Em reportagem da TV Poços sobre o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, professora da UNIFAL-MG ressalta a importância da inclusão do autista na sociedade

Em 2 de abril, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Na oportunidade, a TV Poços fez uma reportagem sobre o assunto com participação da professora Sílvia Ester Orrú, do Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFAL-MG (ICT). A docente é pesquisadora na área e defensora dos direitos das pessoas com o Transtorno de Espectro Autista (TEA).

Conforme explica Silvia Orrú, no acompanhamento educacional do autista é necessário atentar pelo potencial e pelos interesses apresentados pela pessoa. Dessa forma, destaca a professora, os estudos são adaptados conforme as habilidades e os gostos do individuo.

“É importante neste dia 02 de Abril, nós compreendermos que, quando a gente fala de inclusão da pessoa com autismo, a gente não está falando só de escola. A gente está falando de uma preparação, da necessidade de preparação do SUS, de nós termos profissionais da psicologia, profissionais da fonoaudiologia, de nós termos médicos e de nós termos atendentes qualificados que saibam acolher essas pessoas, acolher esses familiares e que possam desenvolver pesquisas importantes que, de fato, venham favorecer qualidade de vida e inclusão socioeducacional, tanto na escola, como em todas as áreas da sociedade”, finaliza Silvia Orrú.

Confira a reportagem completa:

A reportagem está disponível no link: https://youtu.be/LxH3sMJEjcU

Ouça também o Conexão Federal FM, gravado pela profa. Silvia Orrú, sobre o tema: