O que é o PET?

O Programa de Educação Tutorial (PET) é um programa de comprovada excelência, o qual compromete-se fundamentalmente em aprimorar os cursos de graduação. Trabalha com quatro vertentes principais que são: Ensino, Cultura, Pesquisa e Extensão e forma cidadãos que aprendem durante três anos a trabalhar em equipe, a irradiar para os demais colegas o espírito de liderança e o compromisso com a geração de conhecimento para a solução dos mais diversos problemas. É o único programa institucional voltado para graduação que trabalha no formato de grupo interdisciplinar, ancorado em alunos e professores e que recebe avaliação institucional e não individual.

As normas operacionais do PET estão estabelecidas no documento de Orientações Básicas do Programa, que define como objetivos principais: oferecer uma formação acadêmica de excelente nível, visando a formação de um profissional crítico e atuante; promover a integração da formação acadêmica com a futura atividade profissional, especialmente no caso da carreira universitária; estimular a melhoria do ensino de graduação formando jovens bilingües, versáteis, de iniciativa, de expressão oral e argumentação, capazes também de fazer contatos, administrar o tempo e as tarefas. Nas Orientações Básicas do PET estão também estabelecidas características que incluem: formação acadêmica ampla; atuação coletiva; interação contínua entre bolsistas e corpos docente e discente; implementação de ações voltadas para a comunidade; planejamento e execução de um programa com atividades diversificadas.

Cada grupo PET conta com um conjunto de alunos bolsistas, um professor-tutor, vários professores colaboradores e, muitas vezes, conta ainda com alunos voluntários que ajudam nas atividades do grupo. A renovação dos bolsistas é feita anualmente por meio de processo seletivo rigoroso, quando da saída daqueles que concluem a graduação. Para ser tutor, o professor também passa por seleção. Em vista disso, a maioria dos tutores são aqueles que mais se destacam nas faculdades, o que enriquece sobremaneira o Programa. A liderança do tutor é fundamental em todo o processo e promove a dinâmica do grupo, coordenando pesquisas individuais e coletivas. As atividades que contemplam Ensino, Cultura, Pesquisa e Extensão são programadas no início de cada ano letivo e ao final é apresentado um relatório do trabalho efetuado à SESu (Secretaria de Ensino Superior – órgão do MEC atualmente responsável pela coordenação do Programa).

Logo do Pet-Ciências Biológicas

O PET- Ciências Biológicas da UNIFAL-MG iniciou suas atividades em janeiro de 2009, ele é composto por um(a) tutor(a) e dicentes do curso de Ciências Biológicas, tanto da modalidade bacharelado como licenciatura, esses discentes podem ser bolsistas ou voluntários. O grupo desenvolve trabalhos de ensino, pesquisa e extensão, em consonância com o Projeto Político pedagógico do curso, as normas do Programa de Educação Tutorial.

Integrantes do PET- Ciências Biológicas  ano 2019

Integrantes do PET- Ciências Biológicas ano 2016