PDI 2016-2020 Comissão
Cronograma
Composição das subcomissões Áreas/Temas Estratégicos Líder Subcomissão Demais Membros Prograd PRPPG Proex Proplan e Proaf Progepe e Prace Proplan
Legislação
Notícias sobre o PDI 27 de março de 2015. Comissão retoma as atividades de elaboração do novo PDI Acompanhe o andamento dos trabalhos A comissão responsável pela elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI – 2016-2020) da UNIFAL-MG retomou as atividades para traçar as diretrizes do novo documento. Segundo o presidente da comissão, Prof. Adriano Antonio Nuintin, nesta fase, os integrantes estão finalizando os indicadores e metas. Dentre outras atividades, também estão sendo trabalhados os tópicos que fazem parte do novo documento, como o Perfil Institucional, o Projeto Pedagógico da Instituição, a Organização Didático-Pedagógica, o Perfil do Corpo Docente, a Organização Administrativa, a Infraestrutura Física e Instalações Acadêmicas, a Oferta de Cursos de Educação a Distância e Programas de Mestrado e Doutorado, e o Demonstrativo de Capacidade e Sustentabilidade Financeira. A previsão é que a redação final do PDI seja levada para apreciação do Conselho Universitário da UNIFAL-MG (Consuni), no início do segundo semestre de 2015. 12 de setembro de 2014. O desenvolvimento da nossa Universidade depende de todos nós Contribua para a construção do PDI! Termina hoje, 12/09, o prazo para que a comunidade universitária possa contribuir para a construção do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que terá validade de 2016 a 2020. Para participar, basta acessar o link disponível na página da Instituição e preencher o formulário de perguntas, cujas respostas serão utilizadas para determinar a Missão, a Visão e os Valores da Universidade. A elaboração do documento de forma coletiva é essencial tanto para a condução das ações planejadas para a evolução da UNIFAL-MG quanto para regularização da vida institucional, por isso, é fundamental a participação de todos. Quanto mais pessoas envolvidas, melhor será para o desenvolvimento da Universidade. 01 de setembro de 2014. A UNIFAL-MG convida toda comunidade universitária para ajudar na construção donovo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que terá validade de 2016 a 2020. Até o dia 12/09, professores, servidores técnico-administrativos, alunos, colaboradores e membros da comunidade externa poderão contribuir, acessando aqui o link, e preenchendo o formulário de perguntas, cujas respostas serão utilizadas para determinar a Missão, a Visãoe os Valores da Universidade. A elaboração do documento de forma coletiva é essencial tanto para a condução das ações planejadas para a evolução da UNIFAL-MG quanto para regularização da vida institucional, por isso, é fundamental a participação de todos. Quanto mais pessoas envolvidas, melhor será para o desenvolvimento da Universidade. Fazendo a sua parte, você ajuda a pensar o futuro da UNIFAL-MG! 09 e 11 de julho de 2014. Apresentação sobre o PDI 2016-2020 nos campi de Varginha e de Poços de Caldas Nos dias 09 e 11 de julho de 2014, foram realizadas, pelo Prof. Adriano Antonio Nuintin, as apresentações sobre a elaboração da proposta do Plano de Desenvolvimento Institucional 2016-2020 para a comunidade acadêmica dos campi de Varginha e Poços de Caldas. O evento foi iniciado com a apresentação da Vice-Reitora Profa. Magali Benjamim de Araújo, sobre a importância do PDI para a universidade e a participação da comunidade acadêmica na elaboração do plano. Após a apresentação sobre o PDI a Vice-Reitora abordou o tema Avaliação Institucional descrevendo todo o processo e sua importância. 03 de julho de 2014. Foi realizada a 1ª reunião da Comissão para elaboração da proposta do PDI 2016-2020. Na oportunidade foi apresentada a metodologia para a construção da mesma, bem como a constituição das subcomissões por área estratégica. Está previsto uma apresentação sobre o PDI nos campi de Varginha e Poços de Caldas nos dias 09/07/2014 e 11/07/2014, respectivamente, e em agosto de 2014 na Sede.
