUÇÃO DO FUTURO - Maria de Nazareth Baudel Wanderley [pdf]
Texto 8 - CAMPONESES E AGRICULTORES FAMILIARES: CAMINHOS E DESCAMINHOS EM CONTEXTOS DE PLURIATIVIDADE (p.215-229) -  José Carlos Alves Pereira e Darlene Ap. de Oliveira Ferreira [pdf]
Texto 9 – MULTIFUNCIONALIDADE DA AGRICULTURA FAMILIAR NO BRASIL E O ENFOQUE DA PESQUISA (p.48-71) - Ademir A. Cazella; Philippe Bonnal ; Renato S. Maluf [pdf]
Texto 10- O CAMPONÊS: UM TRABALHADOR PARA O CAPITAL - Maria de Nazareth Baudel Wanderley [pdf]
Texto 11- EM QUE CONSISTE O FAMILIAR DA AGRICULTURA FAMILIAR? Maria José Carneiro.[pdf]

PUBLICAÇÕES

Livros

 

Artigos

Projetos

 

ENCONTROS DO REA

2010 - I Encontro do REA - Rio Claro-SP

2011 - II Encontro do REA - Pelotas-RS

2013 - III Encontro do REA - Montes Claros-MG

2014 - IV Encontro do REA - Rio Claro-SP

2015 - V Encontro do REA - Alfenas-MG

 

AnexoTamanho
PROGRAMAÇAO FINAL.pdf424.52 KB
PROGRAMAÇAO FINAL.pdf424.52 KB