Disciplinas

Disciplinas do Curso de Odontologia
1º Período
Sigla Disciplina Ementa e Objetivo Geral
DCB03 Anatomia Humana Estudo macroscópico dos vários sistemas do corpo humano, quanto à estrutura geral.
Objetivo Geral: Conhecer a morfologia e a função geral dos vários sistemas e estruturas do corpo humano, especialmente as situadas na cabeça, visando a aplicação em áreas clínicas.
DCE171 Bioquímica Água, pH, tampões, aminoácidos, peptídeos, proteínas, enzimas, carboidratos, lipídeos, metabolismo de aminoácidos, metabolismo de carboidratos, metabolismo de lipídeos.
Objetivo Geral: Ao final do curso o aluno deverá estar apto a identificar os principais componentes moleculares sintetizados pelo organismo ou ingeridos através dos alimentos e/ou fármacos, estabelecendo uma correlação entre suas estruturas e suas funções biológicas através da interpretação das principais vias catabólicas e anabólicas.
DCBT18 Genética Bases moleculares da hereditariedade. Citogenética humana. Aberrações cromossômicas e síndromes genéticas. Padrões de herança genética e análise de heredogramas. Genética de grupos sanguíneos. Genética de hemoglobinas e talassemias. Genética Bioquímica.
Objetivo Geral: studar os principais modos de transmissão das doenças genéticas, bem como suas causas e conhecer os fundamentos da genética humana e os principais distúrbios genéticos.
DCE02 Introdução a Bioestatística Descrição e exploração de dados; população e amostra; tabelas de distribuição de frequências; gráficos; estatísticas descritivas: medidas de posição e variabilidade; amostragem; distribuição de probabilidade Normal; intervalo de confiança para média; Teste de t Student.
Objetivo Geral: Dar ao aluno condições de aplicação da Estatística Descritiva a problemas reais, preparando-os para o uso de técnicas estatísticas na análise exploratória de dados, desenvolver atitude científica, quanto ao uso de estatística enquanto ferramenta auxiliar na descrição de dados.

DCH73

Filosofia e Metodologia da Ciência Conhecimento científico. Método científico. Pesquisa Bibliográfica. Pesquisa descritiva. Pesquisa experimental. Técnicas de coleta de dados. Projeto de pesquisa. Redação técnica.
Objetivo Geral: Compreender a história da ciência e os diferentes conceitos construídos ao longo do processo histórico, além do debate que se estabelece, atualmente, na Academia. Perceber a importância da metodologia científica na elaboração de projetos de pesquisa e preparar os discentes para a realização de investigações no campo científico, em diferentes espaços de construção de conhecimento, principalmente na Universidade.
DCB78 Histologia Básica Estudo morfofuncional e microscopia dos tecidos animais básicos: epiteliais, conjuntivos e células sanguíneas, cartilaginosos, ósseo, musculares e nervoso.
Objetivo Geral: O aluno deverá compreender os mecanismos de funcionamento  das células e dos tecidos, correlacionando estrutura e fisiologia. O aluno será instruído a fazer uso dos conhecimentos básicos em contextos clínicos, integrando conhecimentos que permitirão ao aluno desenvolver um raciocínio mais clínico
DCB88 Embriologia Básica Aspectos gerais da reprodução e desenvolvimento: gametogênese, fecundação, segmentação, gastrulação, organogênese, regulação do padrão de desenvolvimento, período fetal e interação materno fetal.
Objetivo Geral: Conhecer as bases do processo de reprodução humana.
DCB43 Biologia Celular

Introdução a Biologia Celular; Métodos de Estudo da célula, Organização Molecular da Célula; Membranas Biológicas; Citoesqueleto; Matriz Extracelular; Organelas Citoplasmáticas; Núcleo e Nucléolo; Síntese, transporte e destino de proteínas na célula; Divisão celular (Mitose e Meiose); Controle do ciclo celular; Sinalização celular.
Objetivo Geral: Desenvolver conhecimentos relacionados à morfologia, organização molecular e fisiologia das células e adquirir habilidades no estudo de células eucariotas.

2º Período
DCH114 Antropologia Semelhanças e diferenças culturais, origem e história das culturas do homem, sua evolução e desenvolvimento, estrutura e funcionamento em qualquer tempo e lugar.
