LABORATÓRIOS

LABORATÓRIOS VINCULADOS AO INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA


NORMAS DOS LABORATÓRIOS:

Aprovadas na 58º Reunião da Congregação do Instituto de Ciências da Natureza (10/07/2017):
 
 
 
 

 

UNIDADE I - SEDE

Em contrução...

 

UNIDADE II - SANTA CLARA

1) Laboratório de Geomorfologia e Análise Ambiental (LAGAM): Prédio B – salas 309 e 310. Congrega as pesquisas nas áreas de Geomorfologia e Análise de Bacias hidrográficas; Geomorfologia Aplicada a Análise Ambiental, Geomorfologia Fluvial e Gestão dos Recursos Hídricos, com área total de 150m2. Foi construído com verba institucional para impulsionar o crescimento da Unifal, do curso de graduação em Geografia e da Pós-Graduação na instituição. O laboratório é dividido em dois compartimentos: a sala B-310 com capacidade para 40 (quarenta) alunos, possui bancadas horizontais em metalon com cadeiras, quadro branco para o professor; 1 tela retrátil para projeção de dimensões 2M x 2M; 1 retroprojetor portátil com botão focalizador de ajuste de foco; 1 microcomputador com Processador Intel Core 2 Duo ou equivalente; teclado no padrão ABNT2, mouse Óptico; 1 projetor multimídia com tamanho de tela de 30”-300”; 2 aparelhos de ar condicionado, tipo janela.  A sala B-309, possui bancadas em granito com banquetas altas com capacidade para 20 (vinte) alunos, armários horizontais para estocar materiais como vidrarias, pipetas, termômetros, peneiras redondas para análise granulométrica; cadinhos de porcelana; bandejas de plástico grande e pequena; Trena em fibra de vidro comprimento 50 m. O laboratório dispõe de equipamentos permanentes como: 1 destilador de água, com capacidade de 2 litros/hora, 1 agitador eletromagnético para peneiras redondas, com timer e desligador automático com capacidade para 6 peneiras mais a tampa e fundo; 1 aparelho de ar condicionado, tipo janela; 1 balança analítica eletrônica digital com calibração semi-automática; 1 balança eletrônica digital para uso em bancada; 1 carrinho de laboratório para transporte com 3 bandejas plásticas; 1 estufa de esterilização e secagem; 1 forno Mufla 1200ºC digitais; 3 GPS com 12 canais receptores; 1 mapoteca com 10 gavetas horizontais; 2 martelos de Geólogo com cabeça pontiaguda de aço duro e cabo de vinil; 1 registrador de temperatura e umidade; 1 termohigrógrafo para registro de oscilações de temperatura e umidade; 1 estereoscopio (lupa) binocular com aumento de 20x a 80x; 1 aparelho Casa Grande, 1 teodolito com precisão angular de 02" (dois segundos), 1 trena de roda com uma roda. Possui fotografias aéreas impressas e digital, escala 1:6.000 da área urbana de Alfenas, cedidas pela Secretaria de Planejamento da Prefeitura Municipal de Alfenas. O laboratório é utilizado para aulas práticas e experimentações, para atividades de pesquisa, para discussões teóricas, quando não estão sendo utilizados para as atividades didáticas. Todo laboratório é conectado à rede internet através de pontos e wireless.

