Inscritos no processo de elaboração da lista tríplice apresentam planos de gestão ao Consuni; a reunião extraordinária será transmitida pelo Youtube oficial da Universidade, na quinta-feira (9), às 14h

Na próxima quinta-feira (9), às 14h, os cinco inscritos no processo de elaboração da lista tríplice para nomeação da reitoria do próximo quadriênio, vão apresentar os planos de gestão em reunião extraordinária do Conselho Universitário (Consuni). A reunião será conduzida pela Comissão 1763/2021, nomeada para organização do processo, e transmitida pelo Youtube.

O Consuni homologou as inscrições dos professores Alessandro Antonio Costa Pereira, Alexandre Giusti Paiva, Romeu Adriano da Silva e Sandro Amadeu Cerveira, e da professora  Rosângela Rodrigues Borges. Os planos de gestão já estão disponíveis na página: https://www.unifal-mg.edu.br/listatriplice/

Na reunião do Consuni, os candidatos e a candidata terão 20 minutos para apresentarem o plano aos conselheiros. A ordem das apresentações será definida por sorteio a ser realizado  no início da sessão extraordinária. De acordo com o Edital 1/2021, não haverá momento para perguntas ou para debate entre os apresentadores.

A votação acontecerá na reunião extraordinária de 14/12, em horário ainda a ser definido. Somente o conselheiro titular em efetivo exercício, ou o seu suplente, pode votar. Inicialmente, a votação estava prevista para o formato de “Enquete”, disponível na plataforma de videoconferência da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e, devido a uma limitação do sistema, a comissão retificou o edital e vai utilizar o Google Formulários, em caso de votação nominal, e o Helios Voting, em caso de votação secreta.

O processo de elaboração da lista tríplice para nomeação da reitoria da UNIFAL-MG é normatizado pela Resolução 22/2021, do Consuni. O mesmo documento confirma a não vinculação da lista tríplice com Consulta à Comunidade, realizada no mês de outubro deste ano. “Poderão se inscrever para compor a lista tríplice docentes que atendam aos requisitos legais, independentemente de participação ou não em qualquer possível processo de consulta à comunidade universitária”, consta na resolução.

Os três mais votados entre os inscritos integram a lista tríplice. O resultado final será divulgado entre os dias 17 e 21/12. A nomeação do reitor ou reitora da UNIFAL-MG para o próximo quadriênio é decidida pelo Presidente da República, conforme a Lei 9.192/1995 e o Decreto 1.916/1996., e não há obrigatoriedade de escolha do primeiro da lista.

Os procedimentos, datas e outras informações estão disponíveis no Edital 1/2021/ Comissão Portaria UNIFAL-MG 1763/2021. O processo de elaboração da lista tríplice pode ser acompanhado na página:  Lista Tríplice.

Acompanhe a Sessão Extraordinária do Conselho Universitário no Youtube, a partir das 14h, do dia 8/12.