Universidade Federal de Alfenas      

PET UNIFAL-MG

Na UNIFAL-MG, o Programa iniciou-se em 1991 com a fundação do primeiro grupo pela professora Drª. Maria Esperança Rabelo Junqueira, sendo do curso de Farmácia os primeiros bolsistas do PET - Efoa. No primeiro ano de existência o grupo contava com apenas 3 bolsistas. Estes foram aumentando em 3 a cada ano até completar o número de 12. Já nos primeiros projetos de extensão desenvolvidos pelo grupo junto à comunidade notava-se o êxito nas atividades do Programa. O primeiro projeto de extensão desenvolvido pelo PET - Farmácia conscientizando a população quanto aos aspectos clínicos e sociais da AIDS teve ótimos resultados, abrindo caminhos para outros semelhantes. Em todas as avaliações o grupo PET - Farmácia obteve conceito 'muito bom', emitido pela CAPES quando esta ainda era a responsável pela coordenação do Programa. A Professora Drª. Maria Esperança, quando tutora do PET - Farmácia, foi nomeada pela CAPES como consultora dos grupos PET da área de saúde. Nessa ocasião a tutora do PET teve a oportunidade de participar das avaliações em nível nacional destes grupos. Em julho de 2001, com a aposentadoria da professora Esperança, a professora Denise Aparecida Corrêa Moreira assumiu prontamente a tutoria do PET - Farmácia, ficando como tutora deste por 8 anos. Hoje, o PET Farmácia tem como tutora a professora Sandra Maria Oliveira Morais Veiga, juntamente com a participação de doze bolsitas.

No final de 1991 formou-se o segundo grupo, o grupo PET - Odontologia, naquela época com 4 bolsistas, sob a tutoria do Professor Vinícius Vieira Vignoli. Este permaneceu no PET até 1993 quando deixou o cargo para assumir a vice-direção da Efoa. Assumiu a tutoria o Professor Hélio Milício de Souza que permaneceu na liderança do grupo até o fim de 2000. No início de 2001 assume a tutoria o Professor Dr. Alessandro Antônio Costa Pereira, que se mantém até hoje na tutoria do PET - Odontologia. O grupo conta atualmente com 12 bolsistas.

No ano de 1990, as professora Carmem Lúcia Alves Filizola e Silvana Maria Coelho Leite Fava enviaram ao MEC um projeto para implantação de um programa no curso de Enfermagem. Obtendo Aprovação, implantou-se no ano de 1991 o grupo PET- Enfermagem, contando com oito bolsistas, sob a tutoria da professora Carmem. Em 1992, assume seu lugar a professora Dra. Lana Ermelinda da Silva dos Santos, a qual permaneceu até fevereiro de 1999, sendo então, sucedida pela professora Maria Inês Braga Bérgamo. Em junho da 2000, a professora Maria Inês passa o cargo à professora Sueli Leiko Takamatsu Goyatá, a qual foi substituída em março de 2001 pela professora Eliza Maria Rezende Dázio, atual tutora. O grupo conta hoje com dez bolsistas.

Em dezembro de 2010 teve início as atividades de mais um grupo PET, o PET Fisioterapia. Sendo o primeiro desse curso na região sudeste. O grupo conta com 12 petianos e seu tutor Prof. Dr. Leonardo Cesar Carvalho, desenvolvendo, assim, as ações interdisciplinares à comunidade.

No ano de 2006, foi elaborado um novo manual, onde foram estabelecidas novas normas de conduta aos grupos PET. Dentre estas à criação de uma Comissão Avaliadora Interna e a nomeação de um gestor para coordenar as atividades dos grupos PET nas IES (Instituições de Ensino Superior). O professor Dr. Vinícius Xavier da Silva foi nomeado gestor dos grupos PET.