Sustentabilidade à luz dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O objetivo do curso é capacitar os servidores da UNIFAL-MG, bem como servidores de outras instituições e acadêmicos, visando à sensibilização sobre questões relacionadas à sustentabilidade, formando multiplicadores no ambiente acadêmico, dispostos a promover a conscientização maciça dos membros da comunidade, frente às necessidades de implantação de novos hábitos nas rotinas dos campi.

Gravação do encontro de apresentação realizado no dia 04/10 às 9h, contendo informações gerais do desenvolvimento do curso.

Encontro de apresentação do curso

DESENVOLVE: Revista de Gestão do Unilasalle (ISSN 2316-5537)
Cristiane Froehlich

Canoas, v. 3, n. 2, set. 2014

Artigo revisão Dimensões da Sustentabilidade

Gravação do encontro realizado em 06/10/2021.

Módulo II – Encontro 1

Capítulo do documento Relato Integrado da UNIFAL-MG, com apresentação das ações institucionais realizadas em 2020, relacionadas à Sustentabilidade Socioambiental.

Relato Integrado UNIFAL-MG 2020 – Sustentabilidade Socioambiental

Planejamento e Sustentabilidade em Instituições de Ensino Superior à Luz Dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Jacyara Farias Souza Marques; Ângela Veras Santos; Jônica Marques Coura Aragão
REUNIR: Revista de Administração, Contabilidade e Sustentabilidade
ISBN: 2237-3667, 10(1), 2020.

Artigo Sustentabilidade em IES à luz dos ODS

Análise comparativa dos resultados da UNIFAL-MG no ranking de 2019 e 2020.

Comparativo Green Metric UNIFAL-MG 2019 e 2020

Quarta edição do evento anual da UNIFAL-MG, realizado no dia 22 de setembro de 2021, com objetivo de engajar estudantes de graduação e pós-graduação, servidores e demais colaboradores da comunidade acadêmica, junto de participantes da comunidade externa, nas reflexões em sustentabilidade.

Gravação do encontro realizado em 18/10/2021.

Módulo III – Encontro 1

Olá, pessoal! Segue aqui a apresentação que o Pedro fez sobre os ODS, uma aula interativa e com design muito atrativo. Cliquem nos links, leiam as caixas e as referências que estão lá. Explorem tudo! 😉
Em breve coloco aqui a gravação do nosso encontro.
Boa leitura!

Boa tarde, turma. Segue o link para o site oficial do Brasil nas Nações Unidas, trazendo os ODS na íntegra para seu estudo. Tire um tempo, entre e clique em cada ODS fazendo uma leitura dinâmica. Assim, vocês entenderão a complexidade das metas abordadas nesta primeira parte do Módulo II. Este site poderá também ser usado para consultar os ODS para as próximas atividades práticas do curso. Boa leitura!

Nações Unidas Brasil – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Gravação do encontro realizado em 20/10/2021.

Módulo IV – Encontro 1

Módulo IV – Slides encontro 1

Com tecnologias de produção sustentável, Plano ABC+ pretende reduzir emissão de carbono em mais de 1 bilhão de toneladas.

Gravação do encontro realizado em 03/11/2021.

Módulo V – Encontro 1

Gravação do encontro realizado em 05/11/2021.

Módulo V – Encontro 2

Gravação do encontro realizado em 09/11/2021.

Módulo V – Encontro 3

Gravação do encontro realizado em 12/11/2021.

Módulo V – Encontro 4

Pessoal, segue o vídeo que comentei com vocês nos nossos encontros síncronos. “A história das soluções” é um vídeo muito interessante que mostra como algumas soluções realmente mudam o jogo! Uma reflexão muito interessante! Espero que gostem!

Seguem também alguns vídeos sugeridos pelos colegas durante o Encontro 2.

Breve apresentação, contendo introdução, objetivos, metodologia e cronograma.

Apresentação do módulo VI

Apostila do módulo, usada no preparo das videoaulas.

Apostila do módulo VI

Videoaulas sobre classificação dos resíduos e formas de gerenciamento. Quantidades e custos envolvidos na UNIFAL-MG. No final, um vídeo completo de como fazer a separação do lixo domiciliar.

Gravação do encontro realizado em 29/11/2021.

Módulo VII – Encontro 1

Apresentação realizada e gentilmente cedida pelo colega Leonardo, especialmente para nosso módulo no curso.

Apresentação IF Sul de Minas

Com objetivo de conhecermos exemplos de iniciativas em sustentabilidade em outras Instituições, compartilho a página da Diretoria de Desenvolvimento Sustentável(DIDES) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
Várias ações estão apresentadas divididas em subtemas, como Energia e Mudanças Climáticas, Carbono Zero, Conservação de Água, entre outros.

Página inicial da DIDES da UFMS

Seguindo no objetivo de conhecermos exemplos de iniciativas em sustentabilidade em outras Instituições, compartilho a página da Sustentabilidade da Universidade Federal de Minas Gerais(UFMG).
Através do menu da página, podemos explorar informações relacionadas à Gestão Sustentável, subdivididas em Energética, Hídrica e Ambiental. Também está disponível no menu Educação Ambiental algumas ações e campanhas, além de outro menu com projetos.

Página da Sustentabilidade da UFMG