Concerto Especial do Madrigal Renascentista UNIFAL-MG

O Madrigal Renascentista da UNIFAL-MG realizará no dia 15 de dezembro, às 17h, o Concerto Especial de Fim de Ano, no hall do prédio R na sede da Universidade.

Com um repertório de peças renascentistas, foco principal do projeto, e peças de autores contemporâneos e da música popular brasileira, o evento faz parte das atividades de encerramento de semestre do programa de extensão “TODA MÚSICA PARA TODOS!”.

A entrada é gratuita e livre para todos os públicos.

Sobre o projeto

O projeto Madrigal Renascentista teve início em 2009 visando à formação de público para fruição da Música Antiga, principalmente Renascentista, e popular/folclórica, por meio de apresentações didáticas, em espaços públicos.

Sob a coordenação dos servidores Delô Ballesteros e Ivanei Salgado, o grupo conta atualmente com 20 integrantes, entre eles servidores, alunos e membros da comunidade, sob a regência do maestro João Pedro Boroni, responsável por desenvolver o trabalho vocal no estilo madrigal.

As apresentações do Madrigal são acompanhadas por explicações didáticas sobre o contexto histórico da peça e informações sobre seus compositores. Dessa forma, propicia-se ao público assistente o contato com uma manifestação cultural que normalmente fica restrita a meios acadêmicos especializados e/ou é direcionada a um público elitizado.

“Ao longo destes 10 anos, foi possível observar um aumento significativo de público assistente aos concertos além de convites para apresentações fora da Universidade, inclusive fora do estado de Minas Gerais, comprovando o êxito de um trabalho desenvolvido com responsabilidade e muito estudo”, compartilha Delô.

Termo “Madrigal”

O termo “madrigal” refere-se à técnica vocal empregada na execução das peças e consiste em aproximar a voz do canto à voz falada (sem impostação, como no caso do canto lírico) e primar pela técnica refinada, especializando-se na execução de peças que vão desde o período Renascentista até peças populares nacionais e internacionais.

15 dez 2019
Expired!