Docente da UNIFAL-MG participa de reportagem sobre reflexos da queda de temperaturas para o corpo humano

A fim de explicar os reflexos no corpo humano com a perda de calor durante o inverno, o professor Daniel Juliano Pamplona da Silva, do Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFAL-MG, foi entrevistado pela TV Plan. Na matéria, que foi exibida no dia 12/7, o docente deu dicas sobre como manter o corpo e o ambiente aquecido.

“Quando nosso corpo perde calor, a gente sente frio. Imagine que você encoste num pedacinho de gelo: os dois corpos, a sua mão e o gelo, vão tender a ficar na mesma temperatura, se nada impedir, e obviamente que a gente vai usar algo para impedir”, iniciou o Prof. Daniel Juliano. “Mas você vai notar que a sua mão vai ficar bem gelada, porque você vai perder muito calor para derreter o gelo. Agora, imagine se, em vez desse gelo, nós tivermos o ambiente todo 0°C, a 2°C, a 5°C, temperaturas baixas, até mesmo abaixo de 0°C, o nosso corpo vai tender a esquentar o tempo todo. Como a gente não vai conseguir, a gente vai perder calor, e essa perda de calor causa problemas na nossa biologia”, completou o docente.

Outro tema abordado ao longo da entrevista foi a questão de maior ingestão de alimentos no frio, com o objetivo de fornecer energia ao corpo humano.

Confira a entrevista completa abaixo:

Disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=r6i5ZaQxvaw