Objetivo Geral: Oferecer aos estudantes de Medicina um contato inicial com a Antropologia em termos históricos e de suas ramificações (Antropologia Sociocultural e Biológica, principalmente). Por extensão, convidar-lhes, por meio de relatos etnográficos e de análises oriundas da Antropologia, bem como de áreas correlatas, a refletir criticamente sobre a diversidade comportamental humana (o encontro com a alteridade), a partir de conceitos antropológicos tais como “cultura”, “etnocentrismo” e “relativismo cultural”.
DCB02 Anatomia e Escultura Dental "Reproduzir na escultura, com precisão anatômica, os aspectos morfológicos e funcionais dos dentes."
Objetivo Geral: Realizar a escultura das peças dentais, desenvolvendo habilidades, reproduzindo a forma com precisão mais cientifica que artística, até que praticando, não mais precisará copiar a anatomia, esculpindo de memória.
DCB22 Histologia Bucal "Estudo de Histologia abordando, do ponto de vista estrutural e funcional, os diversos tipos celulares, os tecidos e a formação e desenvolvimento da cavidade oral e dentes."
Objetivo Geral: O aluno deverá compreender os mecanismos de funcionamento  das células e dos tecidos, correlacionando estrutura e fisiologia. Ainda, quando possível, o aluno será instruído a fazer uso dos conhecimentos básicos em contextos clínicos, integrando conhecimentos que permitirão ao aluno desenvolver um raciocínio mais  crítico.
DCB30 Microbiologia e Imunologia "Bacteriologia geral, morfologia bacteriana, fisiologia bacteriana. Controle de microorganismos por agentes químicos e físicos. Drogas antibacterianas. Micologia geral. Virologia geral, resposta imune celular e humoral; sistema complemento, imunopatologia, imunoterapia e imunoprofilaxia."
Objetivo Geral: Proporcionar ao estudante de odontologia conhecimentos no campo da Microbiologia e Imunologia para entender o mecanismo das doenças em geral  e da cavidade bucal, para atuar na prevenção e tratamento das mesmas.
DCH04 Ciência e Sociedade Ciência enquanto cultura; Determinismo cultural e biológico; Estereótipos da ciência e do cientista; O corpo sob o olhar das culturas;
Objetivo Geral: Estudar as formas elaboradas de conhecimento científico em suas íntimas relações com as condições sócio-culturais de sua produção, bem como as abordagens de seus objetos, em particular o corpo humano.
DCB19 Fisiologia Estudo dos processos fisiológicos que ocorrem no corpo humano, da sua inter-relação, bem como os mecanismos regulatórios.
Objetivo Geral: Demonstrar conhecimentos essenciais sobre princípios e conceitos de fisiologia humana; explicar mecanismos fisiológicos relativos à constituição, transporte, produção e controle nos diversos aparelhos e sistemas; além de aplicar os conhecimentos em questões de saúde e doença.
DDF114 Farmacologia Farmacocinética. Farmacodinâmica. Farmacologia do sistema nervoso autônomo. Farmacologia cardiovascular. Farmacologia do diabetes. Farmacologia do sistema digestório. Farmacologia do sistema respiratório.
Objetivo Geral: Estudar os mecanismos pelos quais os fármacos interagem com os sistemas biológicos, bem como seus efeitos, aplicações clínicas e interação medicamentosa.
3º Período
DPR15 Dentística Não Adesiva Estudo das lesões que acometem o órgão dental, das técnicas de preparos cavitários e das restaurações em manequins odontológicos, seguindo os princípios de oclusão.
Objetivo Geral: Capacitar o(a) acadêmico(a) no diagnóstico, planejamento e execução de procedimentos pré clínicos em dentística.
DCC19 Ergonomia e Biossegurança Estudo do planejamento da área de tratamento para a inserção do profissional e dos equipamentos de forma ergonômica.
Objetivo Geral: Capacitar o aluno, por meio de normas ergonômicas, a montar a área de tratamento, a identificar os requisitos necessários em equipamentos e mobiliário e posicionar e manter em postura para executar o seu trabalho de forma eficiente e respeitando medidas adequadas de biossegurança.
