UNIFAL-MG realiza primeira Consulta Pública para colher contribuições ao Regulamento Geral da Extensão Universitária da Instituição; ação acontece de 21 de junho a 27 de julho

A Pró-Reitoria de Extensão da UNIFAL-MG (Proex) realiza a primeira Consulta Pública com objetivo de colher contribuições ao Regulamento Geral da Extensão Universitária. A ação acontece de 21 de junho a 27 de julho, por meio de formulário eletrônico. A Consulta Pública é aberta a toda a comunidade, interna e externa à UNIFAL-MG.

José Francisco Lopes Xarão é Pró-reitor de Extensão da UNIFAL-MG. (Foto: Arquivo Pessoal)

De acordo com o pró-reitor de Extensão, Prof. José Francisco Lopes Xarão, os principais tópicos a serem discutidos na Consulta Pública são: a criação de um fundo de apoio para ações extensionistas, o estabelecimento de edital específico para ações institucionais – cuja autoria é um órgão da UNIFAL-MG, e não o servidor – e a consolidação de extensão como atividade acadêmica formativa.

A ação é realizada a fim de modificar o texto-base do Regulamento Geral da Extensão Universitária na UNIFAL-MG. O documento pode ser acessado no site da Universidade, na área da ‘Extensão Universitária’.

Após o encerramento da Consulta Pública, a minuta será apreciada pelo Colegiado de Extensão (COEX) e, posteriormente, encaminhada à deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) para aprovação.

Segundo o Prof. Francisco Lopes Xarão, a equipe pretende aprofundar o debate sobre política de extensão na Universidade, por meio de fóruns e conferências, e viabilizar os meios para implementar o que for aprovado.

Na oportunidade, a técnica em assuntos administrativos Meire Izabel de Araújo frisou a importância da participação da comunidade na ação universitária. “Espera-se dar oportunidade à participação a qualquer cidadão interessado que queira contribuir com as decisões da Instituição e com a qualidade da Extensão Universitária na UNIFAL-MG”, destacou.

Em 2021, a UNIFAL-MG desenvolveu 521 ações de extensão, atingindo um público de 551.236 pessoas. As atividades extensionistas foram executadas por equipes com 306 docentes, 51 técnicos administrativos em educação, 1.161 alunos de graduação e 206 alunos de pós-graduação.

Como será realizada a consulta pública?

No formulário eletrônico, encontram-se quatro tipos de emendas e a explicação de cada uma delas. São elas: supressiva, substitutiva, aditiva e de redação. As emendas geram alterações específicas no texto-base do Regulamento Geral da Extensão da UNIFAL-MG.

Equipe do projeto de extensão “Ações de Extensão Universitária voltadas à Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade” e alunos da Escola Municipal Professor Antônio Sérgio Teixeira (Foto: Arquivo/Ana Cláudia Mendes Seixas)

Após a leitura das emendas, o leitor deve inserir nome, e-mail e telefone de contato, para identificação pessoal. Em seguida, escolher o tipo de emenda que irá propor e identificá-la por meio do número da página e da linha em que esta se encontra no texto-base.

Feito isso, o leitor deve justificar, resumidamente, de forma clara e objetiva, por que a emenda deve ser aprovada e incorporada ao texto-base, e, ao final, inserir a emenda em formato de texto escrito.

A última questão do formulário é destinada ao Parecer da Comissão de Sistematização para o pronunciamento sobre a emenda apresentada. Portanto, o leitor não deve respondê-la. A Comissão de Sistematização será composta pelo Colegiado da PROEX, COEX ou membros por eles indicados.

Como disposto no formulário, o Parecer da Comissão visa trazer a opinião da equipe sobre a conveniência de aprovação ou rejeição da proposta de emenda ou, ainda, a necessidade de outro encaminhamento, caso a emenda seja julgada como não adequada à matéria em pauta.

Acesse o formulário por meio do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScZlXvhziMId-OptkB4eoaQG9mnh769xCh9cxDOBTjcReaRBA/viewform

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG