Jornal exibe reportagem sobre consumo de oxigênio medicinal em hospitais; especialista da UNIFAL-MG salienta que a situação no sul de Minas pode ser ameaçada se houver aumento síncrono de casos e demandas por leitos

O aumento do consumo de oxigênio medicinal durante a pandemia foi tema do jornal EPTV 2ª Edição exibido no dia 28/01. Para comentar o assunto, o professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG, Sinézio Inácio da Silva Júnior, explicou que a situação no sul de Minas Gerais é menos preocupante quando comparada a outros locais críticos, como Manaus.

“Nós temos um sistema, o sistema integrado ao próprio SUS, que tem relativo conforto tanto de estoque quanto de alguns locais, como a Santa Casa de Alfenas, que consegue ter uma produção própria”, disse o professor.

Embora a região não enfrente, atualmente, a escassez do recurso, a população precisa manter as normas sanitárias, como destacou a reportagem. “Lembrando que estamos vivendo uma pandemia: ela é global e nacional. O socorro de um lugar a outro deve acontecer. Se acontece o aumento de casos e a demanda por leitos de modo sincronizado, a segurança pode ser ameaçada”, completou o Prof. Sinézio Inácio.

Segundo a Secretaria de Saúde de Minas Gerais, a segurança também depende do número de pacientes em estado grave, com coronavírus, atendidos em hospitais da região.

Confira a reportagem completa abaixo:

Disponível no link: https://globoplay.globo.com/v/9219849/