I Semana Nacional de Museus na UNIFAL-MG

Departamento de Museus e Centros Culturais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Demu/Iphan) lançou o convite às instituições museológicas de todo o país a participarem da programação da Semana Nacional de Museus 2009, entre os dias 17 e 23 de maio, com o tema Museus e Turismo. Promovida desde 2003, a Semana Nacional de Museus consolidou-se no seu propósito de integrar os museus brasileiros e intensificar sua relação com a sociedade. O tema escolhido para esta sétima edição foi mais uma oportunidade de demonstrar o potencial turístico, atratividade, pluralidade cultural e diversidade das instituições participantes.
Assim, o Museu da Memória e Patrimônio da Unifal-MG e o Museu de História Natural e Arqueologia da Unifal-MG, numa ação de parceria com o CineArt Café – Alfenas, organizou a I Semana Nacional de Museus na Unifal-MG, que aconteceu em nossa universidade entre os dias 18 e 22 de maio do corrente ano. Tivemos atividades para todos os públicos: palestras, oficinas, visitas guiadas nos espaços destes museus, exibição de um filme no CineArt Café – Alfenas, apresentação musical e roteiro turístico por Alfenas, visando despertar o interesse pelas questões que permeiam os museus e o patrimônio, para desenvolvimento das sociedades.

Público-alvo
Docentes, discentes e funcionários da Unifal-MG; alunos de escolas públicas e privadas; profissionais de museus e patrimônio; e moradores de Alfenas.

Período de inscrição
De 30 de abril a 15 de maio de 2009, pela internet.

TODO O EVENTO FOI GRATUITO!!!!

ABAIXO, AS APRESENTAÇÕES DAS PALESTRAS E/OU OFICINAS DA SEMANA
(disponibilizaremos aos poucos):

• I-semana-nacional-de-museus-na-unifal-mg-palestra-de-abertura , com a Museóloga Luciana Menezes de Carvalho
  • Palestra “Divulgação Científica em Museus: Um desafio contemporâneo” – Museóloga Luciene Pereira da Veiga, do Museu de Astronomia e Ciências Afins
  • Palestra “Paleontologia Brasileira: temos fósseis no Brasil” com o Museólogo, Biólogo e Mestre em Geologia Diogo Jorge de Melo:
    (a apresentação desta palestra está dividida em 11 partes)

apresentacao-diogo-parte-01; PARTE 02; PARTE 03; PARTE 04PARTE 05PARTE 06PARTE 07PARTE 08PARTE 09PARTE 10PARTE 11.
    RESUMO DA PALESTRA
  • “Nos bastidores dos museus” – visitas orientadas aos espaços abertos e não abertos ao público, com o enfoque nas atividades existentes em um museu – Museu de História Natural e Arqueologia: Conheça o acervo; Processos de higienização e acondicionamento do acervo (Vitor Xavier Monteiro de Castro)
  • “Cine Museu: Diálogos sobre a Vida”, com o filme “Uma Noite no Museu” – bate-papo com a museóloga Luciana M. de Carvalho sobre como as coisas “ganham vida” em um Museu
  • “Nos bastidores dos museus” – visitas orientadas aos espaços abertos e não abertos ao público, com o enfoque nas atividades existentes em um museu – Museu da Memória e Patrimônio: Conheça o acervo; Processos de higienização e acondicionamento do acervo