HISTÓRIA DO ICN

O Instituto de Ciências da Natureza (ICN) compreende a área do conhecimento que estuda os processos e comportamentos da natureza e suas relações com a sociedade. Abrangendo desde o conhecimento biológico como o conhecimento geográfico, por este motivo os docentes lotados no ICN dão aulas nos cursos de Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura), Geografia (Bacharelado e Licenciatura), Biotecnologia, Farmácia, Medicina, Biomedicina, Enfermagem, Fisoterapia, Odontologia, Química, Ciências Sociais e Pedagogia.

O Departamento de Ciências Biológicas e da Terra (DCBT), criado em 2009, congregava os docentes do atual ICN, que foi extinto em março de 2010. Na ocasião por resolução 004 de 09 de abril de 2010 do CONSUNI, foram implementados na UNIFAL os Institutos/Faculdades/Escolas, dando origem ao Instituto de Ciências da Natureza.

O ICN desde então teve ampliado o número de docentes e técnicos, bem como o número de cursos atentidos. Hoje conta com 31 docentes efetivos com dedicação exclusiva, 7 servidores técnicos (administrativos/laboratório) e 7 servidores terceirizados.

Em 2012, os docentes e técnicos do curso de Geografia foram para a Unidade II no Bairro Santa Clara, que teve sua área ampliada, em relação a sede, tendo melhores e mais laboratórios de pesquisa.

DIRETORES:

PERÍODO DIRETOR VICE-DIRETOR
Fevereiro de 2009 a setembro de 2009 Prof. Dr. Sandro Barbosa (DCBT) Profa. Dra. Marta Felícia Marujo Ferreira
Outubro de 2009 a março de 2011 Prof. Dr. Ronaldo Luiz Mincato (ICN criado em abril de 2010) Profa. Dra. Cibele Marli Cação Paiva Gouvêa
Abril de 2011 a abril de 2013 Prof. Dr. Ronaldo Luiz Mincato Profa. Dra. Cibele Marli Cação Paiva Gouvêa
Abril de 2013 a abril de 2015 Prof. Dr. Ronaldo Luiz Mincato Profa. Dra. Cibele Marli Cação Paiva Gouvêa
Abril de 2015 a abril de 2017 Prof. Dr. Flamarion Dutra Alves Prof. Dr. Rogério Grassetto Teixeira da Cunha
Abril de 2017 a abril de 2019 Prof. Dr. Flamarion Dutra Alves Prof. Dr. Rogério Grassetto Teixeira da Cunha
Abril de 2019 a abril de 2021 Prof. Dr. Rogério Grassetto Teixeira da Cunha Prof. Dr. Rodrigo José Pisani