Incubadoras de Empresas de Base Tenológica – NidusTec

A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Universidade Federal de Alfenas – NidusTec,  vinculada  à Agência de Inovação, é  um órgão institucional que se destina a apoiar empreendedores proporcionando-lhes ambiente e condições apropriadas para funcionamento de suas empresas (serviços especializados, orientação, espaço físico e infraestrutura técnica, administrativa e operacional).

Missão

Oferecer todo o apoio necessário para o desenvolvimento, crescimento e consolidação das empresas nascentes, micro e pequenas empresas de Alfenas, Poços de Caldas e região, consolidando e preparando-as para competir no mercado, tendo como base a difusão do empreendedorismo.

Visão

Consiste em ser uma incubadora de empresas de Base Tecnológica que promova a inovação e que seja referência no tocante ao empreendedorismo, impulsionando e fomentando a formação humanística de empreendedores e empresas nascentes.

Objetivo

Reside no apoio aos empreendedores da microrregião de Alfenas, que têm uma ideia ou negócio inovador, com nível tecnológico, que sabem viabilizá-lo, mas ainda não possuem conhecimentos e técnicas necessárias para iniciar ou manter seu empreendimento.

Para atingir o objetivo geral, alguns objetivos específicos são traçados, visando o retorno a sociedade:

• Abrigar, apoiar e incentivar projetos e empreendimentos inovadores de natureza tecnológica;

• Promover a difusão e o fortalecimento da cultura empreendedora na universidade, município e região;

• Identificar e selecionar ideias com potencial para se transformarem em empreendimento de base tecnológica de sucesso;

• Propiciar condições de cooperação e sinergia, através do compartilhamento de espaços, ideias, inovações e facilidades técnico-administrativas entre incubadoras e empreendimentos interessados;

• Contribuir para o desenvolvimento social, econômico e tecnológico do Município e região por meio de estímulos à criação e fortalecimento de empresas;

• Promover a integração empresa-universidade-sociedade;

• Atender as disposições legais que regulem o incentivo à inovação e à pesquisa cientifica e tecnológica no país. Consultoria nas áreas jurídica, financeira, mercadológica, administrativa e afins;

Serviços Oferecidos

• Instalações Físicas: direito à utilização compartilhada da infraestrutura da NidusTec, por tempo determinado, de acordo com o CONTRATO;

• Orientação na atualização do plano de negócio;

• Cursos, seminários e palestras nas áreas técnicas, administrativas e mercadológicas, ministradas na UNIFAL-MG;

• Assessoria de comunicação e imprensa; (divulgação em boletins, informativos de instituições parceiras, mídia, etc.);

• Suporte a gestão administrativa;

• Orientações sobre depósito de patentes, registro de marcas e outras modalidades de propriedade intelectual;

• Apoio na identificação e intermediação de parcerias com professores/pesquisadoes da UNIFAL-MG que possam colaborar no aprimoramento tecnológico dos produtos, processos e serviços;

• Orientação na elaboração de projetos para captação de recursos em instituições de fomento;

• Orientação para participação coletiva em feiras, rodada de negócios, missões comerciais e atividades afins;

• Uso da marca NidusTec;

• Serviços: secretaria, internet, água, energia elétrica de uso compartilhado;

• Direito de uso dos serviços das áreas comuns como: biblioteca, auditório, sala de reunião e treinamento de acordo com as normas da UNIFAL-MG, sem prejuízo das atividades acadêmicas e administrativas da UNIFAL-MG.

Conceitos

I. Incubadora de Empresas: Instituição que se destina a apoiar empreendedores propiciando-lhes ambiente e condições apropriadas para funcionamento de suas empresas (serviços especializados, orientação, espaço físico e infraestrutura técnica, administrativa e operacional).

II.Pré-incubação: Programa constituído por atividades, ferramentas, métodos e técnicas que visa estimular o desenvolvimento das habilidades empreendedoras, validar e testar a viabilidade mercadológica e financeira das ideias ou projetos de negócios em um curto espaço de tempo (cinco meses) transformando-as em modelo de negócio capazes de criar e entregar valor superior aos potenciais clientes.

III. Empresa Incubada: Organização que desenvolve produtos ou serviços inovadores, estando abrigada em incubadoras de empresas, as quais passam por processo de seleção e recebem apoio técnico e gerencial da rede de instituições que é constituída especialmente para criar e acelerar o desenvolvimento de pequenos negócios.

VI. Empresas SPIN-OFFé um termo em inglês utilizado para descrever empresas que nasceram a partir de um grupo de pesquisa de uma empresa, universidade ou centro de pesquisa público ou privado, normalmente com o objetivo de explorar um novo produto ou serviço de alta tecnologia. É comum que essas se estabeleçam em incubadoras de empresas ou áreas de concentração de empresas de alta tecnologia.

V. Empresas Graduadas: são aquelas que participaram do Programa de Incubação e cumpriram todos os objetivos e metas estabelecidas estando prontas para saírem da Incubadora, ou seja, que demonstram habilidade e segurança na consolidação dos processos produtivos, no faturamento anual, no índice de liquidez e na carteira de clientes, sendo capazes de enfrentar o mercado competitivo.

VI. Portifólio Para Empresas Graduadas: