O Instituto

O Instituto de Ciência e Tecnologia – ICT é a Unidade Acadêmica responsável por fornecer as funções essenciais ao desenvolvimento
do ensino, da pesquisa e da extensão no
Campus de Poços de Caldas.


O ICT fornece atualmente os recursos humanos e laboratoriais para seis cursos de graduação presenciais, sendo eles: Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Engenharia Ambiental, Engenharia Química, Engenharia de Minas, Engenharia de Produção e Engenharia Civíl, além do curso de Gestão Ambiental e Sustentabilidade no formato de ensino à distância (EAD).

O ICT também fornece os mesmos recursos para quatro programas de pós-graduação stricto sensu, nível mestrado: o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia Ambiental e o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de MateriaisPós-Graduação em Engenharia Química e Pós-Graduação em Física.

Com uma estrutura que visa valorizar a integração entre os saberes, em detrimento da fragmentação e departamentalização do conhecimento. Assim concebido, alinha-se à proposta de formação superior em ciclos, propiciando o fortalecimento dos pilares presentes nos Projetos Pedagógicos dos cursos oferecidos no Campus de Poços de Caldas. Esse fortalecimento dos pilares reside no favorecimento do exercício da multi e da interdisciplinaridade no processo de produção e compartilhamento do conhecimento, necessário ao modelo de formação superior em ciclos.

O desenvolvimento da arquitetura curricular formada por ciclos se apoia em uma sólida fundamentação em ciências e tecnologias, assim como em um forte viés para a formação humanística e a relação dialógica com a sociedade, na esteira da sustentabilidade socioambiental, indução e motivação para a inovação tecnológica e o empreendedorismo.

Universidade Federal de Alfenas – Campus Poços de Caldas
Prédio J

A cada semestre letivo são programados e desenvolvidos eventos pedagógicos e profissionais, com vistas a promover a formação pedagógica e o desenvolvimento profissional docente, bem como promover a integração docente e a reafirmação dos pilares pedagógicos dos Projetos dos cursos oferecidos no Campus de Poços de Caldas.