Colóquio Liberté, Egalitè, Fraternitè: A Revolução Francesa 230 anos depois

No dia 26 de agosto, o Grupo de Pesquisa em Filosofia, História e Teoria Social realizará na UNIFAL-MG o “Colóquio Liberté, Egalitè, Fraternitè: A Revolução Francesa 230 anos depois”.

Programado para ocorrer a partir das 19h, na sala R-101, na Sede da Universidade, o evento pautará o necessário resgate dos direitos fundamentais dos seres humanos. Direitos reconhecidos e reiterados por inúmeros outros tratados e declarações, que atualmente estão sob ameaça em várias partes do mundo que vivem sob a hegemonia neoliberal.

Sobre o Colóquio

Em 26 de Agosto de 1789, precisos 230 anos atrás, a Assembleia Nacional Constituinte da Revolução Francesa propôs a Déclaration des Droits de l’Homme et du Citoyen (Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão). Este documento tornou-se uma marco histórico fundamental, pois, pela primeira vez, um Estado político reconhecia o que muitos homens e mulheres por séculos antes reivindicavam: a igualdade do gênero humano. Ainda que o documento tenha limitações em termos da emancipação geral do gênero humano, uma vez que enfatizou os direitos da burguesia, a classe revolucionária que ascendia ao poder, o grupo de pesquisa em Filosofia, História e Teoria Social convidou três professores pesquisadores para celebrar a data.

Prof. Pablo Luiz de Oliveira Lima(FAE/UFMG) Apontamentos históricos sobre a Declaração Dos Direitos do Homem e do Cidadão
Profa. Volneida Costa (UEMG/PUCMinas) O legado da Revolução Francesa para o direito constitucional
Prof. Claudio Umpierre Carlan (ICHL/UNIFAL-MG) A Revolução Francesa na América Latina: o Iluminismo e os movimentos emancipacionistas

As inscrições para o evento estão disponíveis no CAEX.

Data

26 ago 2019
Expired!

Tempo

19:00
Categoria