DPR05 Materiais Dentários I Proporcionar ao aluno condições científicas, técnicas e humanísticas para conhecer os materiais odontológicos aplicados a Dentística e a outras áreas da Odontologia; com relação às propriedades físico-químicas, mecânicas e biológicas, desenvolvendo seu senso crítico de indicação e aplicação.
Objetivo Geral: Interrelacionar os materiais com a atividade clínica e laboratorial, utilizando-os corretamente.
DCC18 Saúde Coletiva I Estudo da doença cárie dentária e os métodos para sua prevenção
Objetivo Geral: Capacitar o aluno a reconhecer os fatores que levam a doença cárie e seu desenvolvimento desde seus aspectos subclínicos até clínicos, aplicando mecanismos de promoção à saúde que atuem na sua prevenção ou impeçam a sua progressão.
DCB75 Patologia Geral e Parasitologia Aspectos gerais do estudo de patologia e de parasitologia. Reação celular à agressão. Reação tecidual à agressão. Processo inflamatório. Processo de cura. Relação parasita x hospedeiro. Alterações circulatórias. Adaptações celulares. Neoplasias.
Objetivo Geral: Conhecer e compreender os aspectos gerais das principais agressões ao organismo, principalmente em relação à bacteriologia, à virologia, à micologia e à parasitologia, bem como os mecanismos de defesa representados pela inflamação e pelas adaptações celulares. Enfatizar as alterações celulares gerais de maior relevância e aplicá-las nos tópicos de prevenção, diagnóstico e terapêutica das doenças
DCC52 Radiologia Odontologica e Imaginologia Importância de operar aparelhos de raios X. Efeitos Biológicos e Proteção contra os raios X. Processamento. Técnicas Radiográficas. Métodos de Localização e Interpretação Radiográfica.
Objetivo Geral: Estudar as técnicas existentes para a tomada de radiografias intrabucais; adquirir noções de interpretação radiográfica das estruturas maxilo-mandibulares, assim como estudar filmes e processamento radiográfico.
DCH149 Psicologia Aplicada à Saúde Psicologia do desenvolvimento: infância, adolescência, vida adulta, velhice. Relações interpessoais. Personalidade: tipos e mecanismos de defesa e ajustamento. Psicossomática.
Objetivo Geral: Caracterizar e diferenciar as diversas correntes filosóficas que deram origem à psicologia científica. Analisar os processos de desenvolvimento a partir da perspectiva do ciclo vital e suas características na infância, adolescência, vida adulta e velhice, tendo como objetos de análise os aspectos biopsicossociais da relação saúde/doença na efetivação de estratégias terapêuticas efetivas.
4º Período
DCC39 Farmacoterapêutica Estuda os princípios que regem a ação dos medicamentos utilizados na prática clínica odontológica, bem como suas indicações, contra-indicações e efeitos colaterais.
Objetivo Geral: Capacitar o aluno a medicar o paciente com segurança nas mais variadas situações clínicas odontológicas, com o intuito de se obter êxito total em determinados procedimentos.
DPR06 Materiais Dentários II Proporcionar ao aluno condições científicas, técnicas e humanísticas para conhecer os materiais odontológicos aplicados a Prótese e a outras áreas da Odontologia; com relação às propriedades físico-químicas, mecânicas e biológicas, desenvolvendo seu senso crítico de indicação e aplicação.
Objetivo Geral: Interrelacionar os materiais com a atividade clínica e laboratorial , utilizando-os corretamente.
DCC38 Semiologia Estomatologia. Semiologia. Exame clínico. Anamnese. Exame físico. Aspectos anátomo-fisiológicos normais da boca. Variações da normalidade. Lesões fundamentais. Exames complementares. Avaliação e tratamento de pacientes com necessidades especiais.
Objetivo Geral: Saber examinar e reconhecer, nas regiões de cabeça e pescoço, com ênfase para a boca, as variações da normalidade e as patologias destas regiões, além de conhecer os princípios básicos que regem o diagnóstico, o prognóstico e a terapêutica destas patologias.
DCC40 Emergências Médicas em Odontologia Estudo fisiopatológico, tratamento e meios preventivos das emergências médicas mais comuns no consultório odontológico.
Objetivo Geral: Reconhecer os quadros emergenciais ligados à Odontologia e saber qual conduta deverá ser adotada em cada caso.