2 - Laboratório de Geociências (LBGEO) - Prédio B – salas 313 e 314. Congrega as pesquisas nas áreas de Geologia Ambiental e Mineralogia. Com área total de 150m2, foi construído com verba institucional para impulsionar o crescimento da Unifal, do curso de graduação em Geografia e da Pós-Graduação na instituição. O laboratório possui bancadas de granito com banquetas altas e tem capacidade para 40 (quarenta) alunos. Entre os principais equipamentos que compõem a infraestrutura deste laboratório constam: 1 britador p/ preparação de amostras, 3 GPS Garmin; paquímetro digital King.tools; 8 bússolas Brunton; estereomicroscópio Trinocular; 3 microcomputadores; 1 moinhos de bolas; balança analítica; agitador eletromagnético de peneiras; chapa aquecedora; analisador de umidade; microscópio estereoscópio; banho ultra sônico; balança semi analítica; aparelho Casa Grande; forno Mufla; agitador magnético com aquecimento; estufa para secagem; balança digital; britador; moinho de jarro; projetor multimídia; destilador; estereomicroscópio binocular, 1 câmera fotográfica. Dentre os materiais de consumo estão: vidrarias em geral, termômetros, conjuntos de peneiras para granulometria, cadinhos de porcelana, bandejas de plástico grande e pequena, bandejas de alumínio grande e pequena, martelos para rocha sedimentar e rocha ígnea, trinchas de várias polegadas, 1,2,3,4”, pinça de madeira. O laboratório é utilizado para aulas práticas, para atividades de pesquisa e experimentações. Todo laboratório é conectado à rede internet através de pontos e wireless.

3 - Laboratório de Climatologia: Prédio B – Sala 316. O laboratório apresenta área total de 150m2, com capacidade para 40 (quarenta) alunos, contempla pesquisas nas áreas de Climatologia geral e aplicada. Foi construído com verba institucional para fomentar as pesquisas e o ensino na graduação do curso de Geografia e na Pós-Graduação. É utilizado para aulas práticas na disciplina Climatologia e para orientação em pesquisas realizadas na área. Dispõe de bancadas em metalon com cadeiras estofadas, 1 armário em aço, modelo com 02 portas, 1 termo-higro-anemômetro-luxímetro digital, 2 anemômetro digital portátil para medir a velocidade e temperatura, 1 termo-hidrômetro digital, de máxima e mínima, 3 termo-higrômetro digital portátil, 9 termo-anemômetro digital portátil, 1 estação meteorológica digital (completamente equipada), 1 estação meteorológica climalloger, 2 medidor de Ph digital portátil de bolso a prova d`água, 1 atmômetro ou evaporímetro (evaporímetro modificado), 1 altímetro barométrico digital: altímetro e barômetro portátil, 2 altímetro digital EB 833 altímetro e barômetro portátil, 6 bússola IMAGE: modelo mapa com base acrílica, 1 aparelho de GPS que permite até 30 horas de operação, 1 projetor multimídia LCD, 1 microcomputador. Todo laboratório é conectado à rede internet através de pontos e wireless.

4 - Laboratório de Estudos Rurais e Urbanos (LERU): Prédio B – Sala 312. Congrega as pesquisas da área de Geografia Humana, em especial os estudos rurais e urbanos. Nesse laboratório os discentes e docentes realizam estudos, reuniões e, é o espaço para criação de relatórios e desenvolvimento de pesquisas sobre a análise socioespacial. O Laboratório de Estudos Rurais e Urbanos têm uma área de 120m², é equipado com 16 bancadas estrutura em metalon, 4 Mesa/Bancada estrutura em metalon, 41 cadeiras estofadas, 1 armário de aço de duas portas, 5 Microcomputadores SIM 18800 com Intel Core I3, 6GB, HD 1TB, 1 Quadro branco confeccionado em compensado revestido, 1 Projetor Multimídia Data-Show e 1 ar condicionado Split Elgin. O laboratório atende o Grupo de Estudos Regionais e Socioespaciais e realiza atividades práticas e teóricas visando o amadurecimento na pesquisa e ensino dos discentes envolvidos. Todo laboratório é conectado à rede internet através de pontos e wireless.

