Letras

O Curso de Letras - Licenciatura foi aprovado pelo Conselho Superior em 7/11/2011 pela Resolução CONSUNI nº 058/2011 e reconhecido pela Portaria MEC nº 821 de 29/10/2015.

Objetivo:

Formar profissionais interculturalmente competentes, capazes de lidar, de forma consistente e crítica, com a língua e a literatura de sua respectiva habilitação, nos contextos oral e escrito, sabedores de sua inserção na sociedade e conhecedores das relações com o outro, de forma a atender as demandas educativas, de pesquisa e de construção de saberes concernentes ao exercício efetivo dos profissionais da linguagem em âmbito nacional.

Constitui-se como objetivo do curso de Licenciatura em Letras com possibilidades de:
  •  Habilitação em Língua Portuguesa ou;
  •  Habilitação Língua Espanhola ou;
  • Consecução das duas habilitações por meio de estudos adicionais, por meio de apostilamento;
 
Perfil:
 
O egresso do curso de Licenciatura em Letras da UNIFAL-MG apresentará consistente formação teórico-prática de docente de língua materna e/ou estrangeira e suas respectivas literaturas, com sólida formação nas áreas da pesquisa linguística e da pesquisa literária.

Para a consecução desse perfil, o percurso desse aluno contemplará, portanto, a possibilidade de flexibilização de sua formação por meio da oferta de disciplinas eletivas e/ou optativas curriculares e do desenvolvimento de atividades formativas específicas para
cada uma das áreas.

Finalmente, complementando a habilitação profissional esperada desse egresso, todo o processo formativo contemplará a utilização das tecnologias disponíveis e a atualização profissional permanente dos formandos.
 
Campo de Atuação: Instituições públicas e privadas de ensino fundamental e médio.
 
Habilitações:
 
O curso de licenciatura em Letras da UNIFAL-MG, como já se indicou, oferece duas habilitações: uma em Língua Portuguesa e suas literaturas e outra em Língua Espanhola e suas literaturas.
O aluno que ingresse nesse curso deverá optar, desde a matrícula, entre as disciplinas de uma ou outra habilitação, observado o limite de vagas estabelecido pela instituição para o período. O discente poderá, ainda, conforme a disponibilidade, cursar disciplinas visando concluir as duas habilitações, por meio de apostilamento. Neste último caso, o discente deverá cursar as disciplinas específicas para a formação nas duas habilitações,conforme se pode observar na descrição dos eixos específicos de formação em Português ou Espanhol apresentada neste projeto.
Duração:4,5 anos ( 9 Semestres)
Período: Noturno
Entrada: Anual (1º Semestre)
Nº Vagas:40
 
AVALIAÇÕES DO MEC
ENADE: 5/2014
CC: 4/2013

CORPO DOCENTE

Atividades Complementares

Trabalho de Conclusão de Curso

 

Letras Licenciatura

Projeto  Pedagógico (ingressantes 2009/2010)


Letras Licenciatura
(com habilitações em Língua Portuguesa e Língua Espanhola)    

Projeto Pedagógico (ingressantes a partir de 2011)

Letras Bacharelado

Projeto  Pedagógico (ingressantes 2009/2010)

 

Regimento do Colegiado do Curso

 


Coordenador do curso de Letras Licenciatura
Profa. Fernanda Aparecida Ribeiro
Telefone: (35)3701-9643


E-mail: fernanda.ribeiro@unifal-mg.edu.br

 

Curriculo Lattes

 

http://www.unifal-mg.edu.br/letras/letras