DCC01 Anestesiologia O paciente odontológico e a anestesia. Farmacologia dos anestésicos locais. Técnicas anestésicas intra-orais. Complicações devido às anestesias locais.
Objetivo Geral: Qualificar o aluno através de conhecimentos teóricos e práticos, a executar a anestesia odontológica, prevenir e tratar os acidentes e complicações eventuais.
DPR16 Dentística Adesiva Estudo das lesões que acometem o órgão dental, dos biomateriais adesivos, das técnicas de preparos cavitários e das restaurações em manequins odontológicos.
Objetivo Geral: Capacitar o aluno ao diagnóstico, planejamento e execução de preparos e restaurações das lesões que acometem o órgão dental.
DCC22 Periodontia I Anatomia, Histologia, Bioquímica e Patologia Periodontal. Classificação das doenças Periodontais, Etiologia, Terapia associada à causa.
Objetivo Geral: Proporcionar conhecimento básico periodontal, capacitar a realização de tratamento Periodontal básico.
DPR04 Oclusão Estudo da influência do relacionamento dos dentes fisiológica e fisiopatologicamente com os demais componentes do sistema estomatognático.
Objetivo Geral: Desenvolver habilidade para diagnosticar, planejar e executar procedimentos básicos pertinentes à oclusão dentária.
5º Período
DPR11 Dentística Preventiva e Restauradora Preparo cavitário. Execução de restaurações de acordo com indicação adequada.
Objetivo Geral: Saber preparar e restaurar os dentes de acordo com os materiais odontológicos indicados.
DCC09 Endodontia I Conhecimento da anatomia interna dos canais radiculares, das técnicas de mensuração, acesso e preparo do canal radicular e sua obturação. Conhecimento dos instrumentais endodônticos e sua utilização na técnica de preparo do canal e obturação dos canais radiculares.
Objetivo Geral: Conhecer e executar as técnicas de preparo e obturação dos canais radiculares.
DCC24 Saúde Coletiva II Estudo da população: como vive, como é formada, seus problemas e como o sistema de saúde se organiza para lhe oferecer a saúde.
Objetivo Geral: Capacitar o aluno a compreender a necessidade do conhecimento da mudança do modelo de prática de atenção, do desenvolvimento histórico da política de saúde brasileira e da importância da saúde coletiva para planejar programas de saúde bucal que visem melhorar e manter a saúde bucal da população.
DCC23 Periodontia II Exame, diagnóstico e prognóstico, plano de tratamento, cirurgias Periodontais.
Objetivo Geral: Realizar procedimentos de exame clínico e informar o aluno sobre o tratamento cirúrgico periodontal.
DCC41 Estomatologia I Conhecimento e compreensão da etiologia e da patogenia das doenças para seu melhor entendimento e melhor aplicação das técnicas de prevenção e das modalidades terapêuticas, bem como conhecimento e compreensão dos sinais e sintomas clínicos e dos resultados de exames complementares, principalmente imaginologia e  anatomopatologia na realização do diagnóstico prognóstico. A disciplina objetiva também uma interação dos conhecimentos adquiridos nos conteúdos básicos com a rotina do cirurgião-dentista em relação às doenças bucais envolvendo as alterações dentárias e do tecido ósseo mandibular e maxilar. Procurar-se-á enfatizar a etiologia, a patogenia e as características semiológicas mais importantes para o diagnóstico, enfatizando a prevenção, o diagnóstico diferencial e o tratamento. Objetiva também estimular a capacidade de pensamento e de crítica dos alunos, além da responsabilidade quanto às diversas doenças bucais não relacionadas à rotina profissional (cárie, periodontites e pulpites).
Objetivo Geral: Capacitar os alunos para conhecer e compreender as principais características das alterações dentárias e do tecido ósseo mandibular e maxilar quanto à etiologia, patogenia, sinais e sintomas, aplicando-as nos diversos tipos de diagnóstico, de terapêutica e no prognóstico das doenças. Preparar os alunos para conhecer, interpretar e compreender os principais meios complementares de diagnóstico, tais como exames imaginológicos, anatomopatológicos e bioquímicos das alterações dentárias e ósseas. Conhecer e compreender as alterações sistêmicas de maior relevância que possam estar envolvidas com as alterações dentárias e do tecido ósseo mandibular e maxilar como causa e/ou conseqüência.
