“Curso de Filosofia Política: a questão democrática” – Lucas Magalhães Costa et al.

Uma oportuna referência de leitura para pessoas que queiram iniciar estudos em filosofia política com ênfase nas reflexões sobre democracia foi lançada pela Editora Dialética. O livro “Curso de Filosofia Política”, que conta com a escrita de professores, egressos e pesquisadores da UNIFAL-MG, é fruto do curso de extensão universitária denominado Curso de Filosofia Política, realizado pela Pró-Reitoria de Extensão, e do projeto “Um livro, várias lições”.

A obra busca trazer com rigor científico e criticidade uma parte do que historiadores, sociólogos, cientistas políticos, economistas e filósofos já pensaram sobre democracia política. Condensados em 194 páginas, o leitor irá percorrer por 5 capítulos em que os autores buscam facilitar o entendimento político necessário para os dias atuais e os dias vindouros.

Entre os autores, estão Lucas Magalhães Costa, graduado e mestre em história pela UNIFAL-MG; Prof. Sandro Amadeu Cerveira, reitor da Universidade; Zara Rego de Souza, bacharela e licenciada em Ciências Sociais pela Instituição; Prof. Fernando Batista Pereira e Prof. José Roberto Porto Júnior, docentes do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA); e Prof. Paulo César de Oliveira, docente do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL).

De acordo com um dos escritores, o jornalista Lucas Magalhães, o curso foi idealizado primeiro e a escrita do livro foi motivada pelo potencial dos conteúdos que foram ministrados no decorrer dos encontros. “Foi inevitável produzir textos que foram até muito além do que foi discutido em sala de aula”, destacou.

Os capítulos foram divididos entre os autores e ficaram organizados da seguinte forma: “Reflexões sobre a engenharia institucional de uma democracia contemporânea: desafios antigos e atuais”, por Sandro Cerveira e Zara de Souza; “A educação e emancipação em Theodor Adorno”, por Paulo César de Oliveira; “Fisiologia Democrática: um estudo sobre a visão de Norberto Bobbio”, por Lucas Magalhães; “Democracia e ditadura do livre mercado: a contribuição de Hyman Minsky”, por Fernando Pereira; e “Ameaças à democracia no Brasil e no mundo”, por José Roberto Porto de Andrade Júnior.

Lucas Magalhães Costa, graduado e mestre em História pela UNIFAL-MG, e jornalista como primeira formação. (Foto: Arquivo Pessoal)

Lucas Magalhães também explicou que cada autor seguiu uma maneira própria de interligar o material dado em sala de aula com o texto do livro, ao passo que a escolha da editora foi realizada em conjunto. “Depois de analisar várias propostas, nosso texto foi publicado pela editora Dialética de São Paulo, que traz um corpo editorial robusto e qualidade de diagramação e impressão adequadas ao nosso objetivo. Eu produzi o design da capa e, em seguida, eu e o professor José Roberto Porto escrevemos os textos de introdução, orelhas e contracapas”, relatou.

“O objetivo é deixar registrado o rico material discutido nas aulas do projeto de extensão para que quem participou possa ler e fazer novas reflexões sobre o conteúdo, e também oferecer a oportunidade do contato com autores importantes da política para aqueles que não fizeram parte do curso. Assim, nossa iniciativa se expande e poderá continuar a contribuir para além dos limites do próprio projeto”, explicou Lucas Magalhães.

De acordo com ele, o livro contribui por ser instrumento de auxílio para a educação política e mostra que a universidade pode expandir os limites de atuação, produzindo conhecimento de forma criteriosa para um público abrangente.

A aquisição do livro pode ser feita no link: https://loja.editoradialetica.com/humanidades/curso-de-filosofia-politica-a-questao-democratica

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG