XII Semana Nacional de Museus na UNIFAL-MG

A décima segunda edição da Semana Nacional de Museus na UNIFAL-MG, organizada pelo Museu da Memória e Patrimônio, ocorreu entre os dias 04 e 07 de maio de 2020, por meio da plataforma virtual https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/museu-unifal-mg . No dia 04 de maio, às 19 horas, abrindo evento, tivemos uma apresentação gravada para a ocasião do Madrigal Renascentista UNIFAL-MG, de coordenação da servidora Maria de los Angeles de Castro Ballesteros; e regido pelo maestro João Pedro Boroni. Em seguida, na solenidade de abertura, a mesa composta pelo Magnífico Reitor da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG, Prof. Dr. Sandro Amadeu Cerveira; pela Pró-Reitora de Extensão, Profa. Dra. Eliane Garcia Rezende; pela Coordenadora do evento e Diretora do Museu da Memória e Patrimônio, Dra. Luciana Menezes de Carvalho; e pelas convidadas a participar da organização do evento Profa. Dra. Débora Felício Faria; Profa. Dra. Marta Gouveia de Oliveira Rovai; e Dra. Silvilene de Barros Ribeiro Morais, apresentaram suas falas em torno do tema e do fato de que era a primeira vez que todos e todas participavam de um evento completo na modalidade virtual na UNIFAL-MG. Na abertura, na mesma noite, foi proferida a conferência pela Dra. Rita de Cassia Colaço Rodrigues, intitulada “Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão”.

No dia seguinte, na mesa “Memórias e Diversidades: patrimônios invisibilizados”, coordenada pela Dra. Silvilene de Barros Ribeiro Morais, as convidadas Dra. Suane Felippe Soares (PPGHIS – UFRJ), Dra. Jaqueline Gomes de Jesus (Instituto Federal do Rio de Janeiro), Marina da Silva Pinheiro (projeto: #museologiapresente – UNIRIO) e Carolina Paiva Zanesi Gomes (projeto: Musealiza-a-ação – UNIRIO) apresentaram suas investigações, dialogando com a temática. Na tarde do dia 05, foram apresentados os trabalhos enviados para a Semana e publicados nos anais do evento, com a coordenação do Dr. Vinícius Monção (UFRJ). Como encerramento das atividades do dia, ocorreu um bate-papo sobre o Documentário “LGBT+60: Corpos que Resistem”, com Yuri Fernandes (Repórter e editor – Projeto #Colabora).

Na tarde do dia 06 de maio, foi ministrado o minicurso “Direitos humanos para humanos direitos?”, com a Profa. Dra. Débora Felício Faria (UNIFAL-MG) e Anete Perrone (Coordenadora de Direitos Humanos, Prefeitura Municipal de Alfenas) que esteve presente mas não conseguiu fazer sua fala por problemas de conectividade. E nesse mesmo dia, à noite, ocorreu a mesa “Patrimônios e Movimentos sociais para a Igualdade: diversidade e inclusão”, com a coordenação da Profa. Dra. Marta Gouveia de Oliveira Rovai (UNIFAL-MG) e com os seguintes integrantes: Marcos Bertachi (Setor de Formação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e Sander Simaglio (Fundador: Movimento Gay de Alfenas- MGA). Infelizmente, por problemas de conectividade, o integrante Rodrigo Mikelino (Representante: Movimento Negro de Alfenas) não pode participar.

O último dia do evento – dia 07 de maio – foi aberto com a mesa “Museus e Patrimônios para a Igualdade: diversidade e inclusão”, que contou com a presença da Dra. Isabel Maria Carneiro de Sanson Portella (Museu da República), do Edson Brandão (Museu da Loucura, Barbacena) e da Sandra Benites (MASP), sob a coordenação de Henrique de Vasconcelos Cruz (Fundaj).

Fechando as atividades da semana, na tarde do dia 07 de maio, ocorreu a mesa “O papel da Universidade na luta por Direitos Humanos”, com Profa. Dra. Marta Gouveia de Oliveira Rovai (UNIFAL-MG), Prof. Dr. Natalino Neves da Silva (UNIFAL-MG), Prof. Benício Bruno da Silva (UNIFAL-MG) e coordenada por Profa. Dra. Débora Felício Faria (UNIFAL-MG).

Por conta da pandemia COVID-19, a viagem técnica programada para a cidade do Rio de Janeiro, a ocorrer entre os dias 08 e 10 de maio, foi adiada para data ainda a confirmar.

VIAGEM TÉCNICA AOS MUSEUS – BELO HORIZONTE/MG