Consulta a comunidade Comunidade universitária avalia ambiente interno e externo da UNIFAL-MG Após a conclusão da 1ª etapa de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI – 2016-2020), que contemplou a revisão do PDI vigente e a nova proposta da Missão, Visão e Valores da Universidade, a comissão responsável – constituída por representantes de todos os órgãos da UNIFAL-MG incluindo o Diretório Central dos Estudantes – inicia a 2ª etapa dos trabalhos, com o levantamento das principais questões relacionadas ao ambiente interno e externo da Instituição. Basta acessar o link: https://docs.google.com/forms/d/1VdehI4fmoSnk47azdu6WT9ObPiSv-4YvhDQmGMU…
Metodologia O Ministério da Educação (MEC) orienta que a metodologia de desenvolvimento do PDI deve ser aberta de tal modo que cada instituição possa adequar à sua realidade os trabalhos para construção desse documento. Tem-se como princípio para o desenvolvimento do PDI o envolvimento das diversas instâncias da comunidade universitária, para que seja construído de modo participativo e reflita os direcionamentos dos mesmos. Devem-se buscar alguns princípios orientadores na construção do PDI: clareza, objetividade, coerência e factibilidade. Uma vez que o PDI é o documento norteador da instituição e não meramente um documento para constar nos registros. Recomenda-se que o PDI seja elaborado para um período de cinco anos, assim sendo, devemos olhar para o futuro e refletir sobre o que esperamos de nossa Universidade e nos caminhos para chegar ao êxito. Conforme o Art. 16. do Decreto 5.773 de 9 de maio de 2006, o plano de desenvolvimento institucional deverá conter, pelo menos, os seguintes elementos:: I – missão, objetivos e metas da instituição, em sua área de atuação, bem como seu histórico de implantação e desenvolvimento, se for o caso; II – projeto pedagógico da instituição; III – cronograma de implantação e desenvolvimento da instituição e de cada um de seus cursos, especificando-se a programação de abertura de cursos, aumento de vagas, ampliação das instalações físicas e, quando for o caso, a previsão de abertura dos cursos fora de sede; IV – organização didático-pedagógica da instituição, com a indicação de número de turmas previstas por curso, número de alunos por turma, locais e turnos de funcionamento e eventuais inovações consideradas significativas, especialmente quanto a flexibilidade dos componentes curriculares, oportunidades diferenciadas de integralização do curso, atividades práticas e estágios, desenvolvimento de materiais pedagógicos e incorporação de avanços tecnológicos; V – perfil do corpo docente, indicando requisitos de titulação, experiência no magistério superior e experiência profissional não acadêmica, bem como os critérios de seleção e contração, a existência de plano de carreira, o regime de trabalho e os procedimentos para substituição eventual dos professores do quadro; VI – organização administrativa da instituição, identificando as formas de participação dos professores e alunos nos órgãos colegiados responsáveis pela condução dos assuntos acadêmicos e os procedimentos de auto- avaliação institucional e de atendimento aos alunos; VII – infraestrutura física e instalações acadêmicas, especificando; VIII – oferta de educação a distância, sua abrangência e polos de apoio presencial; IX – oferta de cursos e programas de mestrado e doutorado; e X – demonstrativo de capacidade e sustentabilidade financeiras. Os objetivos estratégicos, os indicadores e as metas são divididos em áreas/temas estratégicos: I – ensino; II – pesquisa; III – extensão; IV – qualidade de vida; V – gestão universitária; VI pessoas; VII infraestrutura; e orçamento. Para a elaboração da proposta do PDI 2016-2020, foi constituída uma comissão composta por representantes da Retoria, Pró-Reitorias, Campi, Unidades Acadêmicas, Órgãos de Apoio e Suplementares, TAEs e Discentes. A metodologia de trabalho tem a seguinte questão norteadora: Como inter-relacionar as áreas estratégicas, os objetivos, os indicadores, as metas, as ações, visando alcançar a missão, a visão, de acordo com os valores da instituição? Para isso, as atividades serão realizadas com base nos conceitos de Visão Sistêmica, Fatores Críticos de Sucesso e nas ferramentas Análise SWOT e Balanced Scorecard – BSC. E para a definição da missão, visão, valores, objetivos estratégicos, indicadores, metas e demais elementos, serão considerados os resultados parciais do PDI vigente e as opiniões e informações coletadas junto à comunidade.
PDI
Comissão
Títular
Suplente
Unidade
Adriano Antonio Nuintin
Tomás Dias Sant’Ana
Proplan
Débora Silva Barroso
de Araújo
João Batista Magalhães
Cláudia R. de M.
