PDI 2011-2015

Comissão

Comissão do PDI

A comissão de acompanhamento e orientação para elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional será constituída a partir do princípio da participação da comunidade acadêmica, incluindo: o Reitor e o Vice-Reitor, representantes das Pró-Reitorias, Unidades Acadêmicas e dos campi, os diretores do NTI, CEAD e DRGCA, presidente da CPA, dois representantes de discentes de graduação, um representante discente de pós-graduação e dois representantes técnico-administrativos em educação. São atribuições da comissão para elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional:PDI 2011-2015.

1)Orientar as unidades acadêmicas nos trabalhos para desenvolvimento do PDI 2011-2015.

2)Conduzir as atividades dos trabalhos de desenvolvimento e acompanhamento.

3)Organizar os eventos relacionados com o desenvolvimento do PDI 2011-2015.

4)Gerir os documentos dos trabalhos para desenvolvimento do PDI 2011-2015.

5)Trabalhar, a partir do documento base e das contribuições da comunidade, na redação do documento do PDI 2011-2015.

6)Avaliar o processo de desenvolvimento do PDI 2011-2015.

Membros da comissão : Portaria 1.340 de 28 de outubro de 2011.

 

Cronograma

Cronograma

O cronograma proposto apresenta o início das atividades em maio e a finalização das atividades em novembro. Atente-se que o cronograma foi organizado nos seguintes eixos:

1)Organização: Atividades para desenvolvimento do PDI.

2)Comunicação: Ações relacionadas com a divulgação dos trabalhos/eventos.

3)Orientação: Ações que fornecerão subsídios para orientar os trabalhos do PDI.

4)Diagnóstico: Ações que fornecerão informações da UNIFAL-MG que serão importantes para a construção do PDI, principalmente seus objetivos e metas.

5)Direcionamento: Esse ponto possui forte relação com o eixo de orientação e diagnóstico, sendo composto por ações para a definição dos objetivos e metas que direcionam as ações no PDI.

6)Registro: Ações para registro documental ao longo dos trabalhos do PDI.

7)Operacional: Ações que possibilitarão a execução e acompanhamento do PDI, após sua conclusão.

Acesse: Cronograma

Grupo de trabalho

Grupo de Trabalho

Visando a organização e otimização dos trabalhos para desenvolvimento do PDI, formaram-se 5 grupos de trabalhos com objetivos estratégicos.

Grupo Redator: Gabriel Gerber Hornink, Andrea Mollica do Amarante Paffaro, Maria Regina Fernandes da Silva, Magali Benjamim de Araújo e Maria Regina Martinez.

Grupo Área Estratégica Ensino: (1) representante da Pró-Reitoria de Graduação, (1) representante da Biblioteca, (1) Representante dos discentes, (1) representante do Instituto de Ciências Biológicas.

Grupo Área Estratégica Pesquisa: (1) representante da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, (1) representante do Instituto de Ciências da Natureza, (1) representante da Faculdade de Ciências Farmacêuticas e (1) representante do Instituto das Ciências Exatas.

Grupo área estratégica Extensão: (1) representante da Pró-Reitoria de Extensão, (1) representante da Faculdade de Odontologia, (1) representante da Faculdade de Nutrição.

Grupo área estratégica Gestão Universitária: (1) representante da Pró-Reitoria de Administração e Finanças, (1) representante da Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional, (1) representante do Núcleo de Tecnologia da Informação, (1) representante do Centro de Educação Aberta e a Distância, (1) representante do Departamento de Registros Gerais e Controle Acadêmico e (1) representante do Campus Varginha.

Grupo área estratégica Qualidade de Vida: (1) representante da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis, (1) representante da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, (1) representante da Escola de Enfermagem, (1) representante Estudantil e (1) representante do Campus Poços de Caldas.

 

Metodologia

Metodologia

O Ministério da Educação (MEC) orienta que a metodologia de desenvolvimento do PDI deve ser aberta de tal modo que cada instituição possa adequar à sua realidade os trabalhos para construção desse documento.

Tem-se como princípio para o desenvolvimento do PDI o envolvimento das diversas instâncias da comunidade universitária, para que seja construído de modo participativo e reflita os direcionamentos dos mesmos. Devem-se buscar alguns princípios orientadores na construção do PDI: clareza, objetividade, coerência e factibilidade. Uma vez que o PDI é o documento norteador da instituição e não meramente um documento para constar nos registros.

Recomenda-se que o PDI seja elaborado para um período de cinco anos, assim sendo, devemos olhar para o futuro e refletir sobre o que esperamos de nossa Universidade e nos caminhos para chegar ao êxito.

