Curso de extensão: “Finanças Pessoais: Educação Financeira e Investimentos em Renda Fixa”

Entre os dias 03 e 07/10, a UNIFAL-MG ofertará o curso de “Finanças Pessoais: Educação Financeira e Investimentos em Renda Fixa”, ministrado pelo professor do Instituto de Ciência e Tecnologia, Roni Antônio Mendes.

As atividades ocorrerão a partir das 19h, via Google Meet, como um evento dedicado ao dia da Educação Financeira, comemorado em 05 de outubro. Com o objetivo de promover a educação financeira, o curso visa incentivar os participantes a fazerem o uso racional do dinheiro, contribuir para a formação de poupança interna nacional, capacitar pessoas para investir seus recursos de maneira mais eficiente em ativos de renda fixa e estimulá-las para formação de reservas previdenciárias.

Público-alvo: alunos de graduação e pós-graduação, técnicos e professores da UNIFAL-MG e comunidade externa.
Inscrições: até 20/07/2022 pelo CAEX
Modalidade: online, às 19h, via Google Meet
Carga horária total: 20 horas

Informações adicionais:

De acordo com a proposta do curso, nas aulas serão abordados conceitos básicos de matemática financeira e como lidar de maneira racional com o dinheiro, evitando-se gastos supérfluos e poupando para as emergências e necessidades. Os conceitos de reserva de emergência e patrimônio de independência financeira serão explicados, bem como noções de macroeconomia, o processo de formação de preços, índices de inflação, noções gerais sobre balanço de pagamentos e câmbio. Por fim, serão explicados as diferenças entre os diversos títulos de renda fixa privada e pública.

Cronograma das aulas:

• 03/10 – Princípios de matemática financeira – juros compostos