A Agência de Inovação

A Agência de Inovação e Empreendedorismo da Universidade Federal de Alfenas – I9/UNIFAL-MG, órgão suplementar diretamente vinculado à Reitoria, corresponde ao Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da UNIFAL-MG e foi criada a partir da reestruturação do Núcleo de Inovação e Propriedade Intelectual (NIPI/UNIFAL-MG), instituído na Universidade desde o ano de 2007, no intuito de ampliar as atividades e competências do NIT, integrando todas as iniciativas voltadas para inovação e proteção da propriedade intelectual.
 
A I9/UNIFAL-MG é responsável pela gestão da política de inovação na UNIFAL-MG, proteção da propriedade intelectual (Patente, Marca, Programa de Computador e Indicação Geográfica) e transferência de tecnologia, atuando ativamente no fortalecimento, apoio e coordenação de ações empreendedoras e na articulação de parcerias entre Entidades de Ciência Tecnologia e Inovação.
 
A Agência integra a Rede Mineira de Propriedade Intelectual (RMPI), associação que apoia e auxilia na implantação, gestão e desenvolvimento dos NITs junto às Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT) do Estado. Conta com uma equipe em contínua capacitação, permitindo alcançar a competência e o profissionalismo esperado no desempenho das atividades propostas.
 
 
Assim, cada vez mais engajada em seus propósitos, I9/UNIFAL-MG vem participando da constante ascensão conquistada pela Universidade e contribuindo para o desenvolvimento de nossa sociedade.