XI Semana Nacional de Museus na UNIFAL-MG

A décima primeira edição da Semana Nacional de Museus na Universidade Federal de Alfenas, organizada pelo Museu da Memória e Patrimônio da UNIFAL-MG e ocorrida entre os dias 13 e 16 de maio de 2019, contou mais uma vez com nomes nacionais e internacionais. No dia 13 de maio, abrindo o evento, a Orquestra Popular da UNIFAL-MG, de coordenação do professor Mário Danieli Neto e coordenação adjunta da professora Helena Felício, apresentou-se com repertório de músicas populares brasileiras. Em seguida, na solenidade de abertura, a mesa composta pelo Magnífico Reitor da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG, Prof. Dr. Sandro Amadeu Cerveira; pela Pró-Reitora de Extensão, Profa. Dra. Eliane Garcia Rezende; pela Coordenadora do evento e Diretora do Museu da Memória e Patrimônio, Dra. Luciana Menezes de Carvalho; e pelo Diretor de Relações Internacionais e Interinstitucionais, Prof. Dr. Claudio Umpierre Carlan comentou, além da importância do evento, sobre sua resistência frente aos momentos de cortes e perdas enfrentadas pela UNIFAL-MG.

Após a composição da mesa, uma homenagem realizada pela Câmara Municipal de Alfenas, conduzida pelo Assessor Parlamentar Ademir Junior Monteiro, foi feita à Luciana Menezes de Carvalho, na qual foi entregue uma placa de Moção de Congratulações, por seus trabalhos desenvolvidos ao longo de 11 anos na promoção e proteção de ações culturais e patrimoniais para Alfenas e Região. Na abertura, na mesma noite, foi proferida a conferência pela Profa. Sandra Escudero (UNDAV, Argentina), intitulada “Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições”.

No dia seguinte, foi apresentado o projeto “Circuito de Formação Cultura, Patrimonial e Turística no Sul de Minas Gerais”, por Eliane Garcia Rezende e Luciana Menezes de Carvalho. Na mesa “Museus e patrimônios como núcleos culturais: o futuro das tradições”, coordenada pela Profa. Dra. Marta Gouveia de Oliveira Rovai (UNIFAL-MG), os convidados Prof. Dr. Luiz Carlos Borges (Museu de Astronomia e Ciências Afins e Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio/UNIRIO-MAST), Prof. Diogo Jorge de Melo (UFPA) e Profa. Andrea Fernandes Costa (UNIRIO / Museu Nacional da UFRJ) apresentaram suas investigações, dialogando com a temática. Na tarde do dia 14, foram apresentados os trabalhos enviados para a Semana e publicados nos anais do evento, com a coordenação do Msc. Gabriel Barreto Lopes.

No dia 15 de maio, foi ministrado o minicurso “Patrimônio: Memória e Identidade em disputa”, por Luiz Carlos Borges. E no dia 16 de maio ocorreu a oficina “Programa de Educação e Mediação Intercultural em Museus – PEMIM”, com a Dra. Silvilene de Barros Ribeiro Morais (Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio/UNIRIO-MAST) e Daniela Machado Millan (Mestre da FPCE/Universidade de Coimbra/Estágio UNIRIO).

Fechando as atividades da semana, na noite do dia 16 de maio, foi feito o lançamento dos livros “Arqueologia e Economia Antiga no Mediterrâneo”, de autoria dos professores Cláudio Umpierre Carlan (UNIFAL-MG), Pedro Paulo Abreu Funari (UNICAMP e colaborador do Programa de Pós-Graduação em História Ibérica) e Paulo Pires Duprat (UFRJ/doutorando – UNICAMP); e “Roma Antiga”, de autoria do professor Pedro Paulo Funari e Filipe Silva (doutorando/UNICAMP).

Por conta dos recentes cortes às IFES, a viagem técnica programada para Belo Horizonte, entre os dias 17 e 19 de maio, foi adiada para data ainda a confirmar.

Pela sua abrangência nacional e internacional e seu impacto na UNIFAL-MG, é possível inferir que se trata de um evento de relevância para a universidade e que tem resistido há onze edições, refletindo sobre questões acerca dos museus e patrimônios.