Graduação

  1. As disciplinas adiante são ministradas por professores do LQFar. Fazem parte do Projeto Pedagógico do Curso de Farmácia da UNIFAL-MG e são ofertadas semestralmente. 
  2. Química Orgânica Medicinal

    Ementa e objetivos: Estudo da estrutura, propriedades, reatividade e síntese das funções orgânicas mais frequentes em fármacos, produtos naturais e outras substâncias de interesse farmacêutico, como aminas, fenois, carbonílicos e compostos aromáticos. Tem por objetivo proporcionar ao aluno conhecimentos de química orgânica aplicados às ciências farmacêuticas, de modo a permitir a compreensão adequada de como a estrutura e reatividade estão diretamente relacionadas aos aspectos farmacológicos e toxicológicos de substâncias orgânicas de interesse farmo-químico, farmacêutico e biotecnológico, assim como compreender as principais reações que levam à síntese dessas substâncias.

  3. Química Farmacêutica Medicinal I
  4. Ementa e objetivos: Aspectos teóricos da ação de fármacos aplicados ao estudo dos métodos de planejamento, desenvolvimento e obtenção de fármacos e produtos bioativos. Tem por objetivo transmitir conhecimentos de planejamento e desenvolvimento de compostos ativos farmacologicamente e biologicamente, levando ao aluno a uma visão global de propriedades e conceitos da Química Farmacêutica Medicinal.
  5. Química Farmacêutica Medicinal II
  6. Ementa e objetivos: Estudo das relações entre a estrutura química, propriedades físico-químicas e atividade biológica em classes representativas de fármacos, com a finalidade de compreender os mecanismos de ação em nível molecular e as estratégias empregadas no desenvolvimento dos fármacos componentes dessas classes. Tem por objetivo aplicar os conhecimentos básicos de Química Farmacêutica Medicinal no estudo de fármacos de classes diversas, com enfoque na relação entre a estrutura química e as propriedades físicas, químicas e biológicas, assim como a influência desses conhecimentos na obtenção de novos fármacos.
  7. Introdução à Síntese de Fármacos
  8. Ementa e objetivos: Planejamento e discussão de rotas de síntese orgânica visando manipulações químicas rotineiras de grupos funcionais e cadeias carbônicas. Emprego de métodos de análise estrutural na elucidação da natureza dos produtos. Discussão de condições experimentais. Síntese de fármacos representativos. Tem por objetivos  associar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de química orgânica e afins para o entendimento, planejamento e execução de síntese de fármacos representativos, compreendendo desde o desenho da rota sintética até sua elucidação estrutural.

  9. Análise Orgânica
  10. Ementa e objetivos: Análise qualitativa de compostos orgânicos pelo perfil de solubilidade e reações químicas particulares de grupos funcionais. Estudo dos fundamentos básicos e aplicação das técnicas de espectroscopia no infravermelho e espectrometrias de ressonância magnética nuclear e de massas na determinação estrutural de compostos orgânicos. Tem por objetivo capacitar o aluno a ser capaz de propor estruturas moleculares de substâncias orgânicas de acordo com os dados obtidos das principais técnicas espectrométricas em uso na análise estrutural.