5 - Laboratório de Geoprocessamento – Prédio B – Sala – 209. O laboratório contempla pesquisas nas áreas de Cartografia, Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento, com área total de 150m2. Foi construído com verba institucional para fomentar os estudos da Graduação e Pós-graduação em Geografia. Possui capacidade para 40 (quarenta) alunos, dispõe de bancadas horizontais em metalon com cadeiras estofadas, 1 retroprojetor portátil, 1 armário em aço, modelo tradicional, 21 microcomputadores com processador Intel Core 2 Duo ou equivalente, 1 quadro branco para professor. Os computadores dispõem de software ArcGis 10.1; softwares livres, Iwis 3.0; Quantum Gis 2.2.0. O laboratório é utilizado para aulas práticas e de pesquisas e para realização de outras pesquisas que utilizam o geoprocessamento como ferramenta de análise espacial. Todo laboratório é conectado à rede internet através de pontos e wireless.

6 - Laboratório de Prática de Ensino em Geografia: Prédio B – Sala 307 e 308 com área de 150m². Congrega as pesquisas na área do Ensino e Práticas em Geografia. O Laboratório atende as práticas dos alunos envolvidos no PIBID e constantemente recebe os alunos das escolas da rede pública para desenvolvimento de atividades práticas, servindo como um espaço de aprendizagem dos discentes da Geografia. O Laboratório ainda contempla as pesquisas de estágio curricular da licenciatura e é o espaço para criação de instrumentos de ensino, como mapas, maquetes, jogos, entre outros. O espaço é equipado com 38 cadeiras, 2 estantes de aço com 06 prateleiras, 20 mapas temáticos dos continentes e do Brasil, 11 mesas/bancada com estrutura em metalon, 10 bancadas com estrutura em metalon, 1 microcomputador SIM 18800 com Intel Core I3, 6GB, HD 1TB, 1 projetor multimídia data-show e 1 ar condicionado Split Elgin. O Grupo de Estudos Regionais e Socioespaciais e o Grupo de Análise Espacial e Dinâmica Ambiental fazem uso do laboratório para desenvolvimento das pesquisas teóricas e, principalmente, nas práticas relacionadas ao ensino em Geografia. Todo laboratório é conectado à rede internet através de pontos e wireless.

7 - Laboratório de Cartografia – Prédio B – sala 212. O laboratório reúne pesquisas e atividades didáticas nas áreas de cartografia básica, cartografia temática, digital, além de contribuir com outras áreas do conhecimento da Geografia. Com área total de 150m2, foi construído com verba institucional durante a implantação do curso de Geografia da Unifal-MG e para fomentar pesquisas e o ensino na Pós-graduação. O laboratório dispõe de bancadas em metalon, com cadeiras escolares com capacidade para 40 (quarenta) alunos. Possui armário de aço modelo tradicional, com 02 portas, 1 tela retrátil para projeção, 1 microcomputador, 1 mesa para microcomputador, 1 projetor multimídia, 1 quadro branco para o professor. Todo laboratório é conectado à rede internet através de pontos e wireless.

8 - Mapoteca – Prédio B – Sala – 210. Com área de 30m2 proporciona apoio instrumental e de documentação cartográfica para as diversas áreas da Geografia, além de auxiliar os dois grupos de pesquisa da Geografia: Grupo de Estudos Regionais e Socioespaciais e Grupo de Análise Espacial e Dinâmica Ambiental no que concerne a impressão de cartas digitais para o desenvolvimento de pesquisas. Dispõe de 1 mapoteca para folhas até A0, com 10 gavetas, 1 mapoteca vertical para arquivar mapas temáticos, 1 plotter colorido com resolução: 1200 x 600 DPI no mínimo, cadeiras estofadas para mesa, bancadas em metalon, 3 microcomputadores, 3 GPS com 12 canais receptores, capaz de armazenar 500 pontos, 40 estereoscópios de bolso com aumento de 4 vezes, 4 estereoscópios de mesa, modelo Geoscope, aumento de 12x, 14 curvímetros para transformação de distâncias dos mapas, 5 altímetros e barômetros portátil com termômetro, bússola, relógio, armário em aço tradicional. Dispõe de um acervo cartográfico com cartas topográficas nas seguintes escalas: 1:50.000, 1:100.000, 1:250.000, 1:500.000, 1:1.000.000, Atlas Geográfico, Mapa de unidades de relevo do Brasil, escala 1:5.000.000, Mapas Temáticos: Político e Rodoviário, Brasil Físico, Climas, Ecônomico, Vegetação, Hidrográfico. As cartas topográficas na escala 1:50.000, incluem diversas localidades do estado de Minas Gerais, contemplando o alfabeto de A a Z. Possui fotografias aéreas impressas e digital, escala 1:6.000 da área urbana de Alfenas, cedidas pela Secretaria de Planejamento da Prefeitura Municipal de Alfenas.

