Gráficos

Gráficos são representações visuais de dados e informações. O uso de gráficos facilita a compreensão, interpretação e comparação desses dados e informações.

Exemplo: posso organizar meus gastos em uma planilha e para melhor visualização da comparação entre os gastos, faço um gráfico com meus dados.

Esse é um exemplo que foi utilizado o “gráfico de Pizza 2D“, mas há diversas opções para a escolha do qual melhor se encaixar no que precisa ser visualizado; e até mesmo dentro do “gráfico de Pizza”, há outras opções, ou também podemos editar para visualizar apenas tal informação em dada hora no gráfico. Outras opções dentro do “gráfico de Pizza” são:

Gráfico de Rosca                                                                          Gráfico de Pizza 3D

Agora vamos conhecer outros modelos de gráficos:


Gráfico de Barras 2D
                                                                Gráficos de Barras 3D

Gráfico de Colunas 2D                                                                                      Gráfico de Colunas 3D

Gráfico de Linhas 2D                                                                            Gráfico de Linhas 3D

Gráfico de Área 2D                                                                            Gráfico de Área 3D

Gráfico de XY/Dispersão

Dentro de cada tipo de gráfico há diversas opções para o mesmo gráfico, várias modificações podem ser realizadas.


Como construir um gráfico?

Para a construção é necessário ter os dados que deseja imprimir no gráfico, seja em tabelas ou listas, e os representamos visualmente através de elementos como linhas, barras, pizza ou outros formatos, dependerá do tipo de informação que queremos transmitir. É fundamental que o gráfico tenha um título claro, legendas explicativas e, se necessário, a fonte dos dados. 


Exercícios
1) Interpretação de Gráfico de Barras (UNICAMP )

Um gráfico mostra o número de estudantes matriculados em três cursos de uma universidade:


Qual a razão entre os estudantes de Engenharia e Psicologia?
A) 2:1
B) 3:2
C) 1:2
D) 4:3

2) Histograma (Estilo técnico/vestibular)

O histograma a seguir mostra a distribuição de idades dos participantes de um curso:

Qual é a faixa etária com maior número de participantes?

A) 10–19 anos
B) 20–29 anos
C) 30–39 anos
D) 40–49 anos

3) Gráfico de Linhas (UFRJ)

O gráfico a seguir mostra a variação da temperatura média (°C) em uma cidade durante o ano:

📈 Temperatura média:

Entre quais meses ocorre o maior aumento de temperatura?

A) Jan → Mar
B) Mar → Mai
C) Jul → Set
D) Set → Nov

4) Gráfico de Pizza (ENEM)

Em uma escola com 500 alunos, foi realizada uma pesquisa sobre o meio de transporte mais usado para ir às aulas. O gráfico de pizza abaixo mostra os resultados:

Quantos alunos vão à escola a pé?

A) 50
B) 75
C) 100
D) 125

5) Gráfico de Dispersão(Fuvest)

O gráfico a seguir mostra o número de livros vendidos em uma livraria nos primeiros quatro meses do ano:

📊 Livros vendidos por mês:

Qual foi o mês com a maior variação (positiva ou negativa) no número de livros vendidos em relação ao mês anterior?

A) Fevereiro
B) Março
C) Abril
D) Janeiro

Gabarito

1) A (2:1)
1200 ÷ 600 = 2. Ou seja, o dobro de alunos.

2) C (30–39 anos)
É a faixa com o maior número de pessoas (25).

3) C (Jul→ Set)
De 22°C para 26°C = aumento de 4°C, maior entre os intervalos.

4) C (100)
20% de 500 alunos = 0,2 × 500 = 100 alunos

5) B (Março)
De fevereiro (90) para março (150) houve aumento de 60 livros, a maior variação.