Durante o desenvolvimento do PDI, o MEC recomenda que sejam seguidos alguns eixos temáticos essenciais, sendo eles: Perfil Institucional; Projeto Pedagógico Institucional (PPI); Cronograma de Implantação e Desenvolvimento da Instituição e dos Cursos; Perfil do Corpo Docente; Organização Administrativa; Políticas de atendimento aos discentes; Infraestrutura; Avaliação e Acompanhamento do Desenvolvimento Institucional; Aspectos Financeiros e Orçamentários.

Optamos, para UNIFAL-MG, pelo desenvolvimento de um caminho progressivo de participação da comunidade, iniciando os trabalhos com a Reitoria e Pró-Reitorias, seguido pelo envolvimento dos diretores e envolvido nas Unidades Acadêmicas (lembrando que as unidades possuem representantes dos professores, técnico- administrativo em educação e alunos) e aberto para toda comunidade acadêmica, por meio de seminários e ferramentas de comunicação online.

Desde o início das atividades utilizaremos algumas ferramentas que buscarão a opinião e informações junto à comunidade.

Após consolidação dos objetivos e metas, segue-se com a construção dos indicadores e ferramentas para acompanhamento destes pontos e finalização como documento final do PDI.

 

Legislação do PDI

Legislação
Para elaborar o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é necessário consultar:
Artigo 21 do Decreto nº 9.235 de 15 de Dezembro de 2017 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Decreto/D9235.htm#art21)
Portaria nº 4.361, de 29 de dezembro de 2004 (http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/port_4361.pdf)

Notícias sobre o PDI

Notícias sobre a construção do PDI na UNIFAL-MG

Notícia disponibilizada em: 20/12/2011. Reunião da Comissão do PDI consolida Missão, Visão, Valores e Objetivos Estratégicos. Comissão de trabalho conclui mais uma etapa para construção do PDI.

A missão, a visão, os valores e os objetivos estratégicos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2011-2015) foram consolidados durante a reunião da comissão de trabalho que ocorreu no dia 20 de dezembro de 2011, na sede da UNIFAL-MG. Fonte: Comissão do PDI.

Fonte: Comissão do PDI


Notícia disponibilizada em: 21/10/2011. Reunião de trabalho da comissão do PDI define prévias da missão, visão, valores e objetivos estratégicos.

Membros da comissão para construção do PDI, Diretores das Unidades, Pró-Reitores e Reitoria se reúnem em dia de trabalho.

A reunião para construção prévia da Missão, Visão, Valores e Objetivos Estratégicos ocorreu no dia 21 de outubro de 2011, no período de 9h às 17h. Estiveram presentes cerca de 30 participantes, sendo esses, membros da comissão, Diretores, Pró-Reitores, Reitor e Vice-Reitor.

O encontro iniciou-se com a apresentação do Reitor, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, o qual destacou a importância desse trabalho para o crescimento e gestão da UNIFAL-MG.

As atividades foram conduzidas pelos professores Gabriel Gerber Hornink e Tomás Dias Sant’Ana, respectivamente, Pró-Reitor Adjunto e Pró-Reitor da Proplan.

Durante o encontro os participantes foram divididos em 5 grupos de trabalho, visando consolidar os dados dos levantamentos prévios junto à comunidade universitária, conjuntamente, com as discussões desenvolvidas no encontro.  período da manhã encerrou-se com as cinco propostas dos grupos para a Missão, Visão e Valores, sendo estas apresentadas pela tarde. Na sequência às discussões sobre os objetivos para as cinco áreas estratégicas: Ensino, Pesquisa, Extensão, Qualidade de Vida e Gestão Universitária.

A realização desse evento marca a inovação no processo de gestão e de construção do PDI na UNIFAL-MG, abrindo espaços para discussões com a comunidade universitária.

Fonte: Comissão do PDI


Notícia disponibilizada em: 29/08/2011. Participe da análise ambiental da UNIFAL-MG e ajude na construção do PDI

A construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) se encontra na fase de análise ambiental e, para desenvolvermos esta etapa, utilizamos a ferramenta SWOT (avaliação dos pontos fortes e fraquezas internas, oportunidades e ameaças externas).

A partir de um pré-levantamento realizado em todas as Pró-Reitorias, elaboramos um questionário de avaliação, o qual poderá ser respondido por todos envolvidos diretamente ou indiretamente com a Universidade até o dia 02 de outubro de 2011.

Os resultados desse levantamento propiciarão informações importantes para fomentar as discussões, assim como para construção dos objetivos estratégicos.

