Universidade Federal de Alfenas

Projetos desenvolvidos PET Ciência

O PET Ciência possui diversos projetos e atua principalmente sobre os pilares da extensão, ensino e pesquisa. Mais informações sobre nossos projetos e seus objetivos podem ser encontradas abaixo.

Blog PET Ciência: O blog do grupo busca divulgar ações e projetos do grupo PET Ciência, divulgar a Universidade para a comunidade externa e interna e facilitar a comunicação entre a Universidade e os estudantes através da informação sobre o ambiente acadêmico.
Nosso blog pode ser acessado pelo link: http://petciencia.blogspot.com/

PET Incentiva: O PET Incentiva é um dos principais projetos do grupo. Os objetivos do projeto são despertar nos alunos o interesse em ingressar no curso superior, incentivá-los a nunca parar de estudar, divulgar a UNIFAL-MG e o PET Ciência nas escolas públicas ou particulares da região.

Um dia na UNIFAL: É de grande importância a interação entre uma universidade e a comunidade local para desenvolvimento da pesquisa, do ensino e da extensão. Projetos de extensão que envolvem a visita de jovens da comunidade em instituições de ensino superior quebram a barreira entre a universidade e a sociedade, além de servir como auxílio para esses estudantes na escolha da carreira profissional. Tendo em vista esses objetivos, foi realizado o evento “Um dia na Unifal”, no campus avançado da universidade em Poços de Caldas, onde alunos do terceiro ano do ensino médio de 6 instituições de ensino locais foram convidados a presenciar palestras e conhecer as instalações da universidade na cidade. O evento foi importante para a divulgação do ambiente científico da instituição na cidade, além de auxiliar os alunos na escolha pelos cursos universitários e mostrar a dinâmica de uma universidade.

Eventos: Sendo o PET um programa federal, existem eventos e congressos que buscam a troca de experiências entre os grupos, a divulgação das produções acadêmicas dos grupos, a reflexão e a discussão sobre temas relevantes à manutenção e ao desenvolvimento do PET em âmbito regional e nacional. Exemplos desses eventos são o SudestePET que é o encontro dos PETs da região sudeste e o ENAPET que é o encontro nacional dos grupos.

PET Matrícula: O PET Matrícula busca recepcionar novos calouros, responder as dúvidas mais frequentes de calouros e pais, apresentar o campus e divulgar o PET Ciência através da relação entre petianos e calouros.

Minicursos: Os minicursos também são um dos principais projetos do PET Ciência e são ministrados pelos próprios petianos do grupo. Busca-se com os minicursos complementar a formação dos alunos do campus com conteúdos de utilidade em unidades curriculares da graduação, bem como conhecimento de grande valia para o mercado profissional e formação pessoal.
Os minicursos de Incertezas, Planilhas Eletrônicas e Revisão Matemática são exemplos de minicursos já ministrados pelo PET Ciência.

Foguetes: Foi um projeto desenvolvido na orientação do ex tutor Daniel Pamplona, em que através dessa IC coletiva, os petianos são capazes de desenvolver um estudo mais detalhado da física envolvida no foguete. Além de incentivar o praticar o estudo científico, há também um desenvolvimento no trabalho em equipe, melhorando ainda mais o entrosamento do grupo.

Projetos Individuais: Além dos projetos desenvolvidos pelo PET, os petianos também participam de projetos de Iniciação cientifica ou de extensão ofertados pela UNIFAL. Isso contribui com o grupo, pois a experiência adquirida, pode ser passada para o grupo em nossos projetos.

Apoio: O PET Ciência se preocupa e está aberto a oferecer suporte a outros eventos realizados no campus, realizando divulgação e suporte durante os eventos. Por exemplo, o curso de Educação Financeira, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e o minicurso de AutoCAD são projetos que já foram apoiados pelo PET Ciência.