Economista da UNIFAL-MG analisa privatização do SUS no Jornal de Vanguarda

A Rádio Van FM 103,1 MHz, por meio do Jornal de Vanguarda, discutiu a proposta de privatização do Sistema Único de Saúde (SUS), na sexta-feira (20/11). Entre os convidados para o bate papo com o apresentador Rodolfo de Souza, estava o professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), Marçal Serafim Candido, especialista em Economia.

Durante o programa, o Prof. Marçal ponderou que o correto seria falar em concessão e não privatização. Citando exemplos de experiências internacionais, o docente comentou que ao aumentar as opções de escolha do usuário da saúde pública, a ação poderia trazer melhorias de desempenho e reduções de gasto por parte do setor público.

“Você pode prover saúde pública sem precisar de órgãos públicos. […] Saúde é um direito, mas é um direito que vem de dinheiro de algum lugar. E esse dinheiro tem que ser muito bem tratado. E em economia a gente é muito claro, tem que pensar os incentivos. Qual incentivo que uma UPA tem pra melhorar seu serviço se ela não tem competição com ninguém?”, questionou o docente.

Confira o debate completo:

Disponível no link: https://www.facebook.com/vanfmoficial/videos/1730254887142449

Colaboração: Túlio Rabelo, estagiário de Comunicação Social da UNIFAL-MG campus Varginha

Copy link
Powered by Social Snap