DPR18 Prótese Fixa Pré-Clínica Princípios para o preparo de dentes com finalidade protética; técnicas de preparo dental com finalidade protética; confecção de núcleos em prótese fixa; objetivos, características e confecção de provisórios em resina acrílica; moldagem em prótese fixa; diagnóstico, plano de tratamento e planejamento de ponte fixa, técnicas de cimentação, higienização e proservação do tratamento.
Objetivo Geral: Capacitar o acadêmico para diagnosticar, planejar e reabilitar pacientes parcialmente desdentados.
6º Período
DCC02 Cirurgia I Conhecimento e aplicação de princípios de técnicas cirúrgicas. Técnicas, cuidados pré-operatórios e pós-operatórios em exodontias.
Objetivo Geral: Estudar técnicas de procedimentos cirúrgicos exodônticos, suas aplicações e o controle pré e pós-operatório.
DPR19 Clínica de Prótese Fixa Estudo das técnicas de preparo dental, moldagem, confecção de núcleo e provisório, a fim de confeccionar próteses fixas.
Objetivo Geral: Capacitar o aluno a diagnosticar, planejar e executar trabalhos de prótese fixa unitária de modo a restabelecer a forma e a função de elementos dentais comprometidos, restituindo a harmonia do sistema estomatognático.
DCC42 Estomatologia II Conhecimento e compreensão da etiologia e patogenia das doenças, dos sinais e sintomas clínicos e dos resultados de exames complementares, principalmente imaginologia e anatomopatologia, na realização do diagnóstico e prognóstico. Estimular a capacidade crítica dos alunos e sua responsabilidade quanto às diversas doenças relacionadas com a mucosa bucal.
Objetivo Geral: Capacitar os alunos para conhecer e compreender as principais características das alterações na mucosa bucal quanto à etiologia, patogenia, sinais e sintomas, aplicando-as nos diversos tipos de diagnóstico, de terapêutica e no prognóstico das doenças. Preparar os alunos para conhecer, interpretar e compreender os principais meios complementares de diagnóstico, tais como exames sorológicos, anatomopatológicos e bioquímicos das doenças que acometem a mucosa bucal. Conhecer e compreender as alteraç
DPR20 Dentística Preventiva e Restauradora II Realização de procedimentos clínicos de acordo com a indicação dos materiais odontológicos restauradores. Embasamento teórico.
Objetivo Geral: Preparar e restaurar dentes em procedimentos com materiais plásticos diretos e indiretos.
DCC20 Endodontia II Conhecimento das alterações pulpares e periapicais em dentes com rizogênese completa e incompleta, mecanismos de diagnóstico, tratamento endodôntico e cirúrgico. Conhecer as alterações cromáticas dos dentes e seu tratamento, conhecimento da abordagem endodôntica em dentes traumatizados.
Objetivo Geral: Aplicar mecanismos para avaliação da condição de saúde pulpar e periapical. Executar procedimentos clínicos que permitam o tratamento de canais radiculares e a cura da doença pulpar e periapical.
DPR07 Ortodontia Preventiva e Interceptiva Estudo do crescimento do complexo crânio-facial, com o desenvolvimento dos dentes e da oclusão e com o tratamento das anomalias dento-faciais.
Objetivo Geral: Conhecer o crescimento do complexo crânio-facial, com o desenvolvimento dos dentes e da oclusão, executar procedimentos preventivos e/ou interceptivos para manter ou restabelecer o desenvolvimento normal da oclusão, e ainda, reconhecer uma maloclusão instalada e encaminhar o paciente para tratamento corretivo.   
7º Período
DCC43 Trabalho de Conclusão de Curso I Estudo dos elementos componentes da estrutura de um projeto de pesquisa e de uma monografia.
Objetivo Geral: Capacitar o aluno para a elaboração de um projeto de pesquisa e embasamentos teóricos para a elaboração da monografia, requisito do Trabalho de Conclusão de Curso II.
DCC17 Clínica Integrada I Treinamento nas diversas técnicas de atendimento na área de dentística, periodontia, endodontia e prótese, observando-se cuidados de biossegurança e  de planejamento.
Objetivo Geral: Preparar o aluno para atur como clínico geral, desenvolvendo suas habilidades clínicas.
DCC03 Cirurgia II Tratamento cirúrgico com finalidade protética. Tratamento cirúrgico conservador dos dentes retidos. Prevenção e tratamento das infecções odontogênicas. Tratamento cirúrgico dos cistos do complexo buco-maxilo-facial. Tratamento cirúrgico dos pacientes infantis.
Objetivo Geral: Estudar técnicas de procedimentos cirúrgicos aplicados à cavidade bucal, suas aplicações clínicas e controle pré e pós-operatório dos pacientes.
DCC55 Odontopediatria I Psicologia aplicada ao tratamento odontopediátrico; prevenção das doenças bucais; técnicas de reabilitação bucodentárias do paciente infantil.
Objetivo Geral: Possibilitar ao aluno a aquisição dos conhecimentos da odontologia pediátrica como parte do papel formador do clínico geral, capacitando-o a resolver os problemas de saúde do paciente infanto-juvenil, enfatizando, principalmente, o aspecto preventivo.
DPR09 Prótese Parcial Removível I Estudo do desdentado parcial dentro do contexto da Odontologia, para que seja possível a indicação da P.P.R., para com isso conhecer a mecânica dos componentes e sua indicação em uma classificação do arco parcialmente desdentado.
Objetivo Geral: Ao final do curso, o aluno deverá estar apto a:
- Realizar o delineamento de modelos;
- Confeccionar bases de prova para arcos parcialmente desdentados;
- Confeccionar casquete de transferência de plano guia;
- Planejar e desenhar armações de Prótese Parcial Removível.
DPR10 Prótese Total Removível I Conhecimento das técnicas e recursos para execução de trabalhos clínicos e laboratoriais em pacientes desdentados totais.
Objetivo Geral: Possibilitar ao aluno o desenvolvimento de habilidades técnicas para que se restabeleça no paciente desdentado total as funções do sistema estomatognático.
 
8º Período
DCC26 Clínica Integrada II Treinamento nas diversas técnicas de atendimento em clínica geral,observando cuidados de biossegurança e planejamento dos tratamentos.
Objetivo Geral: Formar um profissional que tenha uma visão integral do paciente não só em seus aspectos clínicos como também em seus aspectos sociais e culturais. Que exerça um modelo de odontologia integral o mais próximo possível da realidade que o recém formado encontrará no consultório
DCC45 Clínica de Cirurgia Tratamento cirúrgico com finalidade protética e ortodôntica. Prevenção, controle e tratamento das infecções odontogênicas. Cirurgia de pacientes infantis.
Tratamento cirúrgico dos cistos. Controle de tratamento das comunicações buco-sinusais.
Objetivo Geral: Estudar e executar procedimentos cirúrgicos bucais, de menor complexidade estabelecendo os cuidados pré-operatório e pós-operatório dos pacientes.
DCC12 Odontopediatria II Psicologia aplicada ao tratamento odontopediátrico; prevenção das doenças bucais; técnicas de reabilitação bucodentárias do paciente infantil.
Objetivo Geral: Possibilitar ao aluno a prática dos conhecimentos da odontologia pediátrica como parte do papel formador do clínico geral, capacitando-o a resolver os problemas de saúde de pacientes infanto-juvenil, bem como pacientes com necessidades especiais, enfatizando, principalmente, o aspecto preventivo.
DPR12 Prótese Parcial Removível II Estudo das fases clínicas para a elaboração de uma prótese parcial removível.
Objetivo Geral: Ao final do curso, o aluno deverá estar apto a:
- Realizar exame clínico de pacientes parcialmente desdentados;
- Dominar técnicas de moldagem de estudo e de trabalho de arcos parcialmente desdentados;
- Realizar registros intermaxilares de pacientes com perdas de elementos dentários;
- Montar modelos parcialmente desdentados em articulador semi-ajustável;
- Planejar e desenhar armações de Prótese Parcial Removível;
- Dominar técnicas de ajuste de armações metálicas;
- Selecionar dentes artificiais e cor de base acrílica;
- Realizar testes estéticos e fonéticos com Próteses Parciais Removíveis;
- Instalar Prótese Parcial Removível e orientar o paciente quanto aos cuidados de higienização e uso.
DPR13 Prótese Total Removível II Aprofundar os conhecimentos adquiridos durante a Prótese Total Removível I, inter-relacionando-os com conteúdos da disciplina de Prótese Total II.
Objetivo Geral: Capacitar o aluno a analisar criticamente a situação do paciente desdentado total e selecionar a melhor forma de tratamento.
DCC47 Cirurgia, Trauma Facial e Bucodental Lesões traumáticas do arcabouço ósseo, tecidos moles da face e aparelho bucodental.
Objetivo Geral: Informar os princípios gerais em traumatologia facial, conhecer, diagnosticar e tratar os traumas bucodentais.
9º Período
DCC46 Legislação e Exercício Profissional Estudo dos aspectos legais e éticos do exercício profissional e do planejamento e administração do consultório odontológico.
Objetivo Geral: Capacitar o futuro cirurgião-dentista para exercer a profissão por meio de uma conduta ética, buscando a satisfação profissional, sem infringir a legislação odontológica.
DCC31 Clínica Integrada III Estudo crítico de diversas técnicas de atendimento em clínica geral. Execução de casos clínicos de todas as áreas de conhecimento em nível de clínica geral.
Objetivo Geral: Formar um profissional que tenha uma visão integral do paciente não só em seus aspectos clínicos como também em seus aspectos sociais e culturais. Que exerça um modelo de odontologia integral o mais próximo possível da realidade que o recém formado encontrará no consultório.
DCC48 Implantodontia A matéria de Implantodontia possui um conteúdo programático seqüencial, oferecendo ao graduando as devidas condições de realizar em prática laboratorial, em manequins, os protocolos cirúrgicos e protéticos para instalação de implantes osseointegrados. O aluno também aumentará seu conhecimento teórico/prático, assistindo às cirurgias realizadas pelos professores e projetadas através de equipamentos audiovisuais.
Objetivo Geral: Proporcionar conhecimentos sobre as indicações e contra indicações dos implantes com planejamento mostrando suas limitações, realização das próteses, visando à satisfação do paciente e ao sucesso do tratamento
DCC56 Clínica de Estomatologia Conhecimento e compreensão do diagnóstico e prognóstico das doenças. Estudo para melhor entendimento e melhor aplicação das técnicas de prevenção e das modalidades terapêuticas, bem como da aplicação e interpretação de exames complementares, principalmente de radiologia e imaginologia, de anatomopatologia e séricos na realização do diagnóstico. Estimular a capacidade de pensamento e de crítica dos alunos, além da responsabilidade quanto às diversas doenças bucais.
Objetivo Geral: Capacitar os alunos a conhecer e compreender as principais características das doenças bucais, seus sinais e sintomas, dando condições a: formulação de diagnóstico, proposta terapêutica e prognóstico das doenças. Preparar os alunos para conhecer, interpretar e compreender os principais meios complementares de diagnóstico, tais como exames radiológicos e imaginológicos, anatomopatológicos e séricos envolvidos nas doença bucais.
DCC50 Clínica de Odontopediatria Psicologia aplicada ao tratamento odontopediátrico; prevenção das doenças bucais; técnicas de reabilitação bucodentárias do paciente infantil.
Objetivo Geral: Possibilitar ao aluno a aquisição dos conhecimentos da odontologia pediátrica como parte do papel formador do clínico geral, capacitando-o a resolver os problemas de saúde do paciente infanto-juvenil, enfatizando, principalmente, o aspecto preventivo.
DCC57 Estágio em Saúde Pública Desenvolvimento de ações preventivas e de assistência odontológica em centros de atendimento à comunidade. Planejamento, execução e avaliação de ações coletivas de caráter curativo e preventivo.
Objetivo Geral: Desenvolver a capacidade para racionalizar e refletir o papel do cirurgião-dentista na formulação e
direcionamento da políticas de saúde por meio da inserção nos serviços e programas de atenção básica.
DCC58 Trabalho de Conclusão de Curso II Elaborar e apresentar um trabalho monográfico.
Objetivo Geral: Estimular o aluno à produção cientifica. Desenvolver a capacidade científica e criativa na área de interesse.