Professores Responsáveis e Técnica

Profa. Dra. Isarita Martins Sakakibara   

A professora Isarita Martins é farmacêutica-bioquímica, formada pela Universidade Federal de Alfenas, com mestrado e doutorado em Toxicologia pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é professora associada da Universidade Federal de Alfenas e membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Toxicologia e do corpo editorial da “Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences”. Atua em linhas de pesquisas relacionadas a toxicologia ocupacional, cosmetotoxicologia, análise de fármacos e toxicantes, preparo de amostras e técnicas cromatográficas e espectrofotométricas, aplicando-se na avaliação da exposição aos xenobióticos.

Lattes     

 

Profa. Dra. Vanessa Bergamin Boralli Marques    

A professora Vanessa Bergamin Boralli Marques graduou-se em Farmácia Bioquímica e fez seu doutorado em Toxicologia, na área de Medicamentos, e seu Pós-Doutorado, sobre interação de fármacos, na Universidade de São Paulo. Durante esse período, também realizou estágio na Universidade de Leiden, na Holanda. É docente-pesquisadora da Universidade Federal de Alfenas desde 2009, atuando, principalmente, na área de Toxicologia com ênfase em Toxicologia de Medicamentos, Análise Toxicológica, Farmacocinética, Farmacodinâmica, Validação de métodos

Lattes     

 

Prof. Dr. Eduardo Costa de Figueiredo     

O professor Eduardo Costa de Figueiredo é farmacêutico pela Universidade Federal de Alfenas, com doutorado em Química Analítica pela Universidade Estadual de Campinas. É pesquisador do Laboratório de Análises de Toxicantes e Fármacos, e orientador nos Programas de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas e Química da Universidade Federal de Alfenas. Trabalha no desenvolvimento de micro/nanomateriais inteligentes baseados em polímeros de reconhecimento molecular, nanotubos de carbono e meios de acesso restrito, a serem aplicados em preparo de amostras biológicas para fins bioanalíticos e em nanomedicina.

Lattes      

 

 

Técnica Patrícia Penido Maia 

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa, mestrado em Ciências Biológicas/Microbiologia pela Universidade Federal de Alfenas (2002) e doutorado em Ciência de Alimentos pela Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp (2007). Trabalhou na Chocolates Vitória/Delta como engenheira de pesquisa e desenvolvimento de produtos e na Olvebasa – Óleos Vegetais como analista de controle de qualidade. Atualmente é técnica do Laboratório de Análises de Fármacos e Toxicantes da Universidade Federal de Alfenas – Unifal/MG. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: toxicologia de alimentos, análise de alimentos, contaminantes em alimentos, preparo de amostras e análise química de fármacos. Participa do Grupo de Pesquisa Análise Química de Toxicantes e Fármacos da Unifal/MG e do Grupo de Toxicologia de Alimentos e Fármacos do Departamento de Química Analítica (IQ/Unicamp) / Laboratório de Toxicologia de Alimentos (FEA/Unicamp).

Lattes