Além dos laboratórios, o curso de Geografia disponibiliza de áreas menores, em torno de 30m2 onde se desenvolvem núcleos de estudos e de pesquisas em diversas áreas da Geografia, além de serem utilizados para as discussões que envolvem os dois grupos de pesquisas: GERES – Grupo de Estudos Regionais e Socioespaciais e o GAEDA – Grupo de Análise Espacial e Dinâmica Ambiental. Estes núcleos proporcionam suporte e apoio para os laboratórios descritos acima.

1 - Núcleo de Estudos Geoambientais (NEGAM) – Prédio B - Sala 315 com área de 30m2. No núcleo, são realizadas pesquisas nas áreas de Geomorfologia e Recursos Hídricos por professores que orientam alunos em pesquisas com iniciação científica, trabalho de conclusão de curso e estágio curricular obrigatório. O núcleo é composto por 2 bancadas horizontais em madeira, 5 cadeiras estofadas com braço para microcomputador; 3 microcomputadores com Processador Intel Core 2 Duo ou equivalente, teclado no padrão ABNT2, mouse Óptico; software ArcGis 10.1; e softwares livres, Iwis 3.0; Quantum Gis 2.2.0; 1 aparelho de ar condicionado, tipo janela; 1 armário de aço com 02 portas; 1 arquivo de aço com 04 gavetas; 1 impressora multifuncional laser colorida, com scanner, fax e copiadora. O núcleo é conectado à rede internet através de pontos e wireless.

2 - Núcleo de Estudos Regionais (NEG): Prédio B – Sala 311 com 30m².  O Núcleo de Estudos Regionais compreende o espaço para orientação e desenvolvimento das pesquisas de estágio curricular, iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso do GERES. O Núcleo de Estudos Regionais tem como finalidade aproximar os discentes envolvidos na pesquisa e pode ser um espaço para o amadurecimento dos pós-graduandos junto aos graduandos que estão na Iniciação Científica. O Núcleo é equipado com 5 mesas/bancada estrutura em metalon, 8 cadeiras estofadas, 1 armário de aço com 4 gavetas, 1 estante de aço com 06 prateleiras, 2 microcomputadores Sim C/Intel Core I3 6gb 1tb W7 Basic Led 20,5 Pol 2043fk Aoc, 1 impressora multifuncional HP Laserjet M1212nf Laser e está equipada com uma mini biblioteca de teses, dissertações e livros acerca da questão regional. O Núcleo é conectado à rede internet através de pontos e wireless.

3 - Núcleo de Estudos Cartográficos e de Geoprocessamento – Prédio B – sala 211 – com área de 30m2 contempla atividades de pesquisa entre docentes e discentes nas áreas de cartografia e de geoprocessamento. O núcleo funciona como área de orientação à iniciação científica, aos estágios obrigatórios da Geografia (bacharelado), aos trabalhos de conclusão de curso (TCC), vinculados ao bacharelado e licenciatura e ao ensino da Cartografia para a licenciatura. Possui cadeiras estofadas para mesas, bancadas em estrutura metalon, 4 microcomputadores, 2 arquivos de aço com 4 gavetas para pasta suspensa, 1 projetor multimídia.