Em reportagem, professor da UNIFAL-MG esclarece informações sobre uso medicinal de canabinoides no tratamento de câncer

No dia 11/08, o professor Carlos Marcelo de Barros, da Faculdade de Medicina da UNIFAL-MG, participou de reportagem sobre uso medicinal de canabinoides no tratamento de câncer e esclareceu informações a respeito das promessas e reais limites do uso da substância. A reportagem foi publicada no site Viva Bem Uol. Carlos de Barros é professor de anestesiologia, dor e cuidados paliativos na Universidade e atual diretor científico da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED).

Para o médico, a substância está longe de cumprir com tudo o que dizem sobre ela.”Esse marketing absurdo pode queimar uma droga promissora, mas que está longe de fazer tudo o que as pessoas falam”, comentou. “Isso não ajuda os médicos sérios que já usam esse tratamento, nem os cientistas que desejam pesquisar a Cannabis, muito menos os pacientes”, completou o especialista. O docente contou que prefere usar a expressão “tratamento com canabinoides” do que “Cannabis” ou “Maconha Medicinal”.

Segundo o professor, mesmo que existam receptores para canabinoides ao longo de todo o percurso nervoso da dor, os estudos que focam somente nesse sintoma mostram que o alívio acaba sendo mínimo. “Para falar a verdade, quando é dor oncológica, os canabinoides são analgésicos muito ruins”, comentou.

Confira a reportagem completa pelo link: https://www.uol.com.br/vivabem/colunas/lucia-helena/2022/08/11/cannabis-medicinal-no-cancer-o-que-e-promessa-e-quais-os-reais-limites.htm

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG