Universidade Federal de Alfenas

Eixos Temáticos

Eixo 1: Formação, Pesquisa e Extensão.

Este eixo tem como objetivo fundamental realizar o diagnóstico Socio-ambiental do Bairro Jardim Kennedy II, localizado na zona sul do município de Poços de Caldas (MG), e propor alternativas sustentáveis de melhoria da qualidade de vida existente. O eixo visa também realizar uma análise das estratégias de reprodução social e dos significados do trabalho entre moradores do Bairro. Atividades do Eixo: Diagnostico Socio-ambiental do Bairro Jardim Kennedy II localizado em área periférica do município de Poços de Caldas (MG). Mapeamento do bairro com observação e classificação dos lotes, das vias de acesso, das condições de iluminação e saneamento básico e também a disponibilização de áreas de lazer, educação e saúde. Análise da Percepção socio-ambiental dos moradores. Identificação das potencialidades e alternativas de sustentabilidade de ações de melhoria da qualidade de vida.

Eixo 2: Formação, Arte e Cultura.

Este eixo tem como objetivo organizar um conjunto de atividades artísticas e culturais, além de desenvolver ações de divulgação das ações do grupo e valorização da memória local. Também contempla o oferecimento de cursos de línguas eventos e outros cursos de interesse da comunidade acadêmica. Atividades do Eixo Organização de Eventos, Debates e Comunicação. Oferecimento de Cursos de Línguas Estrangeiras.

Eixo 3: Apoio Institucional.

O eixo tem como objetivo criar mecanismos de ingresso e permanência dos discentes nos cursos da UNIFAL-MG em Poços de Caldas, além de estratégias de apoio aos alunos via criação de espaços de discussão e propostas. Atividades do Eixo: Ingresso e Permanência - Cursinho Preparatório ENEM Apoio aos discentes