Universidade Federal de Alfenas

Projetos desenvolvidos PET Ciência

Ciência no Palco: O grupo teatral Ciência no Palco começou suas atividades no último semestre de 2010, sendo que as atividades voltadas para a peça “Uma Breve Viagem na História da Ciência” tiveram início no primeiro semestre de 2011. É composto por 28 discentes do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e 4 docentes colaboradores, além do coordenador do projeto. O objetivo da peça é a divulgação da importância da ciência para a sociedade, e para isso a peça conta com a história de alguns cientistas de renome explicando suas descobertas, de maneira cômica e informativa. A estreia da peça completa está prevista para o segundo semestre de 2012, porém um “Ensaio Geral” foi realizado na I Jornada Científica do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia da UNIFAL-MG, no qual alguns trechos foram encenados.

Projeto de Fotografia:O projeto de fotografia “Sob o Olhar da Ciência” tem como objetivo mostrar os efeitos do desenvolvimento da região de Poços de Caldas, no que diz respeito ao ramo de Ciência e Tecnologia, e evidenciar o papel da Universidade nesse processo. Além disso, o projeto proporcionará o aprendizado de conceitos científicos e de metodologias de pesquisa de forma interdisciplinar. Durante o período de execução do Projeto, será oferecido aos participantes um curso com aulas envolvendo temas tais como a construção de uma câmera pinhole com uma caixa de fósforos, conceitos físico-químicos relacionados à fotografia e técnicas básicas de fotografia. Após este curso serão realizadas saídas fotográficas onde os integrantes poderão colocar em prática os conceitos e técnicas aprendidos durante o curso. Por fim, os participantes do projeto devem montar exposições temáticas, abertas à comunidade, utilizando as fotos tiradas ao longo do projeto.

Um dia na UNIFAL: É de grande importância a interação entre uma universidade e a comunidade local para desenvolvimento da pesquisa, do ensino e da extensão. Projetos de extensão que envolvem a visita de jovens da comunidade em instituições de ensino superior quebram a barreira entre a universidade e a sociedade, além de servir como auxílio para esses estudantes na escolha da carreira profissional. Tendo em vista esses objetivos, foi realizado o evento “Um dia na Unifal”, no campus avançado da universidade em Poços de Caldas, onde alunos do terceiro ano do ensino médio de 6 instituições de ensino locais foram convidados a presenciar palestras e conhecer as instalações da universidade na cidade. O evento foi importante para a divulgação do ambiente científico da instituição na cidade, além de auxiliar os alunos na escolha pelos cursos universitários e mostrar a dinâmica de uma universidade.

Laboratório piloto: O projeto do laboratório piloto visa a montagem de um laboratório utilizando materiais de fácil acesso, assim como materiais recicláveis, para serem instalados em escolas públicas e estaduais que não possuem laboratório próprio. Os materiais utilizados para a realização dos experimentos e a descrição dos mesmos estarão contidos em uma cartilha, que serão distribuídas para os professores de ciência das escolas após a realização de um treinamento no laboratório que será montado nas dependências da UNIFAL e que servirá de modelo para a instalação dos demais laboratórios.

Site PET na REDE: O site PET na Rede foi criado juntamente com o blog Ciência na Rede, e tem por objetivo disponibilizar para os alunos do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia os materiais utilizados em aulas pelos professores, como slides e listas de exercícios. O site é dividido por períodos, e as informações são disponibilizadas após permissão dos professores.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: o grupo PET Ciência auxilia na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece no Shopping Poços de Caldas no segundo semestre de cada ano, na preparação e exposição de experimentos químicos, desde o ano de 2010.