Sustentabilidade no Serviço Público (2020)

O objetivo do curso é capacitar os servidores técnico-administrativos e docentes da UNIFAL-MG, visando à sensibilização sobre questões ambientais e sustentabilidade no serviço público, formando multiplicadores na comunidade acadêmica, dispostos a promover a conscientização maciça dos membros da comunidade, frente à necessidade de implantação de novos hábitos nas rotinas dos campi.

Neste espaço você pode encontrar materiais complementares que não estão relacionados a um módulo em específico, mas contribuem para a temática. São sugestões de ministrantes e também dos próprios cursistas.

Conceituação aplicada: estado de conservação dos recursos naturais; problemática ambiental; globalização das questões ambientais; crise ambiental mundial; dinâmica populacional; capacidade suporte.

Slides Módulo I – Tópico 1

ABORDAGEM: pegada ecológica; consumo consciente; sustentabilidade; educação ambiental; ecologia profunda.

Slides Módulo I – Tópico 2

Gravação da videoaula realizada em 20/10/2020 às 9h.

Módulo II – Videoaula 1

Slides Módulo II – Videoaula 1

Gravação da videoaula realizada em 22/10/2020 às 9h.

Módulo II – Videoaula 2

Slides Módulo II – Videoaula 2

Gravação da videoaula realizada em 23/10/2020 às 9h.

Módulo II – Videoaula 3

Slides Módulo II – Videoaula 3

“A sustentabilidade no Serviço Público: Desafios e troca de experiências” foi uma Live que aconteceu no dia 19 de junho de 2020. A proposta do encontro foi apresentar as diferentes iniciativas existentes na universidade UFRJ na área ambiental, debater os principais desafios e permitir a troca de experiências entre os participantes. O evento foi ainda uma homenagem da Decania do Centro de Tecnologia da UFRJ ao Dia do Mundial do Meio Ambiente.

Gravação da videoaula realizada em 26/10/2020 às 15h.

Módulo III – Videoaula 1

Slides Módulo III – Videoaula 1

Gravação da videoaula realizada em 27/10/2020 às 15h.

Módulo III – Videoaula 2

Gravação da videoaula realizada em 28/10/2020 às 15h.

Módulo III – Videoaula 3

Gravação da videoaula realizada em 29/10/2020 às 15h.

Módulo III – Videoaula 4

Gravação da Live sobre o tema Plano de Logística Sustentável, com apresentação da convidada do Instituto Nacional de Tecnologia (INT) do RJ, Maria Carolina Santos, que é presidente da Comissão de Sustentabilidade do INT.

Módulo IV – Slides Aula 1

Gravação da Live com tema PLS e Indicadores, com apresentação da convidada Adriana Tostes, que é Coordenadora de Gestão Socioambiental no Tribunal de Justiça do DF.
Especialista em gestão socioambiental na esfera pública federal, coordena e articula redes regionais e nacionais de cooperação para o fomento da gestão racional dos recursos públicos e aperfeiçoamento dos mecanismos de transparência, governança e gestão do conhecimento do poder público. Palestrante sobre o tema Logística Sustentável.

Módulo IV – Slides Aula 2

Live com a temática A3P – Agenda Ambiental na Administração Pública, com apresentação do servidor Henrique Saule, que é analista ambiental concursado, integrante da Equipe da A3P do Departamento de Educação e Cidadania Ambiental, da Secretaria de Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente.

Módulo IV – Slides Aula 3

Gravação da live realizada com trocas de experiências entre os convidados: Maria Carolina Santos, Adriana Tostes e Henrique Saule, abordando o tema: ‘As contribuições do PLS e A3P para as Instituições e para a gestão pública’.

Este documento foi elaborado sob a supervisão do Grupo de Estudos da Agenda 2030 no Poder Judiciário, nomeado pelo Gabinete da Conselheira Dra. Maria Teresa Uille Gomes do Conselho Nacional de Justiça – CNJ.
O Grupo de Estudos foi formado por voluntários técnicos especialistas da gestão pública federal para elaborar as minutas deste caderno orientador de implantação do Plano de Logística Sustentável e da Política de Governança de Contratações do Poder Judiciário.

Caderno Orientador do PLS

Link para acesso do Plano de Logística Sustentável da UNIFAL-MG na versão completa.

PLS UNIFAL-MG 2020-2024

Gravação da videoaula realizada em 17/11/2020 às 09h.

Módulo V – Videoaula 1

Gravação da videoaula realizada em 19/11/2020 às 09h.

Módulo V – Videoaula 2

Gravação da videoaula realizada em 24/11/2020 às 09h.

Módulo V – Videoaula 3

Gravação da videoaula realizada em 26/11/2020 às 09h.

Módulo V – Videoaula 4

Gravação da live realizada em 18/11/2020 às 14h.

Módulo V – Live 1

Gravação da live realizada em 25/11/2020 às 14h.

Módulo V – Live 2