X Semana Nacional de Museus na UNIFAL-MG

 

 

A décima edição da Semana Nacional de Museus na Universidade Federal de Alfenas, organizada pelo Museu da Memória e Patrimônio da UNIFAL-MG e ocorrida entre os dias 07 e 13 de maio de 2018, contou mais uma vez com nomes nacionais e internacionais. No dia 07 de maio, antes da cerimônia de abertura, foi inaugurada a exposição “Moedas e relações de cultura, sociedade e gênero”, organizada pelo Museu da Memória e Patrimônio da UNIFAL-MG. Na abertura, na mesma noite, após a composição da mesa por autoridades, foi proferida a conferência pelo Prof. Dr. Daniel Schmitt (Université de Valenciennes, França), intitulada “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”.

 

No dia seguinte, na mesa “Museus e Patrimônios hiperconectados”, coordenada pelo Prof. Dr. Walter Francisco Figueiredo Lowande (UNIFAL-MG), os convidados Éricka Madeira de Souza (Pós-Graduação em Memória e Acervo - Fundação Casa de Rui Barbosa), Aline Ramos Santiago Guimarães (PPG-PMUS UNIRIO) e Daniela Carvalho Sophia (Fundação Casa de Rui Barbosa), apresentaram suas pesquisas, dialogando com a temática. Na tarde do dia 08, foram apresentados os trabalhos enviados para a Semana e publicados nos anais do evento, com a coordenação de Fernanda Magalhães Pinto, do Museu Histórico Nacional.

 

No dia 09 de maio, pela manhã, outra mesa ocorreu, desta vez intitulada “Novas abordagens, novos públicos”, sendo coordenada pela Profa. Dra. Juliana Miranda Filgueiras (UNIFAL-MG). Os participantes Clarissa Bastos de Oliveira (Projeto Vizinhos do MAR), Marcela Sanches (Museu da Vida) e Vinícius Monção (Caixa Cultural - RJ) também falaram de suas experiências de pesquisa. Na tarde do mesmo dia, foi ministrada a oficina “Análise da experiência do visitante: enriquecendo o conhecimento dos profissionais de museus”, com Daniel Schmitt.

 

Na manhã do dia 10 de maio, ocorreu a oficina “Processos educativos em museus: possibilidades e limites para uma prática significativa e inclusiva”, com Vinícius Monção, fechando assim as atividades em Alfenas.

 

Entre os dias 11 e 13 de maio, encerrando a décima semana, foi realizada a visita técnica às cidades históricas de São João del-Rei e Tiradentes, contando com discentes da UNIFAL-MG e membros da comunidade externa. O grupo, guiado pela museóloga e diretora do Museu da Memória e Patrimônio da UNIFAL-MG Dra. Luciana Menezes de Carvalho, visitou os seguintes espaços: Igreja Nossa Senhora do Rosário, Igreja de São Francisco de Assis, Museu de Arte Sacra, Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar e Igreja Nossa Senhora do Carmo (São João del-Rei); Igreja de Santo Antônio, Casa da Cultura, Museu de San’Ana e Chafariz de São José (Tiradentes). A proposta foi de fazer visitas individuais e coletivas nesses espaços, usando como recurso principal informações oriundas da internet, como meio de discutir a proposta do tema do ICOM.

 

Pela sua abrangência nacional e internacional e seu impacto na Universidade Federal de Alfenas, é possível inferir que se trata de um evento de relevância para a universidade e que consegue abranger, em suas atividades, pesquisa, ensino e extensão.