No sentido de esclarecer a metodologia de trabalho, realizaremos reunião na sede em Alfenas, no dia 16 de setembro, das 14h às 15h, na sala V302. No campus de Poços de Caldas, a reunião ocorrerá dia 13 de setembro, das 14h às 15h. No campus de Varginha, a reunião será dia 15 de setembro, das 14h às 15h.

Acesse o link abaixo:

https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?hl=pt_BR&formkey=dFVxRGdlUTU4SjVjV3JRd3dVWU13cWc6MA#gid=0

Fonte: Comissão do PDI


Notícia disponibilizada em: 17/06/2011. Seminário de Abertura das Atividades do PDI acontece na UNIFAL-MG

A UNIFAL-MG, por meio de sua Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), deu início ontem 15/06 ao seminário de abertura das atividades de construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o período de 2011-2015 e esta atividade está sendo desenvolvida visando o envolvimento da comunidade acadêmica.

O Vice-Reitor Prof. Edmêr Silvestre Pereira Júnior salientou que o PDI é um marco importante na história da Universidade, pois norteará a mesma para uma direção que a comunidade acadêmica deseja estar. “O PDI da UNIFAL-MG está sendo feito da maneira transparente e participativa e estamos buscando hoje, com esse seminário, a participação efetiva na construção do PDI da universidade”, completou o Vice-Reitor.

O Pró-Reitor da Proplan, Prof. Tomás Dias Sant’Ana, comentou que o evento estava sendo gravado e transmitido, simultaneamente, para Poços de Caldas e Varginha, além de posterior utilização e visualização pela comunidade acadêmica que não pode estar presente no evento. O professor disse ainda que é necessário envolvimento e participação para que o feedback seja positivo. “O PDI é um conjunto de ações estratégicas que visa criar missão, valores, visão de futuro e melhorar a relação com o exterior destacando oportunidades e verificando ameaças numa constante avaliação do processo”, completou o Pró-Reitor.

O Pró-Reitor Adjunto da Proplan, Prof. Gabriel Gerber Hornink, falou sobre a necessidade do documento para orientar as decisões tomadas pela Universidade ao longo dos próximos cinco anos e cobre todo o espectro de atividades da UNIFAL-MG, desde sua missão, passando pelo projeto pedagógico, programa de desenvolvimento, organização didático-pedagógica e administrativa, infraestrutura e sustentabilidade financeira.

A palestrante da noite, Prof.ª Nancy V.F. Almeida, contou a trajetória da UFSCar ressaltando que ela cria condições institucionais para se planejar e pensar os rumos da Universidade. Lembraram os 12 meses de trabalho, durante os quais foram realizados seminários e debates que marcaram a construção da proposta do PDI na UFSCar.

Fonte: Comissão do PDI


Notícia disponibilizada em: 10/06/2011. Ocorrerá dia 15 de junho o Seminário de abertura das atividades para construção do PDI 2011-2015

O Seminário de abertura das atividades para construção do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI 2011-2015 marcará o início da participação da comunidade universitária. O evento ocorrerá dia 15 de junho de 2011, das 17h às 19h, na Sede em Alfenas, no Auditório Dr. João Leão de Faria com transmissão online.  A Professora Dra. Nancy V. F. de Almeida, Assessora da Reitoria da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), ministrará uma palestra sobre as experiências da UFSCar com o PDI.

Acesse o link: http://webconf.rnp.br/uab_unifal

Fonte: Comissão do PDI


Notícia disponibilizada em: 06/06/2011. Contribua com o levantamento inicial para o PDI

Como primeira etapa para construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2011-2015), elaborou-se um questionário para a comunidade universitária sobre a missão, visão e valores desta Universidade.

Essa fase é muito importante, pois contribuirá na orientação dos trabalhos do PDI, assim como para avaliação da opinião da comunidade.

Acesse o link abaixo:

https://spreadsheets.google.com/spreadsheet/viewform?hl=pt_BR&formkey=dE…

Fonte: Comissão do PDI


Notícia disponibilizada em: 01/06/2011. UNIFAL-MG iniciou os trabalhos para construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)

A UNIFAL-MG iniciou os trabalhos para construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI – 2011-2015) em reunião com o Reitor, Vice-Reitor e Pró-Reitores.

Nesse momento, os trabalhos focam a construção do documento prévio, com dados básicos, para abertura dos processos de discussão com a comunidade acadêmica.

Nos próximos passos, as Unidades Acadêmicas serão envolvidas e, sequencialmente, haverá a abertura para toda comunidade universitária.

Acesse o link abaixo:

https://spreadsheets.google.com/spreadsheet/viewform?hl=pt_BR&formkey=dE…

Fonte: Comissão do PDI

 

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Relatório Final