O Instituto

O Instituto de Ciência e Tecnologia – ICT é a Unidade Acadêmica responsável por fornecer as funções essenciais ao desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão, no Campus Avançado de Poços de Caldas.

O ICT fornece atualmente os recursos humanos e laboratoriais para 04 cursos de graduação presenciais, sendo eles o Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia – BCT e as Engenharias Ambiental, Química e de Minas, como também fornece os mesmos recursos para 04 programas de pós-graduação stricto sensu, nível mestrado: o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia Ambiental e o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais, Pós-Graduação em Engenharia Química e Pós-Graduação em Física.

Criado à luz das diretrizes do Programa de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais – REUNI, programa alicerçado na concepção de uma nova arquitetura curricular para a universidade brasileira, o ICT foi estruturado com vistas a valorizar a integração entre os saberes, em detrimento da fragmentação e departamentalização do conhecimento. Assim concebido, alinha-se à proposta de formação superior em ciclos, propiciando o fortalecimento dos pilares presentes nos Projetos Pedagógicos dos cursos oferecidos no Campus Avançado de Poços de Caldas. Esse fortalecimento dos pilares reside no favorecimento do exercício da multi e da interdisciplinaridade no processo de produção e compartilhamento do conhecimento, necessário ao modelo de formação superior em ciclos.

O desenvolvimento da arquitetura curricular formada por ciclos se apoia em uma sólida fundamentação em ciências e tecnologias, assim como em um forte viés para a formação humanística e a relação dialógica com a sociedade, na esteira da sustentabilidade socioambiental, indução e motivação para a inovação tecnológica e o empreendedorismo.

A cada semestre letivo são programados e desenvolvidos eventos pedagógicos e profissionais, com vistas a promover a formação pedagógica e o desenvolvimento profissional docente, bem como promover a integração docente e a reafirmação dos pilares pedagógicos dos Projetos dos cursos oferecidos no Campus de Poços de Caldas.

O ICT tem por competência:

  1. planejar, coordenar, executar e avaliar as atividades de ensino, pesquisa

    e extensão no âmbito de atuação dos Integrantes do ICT;

  2. planejar a aplicação dos recursos orçamentários que lhe forem alocados e administrar os bens patrimoniais sob sua responsabilidade;

  3. coordenar e implementar a política de gestão de pessoas do ICT em atendimento às demandas e solicitações apresentadas pelos colegiados de cursos e núcleos com atuação de Integrantes do ICT;

  4. elaborar proposta de Regimento Interno e possíveis alterações e complementações, em consonância com o Estatuto e o Regimento Geral.