DuranteReitoria
Vera Lúcia de Carvalho Rosa
Helena Ma. dos S.Couto
Proaf
Maria Regina Fernandes da
SilvaEliane Garcia Rezende
Proex
Alessandro Antônio Costa
PereiraJacqueline Aparecida
SilvaPrace
Laís Aparecida Bernardes
PereiraFernanda Paiva de Oliveira
Progepe
Lana Ermelinda da Silva
dos SantosAlessandro Ap. Pereira
Prograd
Eva Burger
Marcos José Marques
PRPPG
Maria de Fátima Rodrigues Sarkis
Rodrigo Sampaio Fernandes
Campus Poços de Caldas/ICT
Rúbio Rodrigues Cláudio
João Estevão Barbosa Neto
Campus Varginha
Maria Regina Marinez
Daniel F. M. Lobato
Escola de Enfermagem
Fernanda Borges de Araújo
Magali Benjamim de Araújo
Ciências Farmacêuticas
Cristina Garcia Lopes Alves
Simonton de A. Silveira
Faculdade de Nutrição
Francisca Isabel Ruela
Mânio de Carvalho Tibúrcio
Faculdade de Odontologia
Tomaz Henrique Araújo
Alexandre Giusti Paiva
Instituto de Ciências
Biomédicas
Ronaldo Luiz Mincato
Cibele Marli C. P. Gouvêa
Instituto de Ciências
da Natureza
Evandro Monteiro
Eric Batista Ferreira
Instituto de Ciências Exatas
Paulo Denisar
Vasconcelos FragaSandro Amadeu Cerveira
Inst. Ciências Humanas e
Letras
Eduardo Tonon de Almeida
Fábio Luiz Pissetti
Instituto de Química
Leandro Rivelli Teixeira
NogueiraWesllay Carlos Ribeiro
Inst. Ciências Sociais
e Aplicadas
Márcia Paranho Veloso
Eduardo Gomes Salgado
Agência de Inovação
Ana Carolina de Araújo
Assessoria de
Comunicação
Masaharu Ikegaki
Assessoria Rel.
Interinstitucionais
Fátima dos Reis Goiatá
Ronan Lázaro Gondim
Biblioteca Central
Luiz Eduardo da Silva
Eliane Marques Silveira
CEAD
Geórgia Valéria A. L. Nunes
Cristina Mara Espósito
DRGCA
Dérik Filipe Ferreira Rosa
DCE-LF
Beatriz Garcia de Araújo Ferreira
Cléber Moterani Tavares
NTI
Diogo Guilherme Pereira
Proplan
Cronograma
Cronograma PDI 2016-2020
Atividades
Prazo
Constituição da comissão para a elaboração do PDI 2016-2020
Maio 2014
Apresentação dos resultados parciais do PDI 2011-2015
Julho 2014
Apresentação da metodologia
Junho/Julho 2014
Divulgação do PDI
Junho/Julho 2014
Avaliação e definição da missão, da visão e dos valores
Julho / Setembro 2014
Avaliação e definição dos resultados institucionais
Outubro / Dezembro 2014
Avaliação dos resultados da análise do ambiente interno e externo
Avaliação e definição dos objetivos estratégicos por área/tema estratégico
Avaliação e definição dos indicadores e de metas
Janeiro / Abril 2015
Documento parcial do PDI 2016-2020
Maio 2015
Revisão do documento
Junho 2015
Redação final do documento e envio ao CONSUNI
Agosto / Setembro 2015
Grupo de trabalho
Ensino
PRPPG, Proex, ICHL, Biblioteca, DCE, FCF, DRGCA, ICEx, CEAD, ICT, Assessoria de Relações Interinstitucionais, EE, ICB
Pesquisa
Prograd, Proex, Agência de Inovação, ICEx, Biblioteca Central, ICT e Assessoria de Relações Interinstitucionais.
Extensão
Prograd, PRPPG, FO, FANUT, CEAD, ICSA.
Gestão Universitária Infraestrutura e Orçamento
Campi de Varginha e de Poços de Caldas, ICSA, ICT, NTI, Reitoria, Ascom, CPA.
Qualidade de Vida e Pessoas
EE, IQ, ICB, Ascom, ICN.
Consolidação
Líderes das Subcomissões, Reitoria, Ascom, CPA.
Legislação do PDI
Notícias do PDI
Consulta a comunidade
Metodologia
Relatórios de Monitoramento
Retrospectiva
PDI 2016-2020
Para elaborar o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é necessário consultar:
Artigo 21 do Decreto nº 9.235 de 15 de Dezembro de 2017 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Decreto/D9235.htm#art21)
Decreto nº 9.235 de 15 de Dezembro de 2017 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Decreto/D9235.htm)
Portaria nº 4.361, de 29 de dezembro de 2004 (http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/port_4361.pdf)